Os impactos da pandemia e da guerra no comércio eletrónico da Ucrânia será um dos temas em destaque na 3.ª edição da Conferência Tudo Sobre Ecommerce, que tem encontro marcado com os profissionais portugueses do segmento no Auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, no Porto, a 26 de maio.
Antes da guerra que a Federação Russa levou a terras ucranianas, a realidade económica do país liderado por Volodimir Zelensky posicionava-o como o 65.º maior marketplace online mundial, com uma receita global de 1.000 milhões de dólares, em 2021.
Tal como em muitos países europeus, a pandemia de Covid-19 enraízou o ecommerce nas rotinas de muitos milhões de ucranianos, o 32.º estado mais populoso do mundo (com mais de 44 milhões de habitantes). Com perto de 100 lojas em cerca de 60 cidades, e mais de 4.000 funcionários, a Comfy posicionou-se em 22 anos na dianteira do retalho de eletrodomésticos e eletrónica de consumo no país e era a quinta maior loja online da Ucrânia. Até há dois meses… As imagens que irromperam pelas nossas casas adentro mostraram várias das suas lojas destruídas pela guerra.
O case study da Comfy no contexto do comércio eletrónico ucraniano, da pandemia à guerra, é precisamente o mote da intervenção da diretora de marketing e ecommerce da empresa, Maria Nazarenko (atualmente refugiada num país europeu), e da sua colega Natalia Koshova, membro do Conselho Consultivo, na Conferência TSE 2022, organizada pela Tudo Sobre Ecommerce, uma das consultoras de referência na digitalização de negócios de empresas e marcas em Portugal.
“Growing ecommerce businesses in a post-pandemic market“ é o tema que funciona como guia para o evento deste ano, que levará à tribuna vários casos de sucesso de negócios online portugueses e internacionais. Isto depois de, nos últimos dois anos, muita água ter passado por baixo da ponte do ecommerce nacional. Muito por obra da pandemia, que permitiu ao setor crescer e multiplicar-se. Muito, e em pouco tempo. O quanto – e de que forma – é o que se poderá ver durante a 3.ª edição da Conferência.
Smoothies com ADN lusitano que valem milhões…
Além da Comfy, e até ao momento, a Organização avançou já com a presença de cinco intervenções.
Gonçalo Guerreiro, que lidera a aquisição de utilizadores na Kencko, uma marca de Food-Tech direta ao consumidor com ADN português, é um deles. Depois de trabalhar em recrutamento e calçado, este especialista em Growth & Performance Marketing, que gere orçamentos mensais que oscilam dos quatro aos sete dígitos, explicará como é que a marca que envia mais de 1,5 milhão de smoothies por mês para clientes nos EUA e na Europa conseguiu crescer 173% em 2021, ter mais de 360 mil utilizadores e estar agora avaliada em 13,5 milhões de dólares… Para 2022, a marca tem o objetivo de se tornar neutra em carbono.
Outro dos conferencistas é o brasileiro Camilo Coutinho, um estratega digital especializado em vídeo marketing e criação de conteúdo de vendas em vídeos em qualquer plataforma. Fundador da Double Play Media, empresa de inteligência de vídeos, Camilo Coutinho foi escolhido em 2016 pelo YouPix como uma das 30 pessoas mais influentes no digital e é um dos 130 profissionais escolhidos pelo YouTube para fazer parte do YouTube Contributos Global – o programa oficial da multinacional que ajuda empresas e criadores a desenvolverem suas habilidades em vídeo.
Autor do único livro brasileiro de vídeo marketing, “Vídeos que Vendem Mais”, este orador da Conf TSE 2022 é hoje em dia é um “evangelista” da especialidade, ensinando empresas, criadores de conteúdo e “qualquer pessoa a transformar qualquer coisa em vídeos que vendem mais”.
Judit Takács Miranda, coordenadora do departamento de marketing digital do El Corte Inglés, é outra das palestrantes já confirmadas pela Tudo Sobre Ecommerce. Licenciada em International Business Economics, especialista em Marketing Internacional, gere um dos maiores orçamentos de marketing digital em Portugal.
A felicidade e o luxo também sobem ao palco
David Tomás, reconhecido como o primeiro “Diretor para a Felicidade” empresarial em Espanha, de acordo com a International Society of Happiness Directors, subirá também ao palco da Conf TSE 2022. A empresa que co-fundou, e de que é administrador-executivo, a Cyberclick, foi considerada por dois anos consecutivos como a melhor Pequena e Média Empresa (PME) espanhola para trabalhar, segundo o índice da Great Place to Work.
David Tomás é um profissional de referência no país vizinho, e a sua larga experiência em marketing digital, publicidade, Search Engine Marketing (SEM), e-mail marketing e campanhas de publicidade em redes sociais estará em destaque na jornada de trabalho.
Com um pensamento empresarial amiúde disruptivo, David Tomás é também mentor e business angel de mais de 30 startups. Foi considerado um dos empreendedores com menos de 40 anos de maior influência em Espanha, e é professor de marketing digital e estratégia. Faz igualmente parte de um Conselho de Administração Digital e de uma Comissão de Comunicação do Comité Olímpico de Espanha.
Cláudia Santos, que lidera a Direção de Produto da Farfetch Platform Solutions desde o início da unidade desta unidade de negócios (em 2015), responsável pelas mais recentes soluções comerciais para marcas de luxo e retalhistas mundiais, participará igualmente como oradora. Tem experiência em sistemas de informação, sete anos de trabalho no setor do retalho e oito em ecommerce.
Depois de um adiamento e de duas edições somente online (em 2020 e em 2021), por causa da crise de saúde pública mundial, a Conferência Tudo Sobre Ecommerce está assim de regresso ao formato físico. O evento cresceu 125% em número de participantes da 1.ª para a 2.ª edição, e, não obstante a atual situação pandémica, estima um novo crescimento de assistência para a 3.ª edição.