A Kia alcançou a maior quota de mercado de sempre na Europa, num contexto em que se assistiu a um recuo geral nas vendas de automóveis de passageiros. De acordo com dados publicados esta semana pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), a quota de mercado europeia da Kia atingiu um valor recorde de 4,3% em 2021, contra 3,5% no ano anterior.
As vendas anuais totais da Kia nos mercados da UE, EFTA e Reino Unido ascenderam a 502 677 unidades, um aumento de 20,6% em comparação com as 416 715 de 2020. Estes números de sucesso contrastam fortemente com o mercado geral de automóveis de passageiros novos, que sofreu um recuo de 1,5%, resultante em grande parte das condições provocadas pela pandemia de Covid-19 e pela escassez global de chips semicondutores.
A Kia ultrapassou as dificuldades sentidas por muitos outros fabricantes de automóveis obtendo rapidamente peças e adaptando a produção nas avançadas linhas de montagem da sua fábrica na Eslováquia, de modo a satisfazer a procura. Em resultado desta estratégia, as vendas de 2021 ficaram a apenas 168 unidades das 502 845 comercializadas pela marca em 2019, o ano anterior à pandemia de Covid-19 e a resultante escassez de chips.
No âmbito do seu relançamento de marca, em 2021, a Kia assumiu o objetivo de se tornar um dos principais fornecedores de soluções de mobilidade sustentáveis, com uma cada vez maior gama de veículos eletrificados amigos do ambiente. Os robustos resultados da Kia no ano passado incluem uma proporção crescente nas vendas destes veículos, que alcançaram um pico de 45% no 3º trimestre.
Jason Jeong, Presidente da Kia Europe, refere: “2021 foi um ano de enorme sucesso para a Kia na Europa. Atingimos a nossa maior quota de mercado de sempre, o que constitui um verdadeiro reconhecimento do trabalho árduo dos meus colegas, não só na Kia enquanto fabricante, mas também da rede de concessionários da marca. Os nossos premiados e tecnologicamente avançados modelos continuam a conquistar os corações dos europeus, graças à sua combinação de design, performance e tecnologia”.
“Este foi ainda um ano determinante para a Kia porque reinventámos a marca e lançámos uma ousada filosofia de design, denominada “Opposites United”. Quer falemos do lançamento do nosso primeiro BEV com plataforma específica, o EV6, das versões eletrificadas do novo Kia Sportage desenhado para a Europa, ou da apresentação do nosso novo CUV Niro amigo do ambiente, estamos perante uma gama de emocionantes produtos que demonstram que a Kia é, cada vez mais, um líder nesta era da eletrificação”, conclui Jason Jeong.
A Kia pretende oferecer uma gama de modelos totalmente eletrificada na Europa em 2035, com um total de 11 BEV até 2026. Sete destes veículos, o primeiro dos quais foi o EV6, terão como base a Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da Kia, criada de raiz para veículos deste tipo.
Em Portugal: ano recorde em vendas e quota
Em Portugal, a Kia pautou-se igualmente por uma performance sem precedentes, tendo aumentado as suas vendas 62% em 2021, face ao ano anterior. Este crescimento catapultou a quota de mercado para 3,64%, o mais expressivo de sempre em Portugal.
Para além dos números, destacou-se, em 2021, a forma como eles foram alcançados, nomeadamente a progressão da gama de veículos eletrificados (HEV, PHEV e BEV), que representou 27% do total das vendas da rede. Recorde-se que o EV6 ficou marcado, também em Portugal, pelo sucesso junto dos clientes, tendo já vendido cerca de 400 unidades no nosso país.
A performance das vendas totais e o crescimento dos eletrificados está a ser encarado pela Kia Portugal como um sinal da diversidade da sua gama, assim como um reflexo da forma como a marca está a conseguir transformar a relação com o automóvel e com a mobilidade. Entre os canais digitais, destaque para a pioneira plataforma de vendas online Kia Vibe, que em 2021 totalizou mais de 60 000 visitas, perto de meia centena de vendas e cerca de meio milhar de oportunidades concretizadas pela rede.
Em 2022 a Kia conta manter este ímpeto de renovação e esta estratégia sustentada de crescimento. A aposta em novos clientes, quer particulares, quer nos mercados empresariais, terá na base uma gama cada vez mais diversa e cada vez mais completa na oferta eletrificada. Em 2022, chegam, de resto, dois modelos fundamentais, o novo Sportage, já em março, e o novo Niro, em meados do ano.