A Mondelēz International anuncia a publicação do seu terceiro relatório anual State of Snacking™, um estudo de tendências dos consumidores a nível mundial que examina, ano após ano, as perceções de como os consumidores tomam as suas decisões de snacks. O relatório desde ano revela que as escolhas conscientes e o bem-estar estão a aumentar na opção pelos snacks. O estudo confirma também que os consumidores preferem os snacks como regime alimentar em oposição às horas de refeição tradicionais pelo terceiro ano consecutivo (64% em 2021, mais 5% do que no primeiro relatório em 2019)[1]. Esta tendência de preferência por snacks destaca-se entre as gerações mais jovens, com 75% da geração Z a substituir pelo menos uma refeição por dia por um snack.
O relatório State of Snacking 2021, desenvolvido em parceria com The Harris Poll, complementa os sólidos conhecimentos da Mondelēz International – incluindo macro tendências sobre o futuro dos snacks – com novos estudos de opinião realizados entre milhares de consumidores em 12 países. Estas descobertas demonstram o crescimento do que significa comer um snack na vida dos consumidores – reforçando a estratégia da empresa em vigor para se tornar líder mundial de snacks ao garantir o snack certo, para o momento certo, confecionado da maneira certa. As principais descobertas incluem:
- Definição alargada – aproximadamente 80% dos consumidores globais dizem que a sua definição de snack evoluiu nos últimos três anos para incluir mais e diferentes tipos de alimentos, momentos para comer, entre outros fatores.
- Além da nutrição – 85% dos consumidores consumiu, pelo menos, um snack por dia para indulgência, 88% dizem que uma dieta equilibrada pode incluir uma pequena indulgência, e 74% dizem que não conseguem imaginar um mundo sem chocolate.
- Relacionar decisões de compra com valores – 85% dos consumidores a nível mundial preferem comprar snacks de empresas que compensem a sua pegada ambiental.
- Influência das experiências de snacks pelas redes sociais – mais de metade dos consumidores afirma que as redes sociais inspiraram-nos a experimentar um snack novo no último ano.
Além do mais, os consumidores procuram snacks que ofereçam uma série de benefícios além do bem-estar físico e das necessidades nutricionais. Os hábitos dos consumidores indicam que tanto o alimento quanto a indulgência fazem parte de um estilo de vida equilibrado, e 85% dos consumidores revelam que agora consomem, pelo menos, um snack para alimento e um snack para indulgência diariamente. Adicionalmente, um snack continua a ser um veículo para o bem-estar emocional, aproximadamente 8 em cada 10 consumidores globais concorda que alguns snacks devem ser apenas para prazer ou satisfação, sem grandes preocupações nutricionais (79%). A consciência e o consumo baseado em valores estão, também, cada vez mais em top of mind, pois 86% dos consumidores acreditam na importância do controlo sobre as suas escolhas de snack por meio de opções de tamanho de porção e transparência de ingredientes.
“O nosso relatório State of Snacking descobriu que a definição de snack está a evoluir entre os consumidores a nível mundial, o que está a transformar o significado de comer um snack na vida das pessoas”, afirma Dirk Van de Put, Chairman e CEO da Mondelēz International. “Comer um snack é muito mais do que uma fonte de nutrição e indulgência, é também uma fonte de conexão social e inspiração para experiências ampliadas. De notar que os consumidores continuam a preferir comer um snack durante o dia em oposição às horas de refeição tradicionais – à medida que este comportamento cresce, acelerado pela pandemia, torna-se cada vez mais parte do dia a dia. Por essa razão estamos orgulhosos de continuar a oferecer o snack certo, para o momento certo, feito da maneira certa.”
Descobertas adicionais do relatório State of Snacking 2021, disponível para download em www.mondelezinternational.com/stateofsnacking, incluindo:
Procura por snacks
- Os consumidores estão a experimentar novos canais para comprar snacks, com mais de metade a afirmar que compraram snacks através de, pelos menos, três canais não tradicionais ou emergentes no último ano (53%). Estes canais incluem aplicações de entregas, encomendas online para levantar na rua ou em loja, e websites de venda direta.
- A maioria dos consumidores a nível mundial espera poder comprar os snacks que quiserem quando quiserem (80%) e através do canal que quiserem (74%). Essa tendência é especialmente acentuada na Ásia e na América Latina.
Snack com um propósito
- Os consumidores estão a realizar decisões de compra cada vez mais intencionais à medida que se tornam mais em contacto com os seus valores. Eles estão a esforçar-se para aprender mais sobre as marcas ou empresas de quem compram e estão a tornar-se mais exigentes sobre a natureza sustentável dos snacks que escolhem.
- Reduzir o desperdício é uma prioridade na mente dos consumidores, pois consideram que o impacto ambiental número um nas suas escolhas alimentares é a disponibilidade de embalagens com baixo desperdício (78%).
Redes sociais são inspiração para snacks
- As redes sociais são uma fonte de descoberta em crescimento e os consumidores encontram cada vez mais tendências, inspirações e referências nos seus feeds.
- Mais de metade dos consumidores a nível global (55%) afirmam que as redes sociais inspiraram-nos a experimentar um novo snack no último ano, sendo que, esta maioria foi mais notada nas gerações Z (70%) e millennials (71%).
“Os consumidores estão a tornar-se mais exigentes com as suas escolhas de snack à medida que cresce a tendência de consumo consciente, e nós temos vindo a descobrir que dietas equilibradas incluem pequenos momentos de indulgência para a maioria”, continua Van de Put. “Os consumidores também esperam poder saborear os seus snacks quando e onde quiserem. As descobertas deste relatório dão-nos informação importante para melhorar a nossa estratégia para que, na Mondelēz International, continuemos a antecipar e explorar os sabores e preferências do consumidor global e continuemos a ser líderes mundiais em snacks.”