A 27 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Turismo e o Município de Bragança, enquadrado com a temática deste ano, “Repensar o Turismo”, passou a disponibilizar, no website de turismo municipal, Áudio Guias em português, castelhano, francês e inglês, relativos a 34 pontos de interesse turístico do concelho. A disponibilização dos áudio guias ao turista permite um acesso privilegiado e universal, através do uso dos smartphones ou tablets, a conteúdos informativos e descritivos do património cultural e religioso deste território.
Em conjunto com esta iniciativa, foram instalados novos totens de informação turística, substituindo os existentes, bem como sinalética direcional pedonal para o turista. Os novos totens, com uma nova e mais atrativa imagem, dispõem de informação em português e inglês, estando associado a cada um deles, um QRcode à aplicação Visit.Bragança, que permite o acesso a informação relacionada com o património a visitar – descrições, fotografias 360.º, vídeos e informação útil.
Alojamento turístico em Bragança atinge níveis recorde
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), entre abril e junho de 2022, as dormidas e proveitos de aposento atingiram níveis recorde no concelho de Bragança, comparativamente com períodos homólogos, valores superiores aos registados antes da pandemia, na Primavera de 2019.
O alojamento turístico do Concelho de Bragança registou no 2.º trimestre de 2022, de acordo com dados do INE, um número recorde de dormidas e proveitos de aposento, com respetivamente 29.490 e 1.085.176,00 euros, correspondendo a um aumentos de 5,08% e 6,76% comparativamente ao então melhor período homólogo (registado em 2019).
De realçar que, para o período em análise, e no que concerne às dormidas, o Concelho de Bragança apresenta uma taxa de crescimento positiva, enquanto que o total de dormidas registadas em Portugal, no 2.º trimestre de 2022, continua com valores inferiores aos atingidos em 2019 (-0,2%).
No 1.º semestre de 2022, o mercado interno contribuiu com 21.376 de dormidas (72,49%) e os mercados externos (com destaque para turistas oriundos da Alemanha, Brasil, Espanha, França, Reino Unido e Países baixos) totalizaram 8.114.
Segundo Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, “estes dados confirmam que a pandemia foi uma oportunidade para os territórios de baixa densidade e, de forma particular, para Bragança. Validam a estratégia de promoção territorial que iniciamos em junho de 2020, em plena pandemia, através da implementação da campanha de marketing territorial “Bragança. Naturalmente!” que promove este destino como seguro, autêntico, natural, criativo e gastronómico, onde se criam memórias que perduram para sempre”.


