Os ambiciosos planos da CUPRA para expandir a sua presença internacional e tornar-se uma marca global assume um novo impulso com o início das operações na Austrália, provando que o espírito da marca desafiadora não convencional não é demovido pela distância.
Hoje a CUPRA inaugurou a sua primeira CUPRA City Garage, situada no centro de negócios de Sydney. A City Garage abrirá ao público nos próximos dias e irá celebrar este marco histórico da marca com um grande evento que contará com a presença de meios de comunicação, instituições e investidores.
“O nosso impulso de levar a CUPRA ao mundo nunca pára. Ao irmos para a Austrália, estamos a dar o primeiro grande passo na nossa globalização”, disse Wayne Griffiths CEO da CUPRA. “A Austrália é um mercado estratégico global para a nossa expansão na Ásia-Pacífico e além-fronteiras. A nossa estratégia aqui é começar com o desenvolvimento da marca e lançar a primeira ofensiva de produto, com o Ateca, Leon e Formentor. O Born chegará em 2023, seguido dos nossos novos heróis Terramar, Tavascan e UrbanRebel a partir de 2025. Queremos ser a marca relevante, cool atrativa que combina performance elétrica e desportiva. A nossa ambição é atingir mais de 5% de quota de mercado no segmento elétrico a longo prazo.”
O objetivo da marca na Austrália é quadruplicar as vendas anuais de 1.600 veículos em 2022 para 7.000 veículos em 2025.
Desde o lançamento da CUPRA em 2018, aumentou o volume de negócios global de 430 milhões de euros para quase 2,2 mil milhões de euros em 2021. Foi esta trajetória que permitiu a expansão da marca, levando-a de Barcelona até à Austrália.
Primeira fase: desenvolver a marca e lançar a ofensiva do produto
A Austrália será o primeiro mercado de modelos de agência da CUPRA e o primeiro a oferecer uma experiência de utilizador totalmente digital através de uma plataforma End-to-End. Vão ser lançados três veículos no mercado australiano ao mesmo tempo: CUPRA Ateca, CUPRA Leon e CUPRA Formentor.
Os veículos serão reforçados por uma vasta gama de motores, incluindo versões híbridas plug-in (e-HYBRID), proporcionando a mistura de emoções que incorpora a CUPRA Attitude.
Os veículos incluem o CUPRA Ateca, o primeiro modelo da marca e único no seu segmento, incorporando a perfeição da visão da marca. Combina um motor 2.0 TSI com 300cv, DSG de sete velocidades, tração integral 4Drive e tecnologia de chassis dinâmico DCC.
O “Rei dos Leões” junta-se ao Ateca, o CUPRA Leon. Um modelo com uma vasta gama de motorização, incluindo tecnologia híbrida plug-in e design dinâmico progressivo.
Por fim, o CUPRA Formentor – o primeiro veículo desenhado e desenvolvido de forma exclusiva, tendo marcado um ponto de viragem para a CUPRA e mostrando o seu enorme potencial.
Também vai ser lançando o CUPRA Born Down Under. O carro 100% elétrico, prova que a eletrificação e a performance são um par perfeito, e que os veículos elétricos podem ser divertidos e atrativos. As encomendas vão começar no último trimestre deste ano, com entregas previstas para o primeiro trimestre de 2023.
“A CUPRA é reconhecida na Austrália como uma marca de alta performance e é para quem gosta de conduzir e de design. Seremos uma das primeiras marcas europeias a oferecer aos australianos Veículos Híbridos Elétricos Plug-in”, disse Ben Wilks, Diretor da CUPRA Austrália. “As mais de 11.000 manifestações de interesse e vendas da Launch Edition são uma resposta notável a uma marca inteiramente nova para a Austrália. Mal podemos esperar para trazer o CUPRA Born, o primeiro modelo 100% elétrico da marca, que chegará ao nosso mercado no início de 2023.”
A partir de 2025, a segunda ofensiva de produtos da CUPRA começará com o lançamento do Terramar, Tavascan e UrbanRebel.
CUPRA City Garage em Sydney: a 7ª do mundo
Entre os presentes na inauguração da CUPRA City Garage estiveram o australiano e guarda-redes nacional Andrew Redmayne e a futura estrela do Commonwealth Bank Matildas, Jada Whyman. A CUPRA está comprometida com o futebol na Austrália e anunciou recentemente a sua parceria com as Socceroos e Commonwealth Bank Matildas.
A CUPRA City Garage é mais do que apenas uma loja emblemática. É um palco imersivo para continuar a recriar o Mundo CUPRA com os seguidores da marca. Localizada num dos bairros mais icónicos da cidade, o seu design reflete a inspiração tanto das paisagens naturais do Mediterrâneo como da Austrália. Entre as suas características está uma parede de arte criada por Chris Princic, cujo trabalho aparece em várias outras CUPRA City Garages. A CUPRA City Garage em Sydney é a 7ª City Garage depois da City Garage no México, Hamburgo, Munique, Milão, Lisboa e Roterdão.
A CUPRA estará presente em todas as grandes cidades, com 9 pontos de venda a partir de agosto. O objetivo da marca é chegar a 15 pontos de vendas em 2023.