Plenamente integrada no tecido empresarial e social do país através das mais importantes associações e organizações, a Coviran, presente em Portugal há 11 anos, consolida-se como a melhor resposta aos retalhistas independentes, com uma estrutura sólida que proporciona um modelo de negócio rentável aos seus associados.
Em 2021, as vendas brutas da insígnia alcançaram os 1.644 milhões, dos quais 1.445 milhões de euros correspondem a Espanha e 199 milhões de vendas em Portugal. O Volume líquido de negócio, diminui 4% em relação a 2020, mas apresentando um crescimento relevante relativamente a 2019. É importante salientar os excelentes resultados obtidos num ano extraordinário e atípico como foi o de 2020.
A Coviran Portugal já é uma referência no sector alimentar com um crescimento sustentado tanto em número de sócios como de supermercados. Um modelo diferenciador e a única Cooperativa de supermercados do país. Não só consolidou a sua posição no mercado no ano do seu décimo aniversário, como também deu um grande passo na projeção da sua imagem entre os clientes.
Na verdade, a Coviran em Portugal resulta de um processo de internacionalização bem-sucedido, com uma equipa portuguesa, uma rede logística composta por três plataformas de distribuição e com foco nos seus Associados que recebem as ferramentas e serviços necessários para a gestão dos seus supermercados, como formações na Escola de Comércio.
“Somamos 11 anos de experiência no mercado português e durante estes anos, temos alcançado níveis de crescimento positivos, proporcionando um nível elevado de serviços aos nossos associados e um especial cuidado na adaptação da nossa oferta às reais necessidades dos consumidores nacionais. A verdade é que conseguimos oferecer valor e rentabilidade no mercado do retalho independente quando equiparado a outros modelos de franquia pois de facto temos um dos modelos mais rentáveis do retalho de proximidade. Continua a ser o nosso objetivo posicionarmo-nos como a melhor proposta de valor para os pequenos e médios empresários através do nosso modelo Cooperativo, que se reflete mais social e participativo”, afirma Acácio Santana, Diretor Geral da Coviran Portugal.
Plano estratégico 2022-2025 Após dois anos de pandemia, 2022 parece ser um ano desafiante para o sector, e para a sociedade em geral. A Coviran enfrenta estes desafios através de um novo plano estratégico 2022-2025 baseado em cinco eixos; a confiança gerada pelos sócios e colaboradores, a cooperação entre sócios para oferecer aos clientes uma experiência de compra diferenciadora que os ligue ao ponto de venda, a geração de valor no ambiente em que opera e uma marca baseada nos valores que têm definido a cooperativa desde o seu início: confiança, qualidade, competência, honestidade e fiabilidade.