ação de ativação do Minipreço, “O Preço da Realidade”, criada em parceria com a agência NOSSA, aborda a questão da disparidade entre os salários dos homens e das mulheres em Portugal, através de uma ação de marketing de guerrilha que consiste na implementação de cartazes em loja que mostram todos os produtos com uma subida de preço de 14% – valor médio que corresponde à diferença salarial entre géneros – que têm efeito apenas para os homens. O objetivo é impactar o público, essencialmente masculino, e sensibilizar para esta temática no Dia Internacional da Mulher.
As mulheres ganham menos do que os homens*, sendo a diferença de cerca de 14%**. À medida que aumenta o nível de habilitação e qualificação, maior é o diferencial salarial entre homens e mulheres, com claro prejuízo para as mulheres.
A sensibilização para esta temática passou por desenvolver uma ação, em parceria com a agência criativa NOSSA, que surpreendesse os homens, que se deslocassem ao Minipreço para fazer compras, ao perceberem o aumento de 14% nos seus produtos mas também o custo real que os artigos representam para o sexo feminino. Esta ação não teria efeitos práticos, uma vez que a subida dos valores não se aplicaria no momento da compra, sendo o objetivo apenas impactar o cliente e levá-lo a refletir sobre esta questão de disparidade salarial entre géneros. As reações dos consumidores foram captadas e reunidas num vídeo que mostra o resultado desta ativação.