Junho está a terminar e com ele, o mês do Orgulho LGBTI+, mas as exigências do público não terminam, nem as iniciativas de sensibilização da sociedade para a importância de celebrar e respeitar a diversidade. Por ocasião do Dia Mundial do Orgulho LGBTI+, celebrado hoje, 28 de junho, a CUPRA apresenta o Formentor “Diversity takes us further“, uma unidade especial concebida para representar o espírito inclusivo da marca. A CUPRA quer promover experiências que amplifiquem as emoções, e as emoções são universais, independentemente do género, raça ou orientação sexual. “Ser diferente é o resultado de ser extraordinário”, diz Antonino Labate, Diretor de Estratégia, Desenvolvimento de Negócios e Operações da CUPRA.
– Tornar a diversidade visível. “Na CUPRA acreditamos firmemente na autenticidade como um valor fundamental para o pleno desenvolvimento de qualquer pessoa, tanto na sua vida pessoal como profissional”, explica Benjamin Ramirez, responsável do departamento de Culture, Change & Diversity. A ideia de criar esta unidade exclusiva nasceu do trabalho conjunto e da colaboração de várias áreas. O resultado é um automóvel que “tem diversidade no seu ADN”, explica Miguel Díez, gestor na CUPRA e fundador do Pride Moves Us, a rede de colaboradores que promove a inclusão da LGBTI+, que definiu o edifício da sede da CUPRA como o seu ponto de encontro.
– Um design excitante. Na sua icónica cor Petrol Blue Matt, esta unidade especial CUPRA Formentor reproduz o slogan do recentemente lançado Manifesto da Diversidade, “Diversity takes us further” (“A diversidade leva-nos mais longe”), jogando com o brilho das palavras e o fundo mate. Para destacar a mensagem, linhas geométricas, representando as Luzes do Norte e nas cores da bandeira LGBTI+, percorrem a carroçaria. “Desde o início afastamo-nos da ideia de adornar demasiado o veículo, pois queríamos que a mensagem viesse de dentro do automóvel, que fosse incorporada na sua própria pele“, explica Jordi Font, responsável do Colour&Trim Development. “Penso que conseguimos manter a essência do CUPRA Formentor ao mesmo tempo que melhorámos esta nuance de diversidade”, acrescenta o designer. “Há um primeiro impacto visual, conseguido através da cor das linhas que se destacam na lateral, e depois podem apreciar-se as letras que brilham sobre o mate e que o convidam a aproximar-se”, explica Font. Neste sentido, “tem sido muito especial conceber este modelo que interpreta a diversidade de acordo com o espírito da Tribo CUPRA”, acrescenta ele.
– Uma mensagem a difundir. O modelo estará em exposição na CASA SEAT até ao final do mês. Durante esta semana, serão promovidas várias iniciativas, tais como uma masterclass sobre os desafios da diversidade e da inclusão LGBTI+ na empresa e uma palestra sobre diversidade e saúde emocional para os colaboradores, organizada em colaboração com a REDI (Business Network for LGBTI+ Diversity and Inclusion), a primeira rede de empresas e peritos sobre diversidade e inclusão em Espanha. “O objetivo das nossas políticas de diversidade é que todas as pessoas possam ser autenticamente livres e livremente autênticas nos seus ambientes de trabalho e na empresa, e transmitir estes valores à sociedade”, conclui Ramírez.

