niciativa de apoio ao setor, conhecida inicialmente como #IstoNÃOtemdePARAR e que evoluiu para #EActívate, destacada
O Institut Cerdà deu a conhecer esta manhã, 23 de março – durante a celebração da quarta edição do Observatório de Inovação em Grande Consumo –, as inovações do setor em 2020. Entre os projetos e as iniciativas reconhecidos, destaque-se a Estratégia 6.25, uma série de ações que a Mercadona está a levar a cabo com vista à redução de plástico. Também o Café Filtro Americano Hacendado, elaborado pelo Fornecedor Totaler “UCC Coffe Spain”, nas suas instalações de Logronho (La Rioja), foi premiado como inovação de produto pela forma fácil e prática de tomar um café de filtro tipo americano sem a necessidade de cafeteira.
A Estratégia 6.25, plano de ação que a empresa desenvolveu e que se enquadra na estratégia global de dizer “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, foi reconhecida na categoria de inovação de processos, por representar um salto qualitativo na abordagem a este tema, de maneira global e alinhada com a economia circular, envolvendo também o consumidor. Margarita Muñoz, diretora-geral de Economia Circular da Mercadona, explicou, durante a realização do evento, que esta estratégia se materializa em “seis ações concretas para alcançar em 2025 um triplo objetivo: reduzir 25% do plástico utilizado nas embalagens das nossas marcas, reciclar todos os resíduos de plástico que geramos nos nossos processos e que todas as nossas embalagens sejam recicláveis”.
Como novidade, o relatório incluiu, também, uma secção com as iniciativas mais inovadoras desenvolvidas pelas empresas do setor, que demonstraram o seu carácter essencial para gerir a situação de crise de saúde, social e económica derivada da COVID-19. Neste sentido, foi reconhecida, igualmente, como inovação social, a iniciativa #IstoNÃOtemdePARAR – e que, atualmente, evoluiu para #EActívate –, que conta com a adesão de mais de 5.500 empresas. O Observatório reconhece o referido movimento, iniciado em meados de março de 2020, com o objetivo de dar visibilidade ao esforço de todas as empresas e dos seus colaboradores por continuarem a trabalhar durante a crise, que os obrigou a reinventarem a sua atividade. Acrescente-se que, atualmente, o movimento converteu-se num ponto de encontro, formação e inspiração que serve de estímulo para reativar a economia do país.
Modelo de Coinovação da Mercadona
A Mercadona conta com um Modelo de Coinovação, que surge de uma prioridade: escutar constantemente “O Chefe” (cliente) e pensar em como satisfazê-lo através do desenvolvimento de iniciativas que lhe acrescentem valor. Para alcançar este objetivo, a empresa desenvolve, desde 2011, a sua Estratégia Avental, baseada na partilha de experiências e hábitos de consumo, relativamente às áreas de limpeza do lar, higiene pessoal e cuidados com os animais de estimação, com os clientes para, posteriormente, transmiti-las aos Fornecedores Totaler e promover, deste modo, uma colaboração direta no processo de elaboração dos melhores produtos, desenvolvidos a partir da auscultação do cliente.
Este projeto pioneiro assume-se como tendo um valor diferencial para a empresa que, ano após ano, multiplica a sua criatividade e reforça a sua inovação. A empresa conta com centros de coinovação onde trabalham, diariamente, especialistas responsáveis por captar e observar, nestes espaços e diretamente no próprio supermercado, as preferências e necessidades dos “Chefes” para que a empresa possa oferecer-lhes soluções acertadas.


