A nova parceria da Too Good To Go é boa demais para ser desperdiçada. Agora os mais de 400 mil utilizadores da aplicação (desde que maiores de 18 anos) já podem salvar a cerveja artesanal nascida e criada em Marvila. Pelas mãos dos seus criadores Nuno Melo e Bruno Carrilho que em 2016, com uma visão muito própria para a marca, vieram revolucionar o mercado de cerveja artesanal em Portugal. Uma democratização da cerveja artesanal que desde o início se reflecte claramente no produto que criaram. Mais do que um produto a Musa representa já um estilo de vida contemporâneo e muito urbano. A cerveja reforça agora o seu lado mais sustentável apostando nesta economia circular colocando à venda na plataforma Too Good To Go o seu excedente.
Um dos principais focos da Too Good To Go em 2020 tem sido, inequivocamente, a aposta na diversidade de estabelecimentos e um maior alcance, no que diz respeito à presença da marca em território nacional. Esta parceria com a Musa vem tornar mais visível o conceito de transversalidade da aplicação enquanto solução viável e útil em diversos negócios. Até porque o desperdício alimentar é verdadeiramente transversal, independentemente do tipo de cozinha, produto alimentar ou estabelecimento, e a necessidade de o reduzirmos em todas as frentes a principal motivação da actividade da Too Good To Go.
Segundo Bárbara Simões, responsável departamento de Marketing e Comunicação da Cerveja Musa “O nosso desperdício são produtos que durante o processo de rotulagem ou enchimento ficam com pequenos defeitos – um rótulo mal colado aqui, uma garrafa mal cheia acolá – ou então cerveja que se está a aproximar do prazo de validade e que por isso não conseguimos vender a supermercados ou restaurantes. Isto porque a janela de tempo com que eles ficavam para vender ao consumidor final começa a ser curta. É difícil vender uma cerveja que ainda tenha 3 meses de validade, por exemplo.”
“A Too Good To Go apercebeu-se destas vicissitudes das cadeias de distribuição e disponibiliza uma plataforma que se apresenta como uma solução simples e viável, para este problema que acontece em tantas empresas. Permitindo-nos ser também mais sustentáveis.” Refere Bárbara Simões
Um dos principais focos da Too Good To Go em 2020 tem sido, inequivocamente, a aposta na diversidade de estabelecimentos e um maior alcance, no que diz respeito à presença da marca em território nacional. Esta parceria com a Musa vem tornar mais visível o conceito de transversalidade da aplicação enquanto solução viável e útil em diversos negócios. Até porque o desperdício alimentar é verdadeiramente transversal, independentemente do tipo de cozinha, produto alimentar ou estabelecimento, e a necessidade de o reduzirmos em todas as frentes a principal motivação da actividade da Too Good To Go.
Segundo Bárbara Simões, responsável departamento de Marketing e Comunicação da Cerveja Musa “O nosso desperdício são produtos que durante o processo de rotulagem ou enchimento ficam com pequenos defeitos – um rótulo mal colado aqui, uma garrafa mal cheia acolá – ou então cerveja que se está a aproximar do prazo de validade e que por isso não conseguimos vender a supermercados ou restaurantes. Isto porque a janela de tempo com que eles ficavam para vender ao consumidor final começa a ser curta. É difícil vender uma cerveja que ainda tenha 3 meses de validade, por exemplo.”
“A Too Good To Go apercebeu-se destas vicissitudes das cadeias de distribuição e disponibiliza uma plataforma que se apresenta como uma solução simples e viável, para este problema que acontece em tantas empresas. Permitindo-nos ser também mais sustentáveis.” Refere Bárbara Simões
A Musa já canalizava parte do seu excedente de produção, re-aproveitando o dréche, um subproduto da indústria cervejeira, constituído por resíduos de cereais, como a cevada, o trigo ou a aveia, que é entregue, pela marca, duas vezes por semana a um produtor local, para alimentação de animais.
Segundo Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go Portugal e Espanha “Com este tipo de parcerias pretendemos, também, fomentar uma consciência generalizada, para um problema com consequências, também, ambientais, e para a importância da prevenção e redução do desperdício alimentar, nos diversos momentos da cadeia alimentar, desde a produção ao consumo final”.
O utilizador da aplicação Too Good To Go pode reservar e adquirir Magic Boxes da Cerveja Musa e recolher nos seguintes pontos de recolha – na Fábrica da Musa (Rua do Açúcar 83, Marvila) e na loja Musa da Bica (Calçada Salvador Correia de Sá 2A, Santos). Horários e dias de recolha em constante actualização na aplicação seguindo as recomendações do Governo.
A redução do desperdício alimentar pode representar um aumento da eficiência e contribuir para uma redução significativa da pegada ambiental de qualquer operação. Para as marcas aderentes, esta é uma oportunidade, não só de escoar produto excedente, em perfeitas condições de consumo, a preços mais acessíveis, evitando assim o desperdício alimentar, como também de assumir um compromisso assente em valores e preocupações de sustentabilidade e consumo consciente.
