A Brico Depôt Iberia, líder em construção, reformas e bricolage, alcançou este ano os melhores números da sua história. A empresa consolidou a sua liderança, com um aumento significativo do volume de vendas de 23,2% (LFL) em relação ao ano anterior, colocando as suas vendas totais para o exercício de 2021 em 428 milhões de euros.
Da mesma forma, os benefícios da empresa também registaram um aumento considerável, com um aumento do lucro de retalho de 240,3%, situando-se em 14,6 milhões de euros, valor bastante acima dos quatro milhões de euros que a empresa obteve em 2020.
Os resultados mostram um excelente ano que, apesar de marcado por alguma instabilidade mundial, a empresa conseguiu superar em muito os resultados dos últimos anos. Isto foi possível graças ao esforço realizado em todos os processos, sempre com o objetivo de oferecer aos seus clientes produtos de elevada qualidade, a preços competitivos e continuar a crescer através das lojas físicas e do canal online
Principais resultados financeiros da Brico Depôt Iberia
(Resumo dos principais indicadores)
- Like-for-Like (LFL) da Brico Depôt Iberia
- Anual 2021-2022: +23,2%
- Por trimestres (2021-2022): Q1 (+112,3%), Q2 (15%), Q3 (-1,9%), Q4 (+13,8%)
- Vendas totais: 428 milhões de euros
- Lucro do negócio: 14,6 milhões de euros
O CEO da Brico Depôt Iberia, Mike Foulds, destacou que “os resultados alcançados este ano na Península Ibérica são fruto do compromisso de todos os colaboradores que compõem a Brico Depôt, seguindo com a estratégia de liderança em preço, gama adequada e aceleração do e-Commerce que iniciámos há dois anos”.
Da mesma forma, o CEO da empresa quis destacar “o magnifico trabalho que as nossas equipas em Espanha e em Portugal têm vindo a desenvolver, fazendo um grande esforço para garantir stock para os nossos clientes num ambiente mundial complicado”. E afirma que “tem sido fantástico receber de volta nas lojas os nossos clientes habituais e também aqueles que nos visitam pela primeira vez confiando nos nossos produtos”.
Olhando para 2022, Mike Foulds assegurou que com os avanços estratégicos e as inovações que estão a ser implementadas “encaramos os próximos meses com grande entusiasmo, focados em continuar a oferecer a melhor relação qualidade preço e a dar cobertura com sucesso a todos os nossos clientes, tanto nas nossas lojas, como através do nosso canal de e-Commerce e da nossa app Brico & Go, e continuaremos a trabalhar na nossa transformação, com o desejo de lançar vários projetos e assim continuar a proporcionar aos nossos clientes, profissionais e particulares, um serviço ágil ao melhor preço”.
Por seu lado, o diretor financeiro da Brico Depôt Iberia, Eduardo López, avaliou a rentabilidade do negócio, bem como o potencial da estratégia do Grupo. “Estamos muito satisfeitos com os bons resultados financeiros deste ano. 2021 foi um ano de adaptação a um ambiente macroeconómico e geopolítico incerto, e a evolução dos mercados em Espanha e em Portugal foi muito marcada pelas diferentes restrições que vigoraram nos dois países no início do ano. Apesar dos obstáculos, conseguimos aumentar o lucro de retalho na Península Ibérica para 14,6 milhões de euros”.
Força económica da Kingfisher, proprietária da Brico Depôt
A Brico Depôt Iberia faz parte da Kingfisher plc, uma multinacional dedicada á melhoria das casas com presença em oito países na Europa, que no exercício de 2021 obteve resultados económicos muito bons. O grupo britânico alcançou vendas totais de 13,2bn£, o que representa um aumento anual de 9,9% (LFL). Da mesma forma, o lucro ajustado antes dos impostos aumentou 20,9%, atingindo 949 milhões de £, enquanto as vendas do e-Commerce aumentaram 171% em dois anos, representando assim 18% das vendas totais do Grupo.
Principais projetos da Brico Depôt Iberia em 2021
Durante o ano de 2021, a Brico Depôt Iberia implementou projetos chave na sua estratégia, com resultados que demonstram a dinâmica que o negócio tomou na Península Ibérica e que lhe permitiram oferecer um serviço diferenciador aos seus clientes, tanto profissionais como particulares.
Diferenciação e crescimento nas marcas próprias
O desenvolvimento das marcas próprias da empresa é uma importante fonte de valor para as suas marcas de retalho e para os seus clientes, pois constitui um ponto de diferenciação em termos de design, funcionalidade, sustentabilidade e relação preço/qualidade, satisfazendo todas as necessidades de melhoria do lar. Em 2021, o crescimento das marcas próprias foi de 30%, evidenciando a disposição da empresa em oferecer produtos exclusivos aos seus clientes.
Da mesma forma, 38% das vendas de produtos de marca própria são de produtos nacionais sustentáveis.
Olhando para o futuro, a empresa planeia continuar a oferecer soluções aos seus clientes para ajudá-los a simplificar os seus projetos de reforma da casa, ampliar as gamas para oferecer mais opções e continuar a incorporar marcas próprias.
Click&Collect de 30 minutos
Em 2020, a Brico Depôt Iberia deu um passo em frente na sua aposta na digitalização com o lançamento do e-Commerce e a implementação dos serviços de entrega ao domicílio, Click&Delivery, através das suas lojas, e o serviço Click&Collect para levantamento em loja que em 2021 era de uma hora e recentemente foi reduzido para 30 minutos, sendo um dos serviços mais ágeis do mercado.
Este ano, dada a rápida mudança de hábitos em termos de bricolage e preferência de compra dos consumidores, a Brico Depôt Iberia acelerou o seu crescimento de vendas através do canal de vendas online, oferecendo rapidez, comodidade e capacidade de escolha aos seus clientes.
