As competências sociais e técnicas são fundamentais para a empregabilidade de qualquer pessoa no mercado de trabalho e são ainda mais relevantes para aqueles que sentem maiores dificuldades nesse acesso. Este é o caso dos utentes da Associação CAIS, que integram os 2,3 milhões de pessoas e 18,4% da taxa de pobreza em Portugal, e que carecem de soluções afirmativas para ajudá-los a ultrapassar dificuldades em ter um emprego devido à sua condição de exclusão social.
A iniciar hoje, este projeto piloto de formação teórico-prático promovido pela Academia Dia, entidade formadora com certificação DGERT, compreende três módulos com a duração de 24 horas no total. Temas como a preparação prévia para participação num processo de recrutamento, comunicação eficaz e a importância da marca pessoal são a base deste programa. No final do projeto, pretende-se que os participantes sintam as suas competências pessoais e autoconfiança reforçadas, competências essas diferenciadoras num processo de seleção, seja no setor do retalho alimentar ou outro.
Joana Neto, membro do Conselho de Administração e diretora de Recursos Humanos da Dia Portugal, afirma:
“Oferecer aos participantes as ferramentas chave para uma autonomia pessoal e integração profissional é a base deste projeto que vai muito para além de um “simples” programa de formação. Com ele pretendemos verdadeiramente promover a igualdade de oportunidades socioprofissionais e, com o nosso know-how, fazer a diferença junto de pessoas que, depois de uma fase difícil das suas vidas, estão a regressar ao mundo do trabalho em situação de desvantagem face a outros candidatos por terem estado afastados do mercado de trabalho. Assim, o nosso propósito “cada Dia mais próximos” ganha ainda mais significado. Como organização orientada à aprendizagem contínua, a Academia Dia conta com profissionais altamente experientes, focados no investimento e no desenvolvimento de competências dos nossos 3.000 colaboradores. Desde o seu início que tínhamos o sonho de o estender às comunidades onde estamos presentes. A CAIS deu-nos a honra de iniciar com os seus utentes e estamos convictos de que será um sucesso!”
“Para a Academia Dia, e para mim a título pessoal, esta iniciativa representa o verdadeiro propósito da aprendizagem: permitir que todos saibam comunicar o seu valor e, com isso, possam ter acesso às melhores oportunidades. Queremos contribuir para o aumento da auto-estima pessoal e profissional dos participantes, assim como torná-los verdadeiramente competitivos no mercado”, diz, por seu lado, Claúdia Ribeiro, responsável de Formação e Desenvolvimento da Dia Portugal.
Sandra Camara Pestana, diretora executiva da Associação CAIS, reforça: “Este projeto é exemplar, na medida em que contribui para uma sociedade mais igual, solidária e sustentável, apostando nas pessoas e nas suas capacidades. Estes programas de capacitação permitem fazer um percurso em direção a uma maior autonomia, que irá permitir aos nossos beneficiários o acesso a um conjunto de saberes e ferramentas muito úteis para a sua vida e para a sua realização pessoal e profissional. Durante este percurso, os beneficiários contam com o apoio e um acompanhamento personalizado dos técnicos da Dia e da CAIS, mostrando que o sucesso e o impacto estão no trabalho colaborativo entre os vários setores da sociedade “.