O Back Market, a primeira plataforma dedicada a produtos recondicionados, anuncia a entrada no mercado português e uma nova ronda de investimento no valor de 276 milhões de euros, liderada pela General Atlantic, com o apoio da Generation IM e dos atuais investidores Aglaé Ventures, Eurazeo, Goldman Sachs Growth Equity e daphni.
Esta ronda da série D apresenta-se como uma oportunidade para levar a visão do Back Market mais além, permitindo que a empresa se consolide e desenvolva a posição de líder em dispositivos eletrónicos recondicionados. Além disso, ainda eleva a empresa ao território dos unicórnios, passando a valer 2,7 mil milhões de euros (3,2 mil milhões de dólares).
Thibaud Hug, CEO do Back Market, explica: “Neste momento, o nosso objetivo vai além de tornar a tecnologia recondicionada uma alternativa. Queremos torná-la a primeira escolha para compras de dispositivos eletrónicos. O apoio e a confiança destes fundos, juntamente com a nossa crescente base de clientes, marca um importante passo no percurso do Back Market, mas mais importante ainda, no setor dos produtos recondicionados”.
O Back Market foi uma das primeiras empresas de dispositivos recondicionados na Europa e, desde então, estabeleceu a sua posição de liderança neste mercado. Pretende continuar a reforçar a sua pegada em França, Espanha e no resto da Europa, anunciando agora a entrada no mercado português. A empresa quer mudar a forma como os portugueses compram dispositivos eletrónicos, tendo como missão fomentar e facilitar o acesso a estes produtos recondicionados.
O valor da qualidade: Back Market investe fortemente em serviços comerciais
O Back Market tem 1.500 vendedores na sua plataforma e continua a crescer. À medida que mais marcas aderem aos recondicionados, torna-se importante destacar o que a empresa tem feito para garantir a qualidade dos produtos: a satisfação do cliente é valorizada, existindo um forte controlo de qualidade através de rigorosos padrões de exigidos aos parceiros que aumentam a confiança do consumidor na marca e no mercado de produtos recondicionados.
Os esforços do Back Market até à data refletiram-se na redução das taxas globais de defeitos dos produtos da plataforma para 5%. Para referência, a taxa de falhas não oficiais de novos dispositivos ronda os 3% (veja-se o iPhone X e o iPhone 8 Plus, que saíram ambos no final de 2017, e registaram uma taxa de falhas de 3% no primeiro trimestre de 2018).
Back Market continua com a missão de transformar a indústria
A plataforma tem, ao dia de hoje, quase 5 milhões de clientes em todo o mundo. Enquanto continua a expandir-se, procura catalisar mudanças e conduzir debates fundamentais sobre como as pessoas consomem tecnologia. A sustentabilidade é uma grande parte do ADN da marca e o Back Market atraiu investidores que valorizam a sua missão e visão.
O Back Market lidera o mercado de recondicionados, um setor que se encontra em crescimento e que se define pela construção de uma marca que aposta na elevada qualidade, consistência e robustez no serviço pós-venda. Com este financiamento adicional, o Back Market quer continuar a mexer com a indústria através da democratização de acesso a produtos eletrónicos recondicionados de qualidade e da economia circular.
A ronda de investimento da Série D, liderada pela General Atlantic, com o apoio da Generation IM, eleva o Back Market ao território dos unicórnios e sublinha a relevância do setor dos eletrónicos de consumo