Crescimento da aplicação Brico & Go
Brico & Go, a primeira aplicação em Espanha que agiliza o processo de compra em lojas de bricolage. A Brico Depôt, líder em construção, reformas e bricolage, lançou esta aplicação em dezembro de 2020, dirigida aos consumidores, com o objetivo de agilizar o processo de compra nas suas lojas em toda a Espanha e oferecer diferentes modalidade de compra ágil.
Em relação à modalidade de compra, 70% dos consumidores prefere a opção Scan & Collect, que permite fazer um pedido ao fazer scan dos códigos de barras dos artigos que querem comprar e efetuar o pagamento através da aplicação sem necessidade de utilizar um carrinho de compras. Uma vez feito o scan de todos os produtos, os colaboradores da Brico Depôt preparam o pedido num prazo máximo de 30 minutos e o entregam ao cliente, evitando assim as filas.
A aplicação oferece duas novas modalidades de compra na loja física que permite fazer scan aos códigos de barras dos produtos e efetuar o pagamento pela aplicação. Isso ajuda, tanto o cliente particular, que quer evitar o contacto e filas nas caixas; como também os clientes profissionais, que podem usufruir de um serviço de preparação dos seus materiais e entrega direta no seu camião em 30 minutos. A aplicação também cria e salva a fatura para facilitar a gestão das contas após receber a mercadoria.
Liderança no preço
Em linha com a sua estratégia, continua a inovar, e por isso em 2021, a Brico Depôt reforçou a sua liderança no preço com o compromisso de garantir sempre o melhor produto ao menor preço. A empresa lançou uma campanha dirigida aos seus clientes com o compromisso de garantir sempre o melhor produto ao menor preço. Assim, atualmente, no caso de um cliente encontrar o mesmo produto mais barato noutra loja, a empresa compromete-se a devolver a diferença de preço multiplicada por dois.
Implementação de videochamada
A empresa lançou como teste piloto uma nova ferramenta de atendimento ao cliente integrada ao seu e-Commerce que permite aos utilizadores realizar vídeo chamadas com o pessoal da loja obter orientações e suporte durante o processo de compra. Com esta nova funcionalidade, pioneira no âmbito das empresas do setor da bricolage, a Brico Depôt Iberia continua a oferecer soluções inovadoras e ágeis para facilitar a compra e reforça a experiência omnicanal dos clientes da empresa.
Esta ferramenta tem uma classificação de 4,7 pontos – sendo cinco a pontuação máxima – por parte dos clientes da empresa e é de notar que o cesto de compras médio que utiliza este serviço é 30% superior quando um utilizador é apoiado através desta ferramenta e a taxa de conversão é também significativamente mais alta.
Além disso, o carrinho de compras médio, bem como a taxa de conversão, foram significativamente aumentados pela ferramenta, que conseguiu aumentar em 30% o valor do carrinho de compras do cliente, em comparação com a loja online.
Compromisso com os seus colaboradores e com a sociedade
Na Brico Depôt, os colaboradores são a força que impulsiona o negócio, trabalhando todos os dias para cuidar dos clientes, seja das lojas ou dos escritórios centrais. Graças ao plano “1+1 Share our future”, lançado no final de 2020, todos tiveram a oportunidade de fazer parte da empresa como acionistas, partilhando o sucesso da estratégia de crescimento da empresa e promovendo a inclusão a todos os níveis. Em 2020, 14% dos colaboradores aderiram a este plano de ações e em 2022 está previsto lançar outro plano com as mesmas condições.
Este ano, a inclusão foi uma das principais prioridades do grupo. No âmbito do plano “Powered by Kingfisher”, a empresa reforçou o seu compromisso de construir uma cultura inclusiva como um dos pilares fundamentais do seu negócio.
A empresa aumentou o seu quadro de colaboradores em 15% durante o primeiro semestre do ano com o objetivo de garantir um ótimo nível de serviço ao cliente, reforçar as equipas digitais para continuar com o processo de digitalização e reforçar as equipas da supply chain no contexto atual.
Planos e perspetivas para o ano de 2022
Embora o início do ano tenha sido muito positivo, com a procura resistente em todos os mercados, não se deve esquecer que a situação atual implica uma das maiores incertezas macroeconómicas e geopolíticas dos últimos anos. O maior desafio da Brico Depôt este ano é continuar a oferecer produtos de elevada qualidade a preços competitivos e continuar a crescer através das lojas físicas e do canal online.
Até 2022, a Brico Depôt Ibera prevê implementar inúmeros projetos, sistemas e ferramentas na Península Ibérica (Espanha e Portugal) para continuar a melhorar a oferta que disponibiliza aos seus clientes, tanto particulares como profissionais. Entre os planos para estes anos, a grande aposta está na digitalização, que afetará diversos processos e níveis da empresa, com o intuito de continuar a melhorar a experiência de compra do cliente e continuar a consolidar e a criar oportunidade para os colaboradores.
Da mesma forma, a empresa acaba de lançar o Club Pro, um novo programa de fidelização disponível para todos os profissionais.
Por fim, uma das grandes apostas previstas para este ano será a Fundação Brico Depôt, com o objetivo de melhorar as casas, tanto em Espanha como em Portugal, através do DIY. Este projeto pretende contribuir para a melhoria e reparação das habitações, e de outros edifícios utilizados por quem convive com elementos habitacionais inadequados* e envolver colaboradores, parceiros, fornecedores e outros agentes para criar uma comunidade de DIYers empenhados no trabalho social.
Para obter mais informações sobre a atualização financeira do exercício de 2021 da Kingfisher, consulte www.kingfisher.com/investors.