Tendo em conta o impacto das alterações climáticas, a sustentabilidade está a tornar-se cada vez mais uma necessidade para as empresas, sendo cada vez mais crítico estas abraçarem práticas empresariais sustentáveis. Segundo um estudo do MIT Sloan, embora 90% dos executivos achem que a sustentabilidade é importante, apenas 60% das empresas têm uma estratégia dedicada ao tema. Neste sentido, e no âmbito do Dia Mundial da Terra, que se celebra a 22 de abril, a GoodHabitz, plataforma de e-learning com o mais rápido crescimento na Europa nos últimos anos, aconselha sobre como promover o desenvolvimento sustentável nas empresas:
1. Criar uma cultura de sustentabilidade
Mudar comportamentos requer uma mudança de cultura organizacional que deve objetivar a normalização da sustentabilidade e torná-la parte da identidade do negócio. São várias as formas de fomentar a mudança cultural, nomeadamente, incutindo hábitos verdes nos colaboradores através de sinais que os relembrem de reciclar e apagar as luzes ou compensar práticas sustentáveis, como pausas extra para quem vai de bicicleta para o trabalho;
2. Reduzir a produção de resíduos
Cada empresa produz quantidades diferentes de resíduos, sendo importante gerir a forma como se produz e reduz quer seja papel, plástico ou artigos elétricos. No caso de as empresas que utilizam ainda muito papel, é essencial começar por reciclar o que não é necessário, adquirir papel reciclado ou fomentar a redução da impressão de documentos, promovendo o digital. Além do papel, também a tecnologia pode ser reciclada através da compra e venda de artigos de economia circular que permitirão às empresas ter menos impacto no ambiente e poupar dinheiro.
3. Medir e reduzir a pegada de carbono
O primeiro passo para perceber onde é possível reduzir e poupar o ambiente é medir a pegada de carbono da empresa, que pode ser calculada de várias formas, nomeadamente, através de calculadoras online como a CoolClimate Network e a Nature Conservancy. Neste sentido, é importante delinear uma estratégia ambiental mais eficiente e direcionada que permita às empresas atingir esta meta. Reduzir as viagens de carro ou avião promovendo o uso de transportes públicos ou deslocações a pé sempre que possível e adotar energias renováveis são exemplos de como começar a reduzir a pegada de carbono.
4. Reduzir e tornar renovável a energia usada
É fundamental estar ciente da quantidade de energia utilizada e identificar as áreas onde a mudança é necessária. Para isto as empresas deverão ter um Certificado de Desempenho Energético atualizado – avaliação detalhada da eficiência energética que demonstra quais as áreas a melhorar. Além de controlar o consumo de energia, a instalação de painéis solares, turbinas eólicas ou sistemas geotérmicos permitirão às empresas gerar a sua própria energia que, por isso, é gratuita.
5. Formação em sustentabilidade
Por fim, além dos passos anteriores, é importante começar por formar os colaboradores para que os mesmos se tornem naturalmente mais despertos para os temas da sustentabilidade e comecem a querer fazer mais pelo ambiente.
Plataforma de e-learning GoodHabitz aconselha sobre como tornar as empresas mais conscientes do seu impacto ambiental