Plataforma de e-learning gratuita COMERCI-ALL está, agora, disponível para todos e tem como missão formar em prol da inclusão das pessoas com deficiência
A Nhood Portugal, plataforma global de soluções imobiliárias em projetos de uso misto, e entidade gestora dos Centros Comerciais Alegro, em parceria com a empreendedora social (e ex-jornalista) Fernanda Freitas, desenvolveu a plataforma de e-learning COMERCI-ALL – Atender a Todos, um projeto de inovação social integrado na agenda do Portugal Inovação Social, com Fundos Europeus Lisboa 2020. Sabendo que este é um tema importante para os lojistas dos centros comerciais que gere e estando focada em apresentar soluções inovadoras e orientadas para o impacto positivo, a Nhood Portugal uniu esforços com parceiros especializados e desenvolveu uma ferramenta de formação gratuita e de utilização simples, para ajudar os estabelecimentos comerciais a melhor identificar e compreender as necessidades específicas das pessoas com deficiência, conseguindo, desta forma prestar-lhes um melhor atendimento.
“Este é o tipo de ferramentas em que acreditamos e que disponibilizamos no nosso serviço de Property Management – ferramentas com impacto positivo no negócio, no planeta e, sobretudo, nas pessoas”, afirma Filomena Conceição, Marketing and Communication Director da Nhood Portugal. “Dotar os lojistas dos Centros Comerciais que gerimos com ferramentas que contribuam para que estes possam prestar um melhor serviço aos seus clientes foi o nosso propósito com o desenvolvimento desta plataforma”. E, acrescenta, “tratando-se de uma parceria de impacto, e sendo uma ferramenta tão útil, tomámos a iniciativa, juntamente com a empresa Eixo Norte Sul, de abrir a plataforma a toda a sociedade civil, possibilitando que todas as pessoas e empresas interessadas realizem esta formação”.
A plataforma COMERCI-ALL – Atender a Todos está disponível em www.comerci-all.pt e dá acesso livre a vários módulos que visam capacitar as equipas de lojistas com competências básicas, mas específicas de atendimento. Num único local, estão disponíveis todas as informações relativas a vários tipos de deficiência e suas necessidades específicas, podendo esta informação ser atualizada sempre que necessário. Cada módulo termina com uma ficha para melhor consolidar os conhecimentos adquiridos.
“A formação dos colaboradores de Centros Comerciais e a criação de igualdade de tratamento no atendimento a pessoas com deficiência nestes espaços vai promover uma mudança de mentalidade”, reforça Fernanda Freitas. “Como é público, tenho um irmão e muitos amigos com deficiência e, muitas vezes, fui confrontada com colaboradores de lojas que, em vez de se dirigirem à pessoa com deficiência, se dirigiam a mim, independentemente, de quem ia comprar”. E, finaliza, “nesse sentido, quando surgiu a oportunidade de desenvolver um projeto com este propósito, os Centros Comerciais Alegro foram o parceiro ideal. Juntámos o conhecimento da Prof. Celmira Macedo, Fellow Ashoka Portugal e responsável pelo projeto EKUI, e desenhámos esta plataforma muito simples e com importantes depoimentos na primeira pessoa. Com colaboradores devidamente preparados, estamos a derrubar mais do que uma barreira física: estamos a contribuir para que a população com deficiência possa aceder, com dignidade, a uma experiência que já devia ser comum para todos”.