A cosmética eco-friendly e sustentável está em alta. E o comércio eletrónico cresce como nunca no nosso País. Mas não é (só) por isso que a marca portuguesa – que é conhecida pelo seu champô sólido – antevê crescer quatro vezes mais em 2021…
2020 foi o ano de lançamento, coincidentemente em plena pandemia. E, quase sem tempo para fortificar raízes, foi também o ano em que a insígnia de Viana do Castelo se internacionalizou. Em meia dúzia de meses, a Shaeco ganhou mais de 2.500 clientes fiéis na Europa e Estados Unidos da América. Está a contratar recursos humanos qualificados para fazer crescer o negócio e, em paralelo, a apostar ainda mais na internacionalização em vários países da União Europeia.
«Em 2021 pretendemos quadruplicar a faturação do ano de estreia e continuar a lançar novos produtos. Atingimos o objetivo de lançamento da marca, no ano passado, e a validação do teste de mercado. Tivemos a certeza de que esta seria uma aposta vencedora. Ainda estamos numa fase de investimento para garantir o crescimento pretendido e esperamos alcançar o break even em 2022», revela Vera Maia, a CEO da Shaeco e mentora da marca.
A marca «está a crescer cerca de 30% mês após mês», acrescenta, tendo os meses de novembro e dezembro registado índices de expansão bem acima dessa média, em resultado da resposta a picos comerciais como a Black Friday, a Cyber Monday e o Natal.
Pandemia está a educar novos consumidores
nas compras on-line
O lançamento recente de quatro novos produtos no catálogo tem ajudado à penetração da Shaeco no mercado, sobretudo nos nichos de consumidores que procuram cosméticos amigos do ambiente, cruelty-free, livres de (micro)plásticos e com embalagens 100% recicladas e recicláveis.
The Soap, um sabonete sólido vegan com aroma de coco (em três pesos diferentes – 35, 100 e 150 gramas), livre de sulfatos, parabenos e queratina; o sabonete de corpo Body Wonder, que alia um aroma fresco a verbena com uma espuma cremosa que limpa a pele; o pente de madeira Woody, feito artesanalmente (à mão), com sobras decorrentes da poda de árvores; e, por último, a saboneteira de cortiça Seashell, uma embalagem natural, sem plástico, que ajuda a preservar a natureza e a manter os oceanos mais limpos – juntaram-se assim ao champô sólido One & Done (o produto-âncora) e à caixa de transporte Pebble, feita com resíduos da indústria portuguesa de cortiça.
Com foco nos cosméticos de qualidade premium, mas fabricados com matérias-primas sustentáveis e embalagens ecológicas, a Shaeco vende exclusivamente on-line, mas tem notado, nos últimos tempos, uma procura crescente de consumidores não habituados a comprar digitalmente.
«Temos assistido remotamente, por telefone e nas redes sociais, passo a passo, muitas pessoas que estão a estrear-se na compra online… É uma tendência transversal a vários setores e inúmeras marcas, que é reflexo da conjuntura de distanciamento social que estamos a atravessar (em resultado da pandemia) e, ao mesmo tempo, uma etapa importante para o crescimento do ecommerce em Portugal», nota Sónia Costa, a Digital Marketing Strategist da Shaeco.
Sabia que…
…um One & Done (de 115 gramas), que pode ser usado por toda a família – incluindo crianças a partir dos três anos -, consegue chegar para cerca de 100 lavagens de cabelo? Porque dura mais tempo que os “tradicionais” champôs líquidos, acaba, por isso, por ser mais barato.
…ao optar por uma unidade do champô sólido da Shaeco estará a evitar que cerca de três embalagens de plástico (de 250 ml) vão parar ao lixo?
… o champô sólido contém, em média, menos 70% de água na sua produção? É um “pormenor” importante, pois, porque é compacto, permite também reduzir o transporte – diminuindo o impacto ambiental.
… um camião de transporte cheio com o champô sólido One & Done é equivalente a cerca de 10 a 15 camiões carregados com embalagens de champô líquido?
… para chegar aos lares dos clientes no estrangeiro, a Shaeco aderiu à solução DHL GoGreen nas rotas internacionais, minimizando e/ou evitando assim emissões de gases poluentes relacionadas com logística, desperdício e outros impactos ambientais em toda a cadeia de fornecimento?
… o champô sólido é uma solução ideal para viajar, pois não precisa de se preocupar com a possibilidade de verter líquido ou com restrições que possam existir nas viagens aéreas?
SHAECO. “Cuida do teu cabelo. E do teu corpo. Ama o planeta”.
