No mês em que se assinala o Dia Mundial dos Avós (26 de julho), a marca de rebuçados lança uma nova campanha que pretende ser uma homenagem a todos os avós, uma das populações que mais sofreu de isolamento durante a pandemia.
Quantos de nós sentem que a vida frenética do trabalho nos tira o tempo que precisamos para estarmos mais vezes com aqueles de quem mais gostamos? Para fazermos um telefonema a perguntar se está tudo bem? Do outro lado, à espera da nossa chamada, estão muitas vezes os nossos familiares mais velhos – os avôs e as avós – que, em contrapartida, vivem um dia-a-dia calmo e desacelerado, e com todo o tempo do mundo.
Avós do peito, Avós para sempre é a mais recente campanha da Dr. Bayard e surge precisamente com o objetivo de recordar às gerações “dos netos” o papel tão determinante que os avós desempenham nas suas vidas.
No vídeo produzido pela Madstudios e com conceito criativo e script da LLYC, acompanhamos a rotina agitada de uma jovem com 30 e poucos anos que vive absorvida pelo ritmo da cidade e acaba por deixar para segundo plano as visitas e telefonemas ao avô. “Conseguimos perceber que o faz sem intenção. Ela nunca se esquece do avô, mas a verdade é que não lhe diz as vezes suficientes o quão gosta dele. Se pensarmos bem, quantos de nós não nos deparámos já com esta situação?”, começa por explicar Daniel Matias, Diretor de Marketing da Dr. Bayard.
Para a marca, os consumidores seniores são especialmente importantes pois correspondem ao seu target mais fiel. “Os rebuçados Dr. Bayard têm sido passados de geração em geração, precisamente de avós para netos. Neste vídeo, o rebuçado acaba por funcionar como o catalisador das melhores memórias entre um avô e uma neta – um elo de ligação que permanece no tempo, apesar da distância”, salienta o responsável, neto de Álvaro Matias, o fundador da Dr. Bayard. Contudo, “ao invés de vermos o avô a dar o rebuçado – como seria de esperar – vemos exatamente o contrário. É a neta adulta que oferece o rebuçado ao seu avô, em jeito de agradecimento por todos os momentos que já viveram juntos”, acrescenta.
VOZ ATIVA NO COMBATE À SOLIDÃO
Esta homenagem que a Dr. Bayard presta aos mais velhos, no âmbito do Dia Mundial dos Avós, seria válida em qualquer outra altura, mas torna-se ainda mais relevante no atual contexto em que vivemos. Afinal, a população idosa foi das que mais sofreu de solidão e isolamento durante a pandemia, assistindo-se ao declínio da saúde mental e ao aumento de casos de depressão, tristeza e desespero nesta faixa etária.
“Agora, com quase 95% dos portugueses com mais de 65 anos vacinados, já é possível voltarmos a pensar no reencontro com os nossos avós, sendo que o facto de termos sidos obrigados a estar longe deles durante tanto tempo, deve fazer-nos valorizar ainda mais a sua importância. Por isso, é urgente e responsabilidade de todos, incluindo da Dr. Bayard, voltar a acarinhar aqueles que ao longo de mais de um ano se sentiram mais sós do que nunca” , sublinha Daniel Matias.
UMA LATA DE REBUÇADOS EMBRULHADOS EM BOAS MEMÓRIAS
A nova campanha da Dr. Bayard vai estar ativa nos canais digitais da marca ao longo de todo o mês de julho e é acompanhada de uma edição exclusiva da lata vintage de rebuçados, pensada para continuar a alimentar as boas memórias entre avós e netos. Qualquer pessoa poderá encomendar e personalizar online a sua lata Dr. Bayard, escrevendo uma mensagem única dirigida ao seu avô/ó, que será depois impressa e colocada no interior da tampa.
As latas personalizadas de 200 gramas de rebuçados são inspiradas na embalagem original que o refugiado francês “Dr. Bayard” deixou a Álvaro Matias, em 1944. Custam 7,95€ (sem portes de envio), com entregas de norte a sul do país, incluindo ilhas, e podem ser encomendadas até ao final do mês de julho.
SOBRE A DR. BAYARD
Em 1944, um médico francês ofereceu a Álvaro Matias, merceeiro e seu amigo do peito, uma lata de metal. Uma lata como forma de agradecimento: durante a Segunda Guerra Mundial, o médico viu-se obrigado a encontrar refúgio em Lisboa e foi Álvaro que o ajudou durante todo esse período. Essa lata guardava um presente, uma receita de rebuçados medicinais para a tosse e dor de garganta. Anos mais tarde, em 1949, Álvaro teve a lata de transformar aquele presente no seu futuro. Nasciam assim os rebuçados Dr. Bayard.
Mais do que um rebuçado, a Dr. Bayard são anos de histórias e de ligações familiares que se juntam num papel de embrulho que sabe a nostalgia. É um rebuçado que se derrete na boca e nos transporta para a casa da avó; que trincamos e nos faz ouvir a sua sábia voz a dizer que é o remédio santo para aquela tosse. São viagens ao passado. São regressos à infância. Somos amigos. Do peito.