Falhas nos prazos de entregas e receção de produtos falsificados estão entre os problemas mais identificados nas lojas online da Aliexpress, da Wish e do eBay. No plano oposto, Bertrand, Lefties e Mango lideram lojas com melhor avaliação
A Aliexpress lidera de forma destacada a lista de sites de e-commerce com os quais os compradores portugueses têm problemas nas compras em lojas digitais: mais de 52% dos utilizadores que recorreram aos serviços deste site nos últimos 30 dias reportaram a ocorrência de falhas na entrega das suas compras.
De acordo com os dados do Barómetro E-commerce da Marktest, os outros sites que se aproximam do volume de queixas registado pelo Aliexpress são a Wish, com 44,8% de consumidores a reportarem problemas, e o eBay, com 36.4% de utilizadores a apontarem algum tipo de queixa face ao serviço prestado.
Na discriminação dos problemas ocorridos, 13.8% dos indivíduos que fizeram compras nos últimos 30 dias no Aliexpress afirmam não ter recebido a sua encomenda e 39.5% receberam-na com atraso. Outro problema referido pelos inquiridos é a receção de produtos falsificados, prática na qual os sites do eBay, da Aliexpress e da Wish também se destacam.
No plano oposto, os inquiridos no Barómetro E-Commerce da Marktest destacam as lojas virtuais da Bertrand, da Lefties e da Mango como aquelas que melhores serviços prestam. De facto, 93,6% dos compradores (nos últimos 30 dias) na loja online da Bertrand não reportaram qualquer problema nas suas transações. Na Lefties esse valor situou-se nos 93,2% e na Mango nos 92,2%.
No que se refere especificamente aos prazos de entrega, a Mango destaca-se com 96,7% dos compradores nesta loja a revelarem estar satisfeitos ou muito satisfeitos com o cumprimento dos prazos para receberem as suas compras.
Se olharmos apenas para os consumidores que se manifestam muito satisfeitos com os prazos de entrega, há dois outros operadores que se destacam no reconhecimento dos inquiridos: a Fnac e a Wook, imediatamente seguidas pela já referida loja da Mango.
Em relação aos preços nas lojas online, nos últimos 30 dias, os sites da Mango, do El Corte Inglés e da MO Online destacam-se como os que têm maior % de compradores satisfeitos ou muito satisfeitos. Neste critério, a análise exclusiva aos clientes muito satisfeitos com os preços verificados nos 30 dias anteriores, o Kuanto Kusta é o que apresenta o índice mais elevado, seguido pelos sites da Wook e da Lefties.
Sobre o Barómetro e-Commerce:
O Barómetro e-Commerce é um estudo regular de comércio electrónico que identifica e caracteriza os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal de comércio de produtos e serviços a particulares.
Lançado em 2021, o estudo fornece informação regular sobre o comércio eletrónico em Portugal, identificando e caracterizando os clientes de comércio eletrónico. Faz um levantamento global, e também do período mais recente, relativamente a tipos de compras de bens e serviços, as lojas utilizadas, os meios de pagamentos, as preferências, a avaliação de qualidade e o grau de satisfação, sendo realizado com uma amostra de 6000 entrevistas, ao universo de residentes, em Portugal com 15+ anos.