“Reduzir o desperdício alimentar é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para reverter o aquecimento global“. Chad Frischmann, Reconhecido Ambientalista.
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Um resumo do último ano da Too Good To Go
A empresa surge em Portugal em finais de Outubro de 2019, e conta, à data de hoje, com uma comunidade de 400.000 utilizadores e mais 1.600 parceiros, desde restauração até grandes grupos da indústria alimentar como Auchan, Intermarché, Meu Super, Decathlon, Nestlé Chocolates e Danone. Que juntos já salvaram mais de 200.000 refeições do desperdício, o que equivale a quase 500.000kg CO2e que não foram libertados para a atmosfera, caso essas refeições fossem desperdiçadas.
Em linha com este sucesso nacional, estão os números globais da Too Good To Go que num universo de 15 países, já conta com uma comunidade de 26 Milhões de utilizadores, mais de 71 Mil estabelecimentos que juntos já salvaram cerca de 47 Milhões de refeições o que equivale a mais de 118 Mil toneladas de CO2e.
Uma economia circular que possibilita uma vantagem para o consumidor, para o ambiente, mas também para o estabelecimento, que encontra nesta solução uma segunda oportunidade de escoar excedente que se iria transformar em desperdício, reduzindo a sua pegada ecológica e optimizando a sua operação – mesmo que o impacto principal e mais significativo não seja, de todo, o financeiro – dando uma segunda oportunidade aos alimentos.
Factos Relevantes Sobre Desperdício Alimentar
Segundo a FAO, um terço de toda a produção alimentar humana é desperdício. Na Europa, cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos são desaproveitados anualmente, com um custo associado de 143 biliões de euros. Em Portugal, 1 milhão de toneladas de alimentos são deitados para o lixo, o que levou à publicação de um conjunto de medidas no âmbito da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.
O desperdício alimentar é responsável por uma emissão de gases de efeito de estufa equivalente à emitida pela rede global de transportes terrestres. Ainda segundo a FAO, se o Desperdício Alimentar Mundial fosse um país, seria o terceiro maior emissor destes gases, logo a seguir à China e aos Estados Unidos, contribuindo para o aquecimento global. Este é, portanto um desafio, que é de todos, desde o produtor ao consumidor.
Uma das metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030 é reduzir para metade o desperdício de alimentos per capita a nível do retalho e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e de abastecimento.
Um resumo do último ano da Too Good To Go
A empresa surge em Portugal em finais de Outubro de 2019, e conta, à data de hoje, com uma comunidade de 400.000 utilizadores e mais 1.600 parceiros, desde restauração até grandes grupos da indústria alimentar como Auchan, Intermarché, Meu Super, Decathlon, Nestlé Chocolates e Danone. Que juntos já salvaram mais de 200.000 refeições do desperdício, o que equivale a quase 500.000kg CO2e que não foram libertados para a atmosfera, caso essas refeições fossem desperdiçadas.
Em linha com este sucesso nacional, estão os números globais da Too Good To Go que num universo de 15 países, já conta com uma comunidade de 26 Milhões de utilizadores, mais de 71 Mil estabelecimentos que juntos já salvaram cerca de 47 Milhões de refeições o que equivale a mais de 118 Mil toneladas de CO2e.
Uma economia circular que possibilita uma vantagem para o consumidor, para o ambiente, mas também para o estabelecimento, que encontra nesta solução uma segunda oportunidade de escoar excedente que se iria transformar em desperdício, reduzindo a sua pegada ecológica e optimizando a sua operação – mesmo que o impacto principal e mais significativo não seja, de todo, o financeiro – dando uma segunda oportunidade aos alimentos.
Factos Relevantes Sobre Desperdício Alimentar
Segundo a FAO, um terço de toda a produção alimentar humana é desperdício. Na Europa, cerca de 88 milhões de toneladas de alimentos são desaproveitados anualmente, com um custo associado de 143 biliões de euros. Em Portugal, 1 milhão de toneladas de alimentos são deitados para o lixo, o que levou à publicação de um conjunto de medidas no âmbito da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar.
O desperdício alimentar é responsável por uma emissão de gases de efeito de estufa equivalente à emitida pela rede global de transportes terrestres. Ainda segundo a FAO, se o Desperdício Alimentar Mundial fosse um país, seria o terceiro maior emissor destes gases, logo a seguir à China e aos Estados Unidos, contribuindo para o aquecimento global. Este é, portanto um desafio, que é de todos, desde o produtor ao consumidor.
Uma das metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030 é reduzir para metade o desperdício de alimentos per capita a nível do retalho e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e de abastecimento.
Sobre a Too Good To Go
A Too Good To Go (http://www.toogoodtogo.pt/) é uma empresa de impacto social que tem como missão o combate ao desperdício alimentar, motivando e incentivando a uma nova forma de consumo. Em 2016 esta missão materializa-se numa aplicação que permite a estabelecimentos (restaurantes, hotéis, supermercados, mercearias, pastelarias, entre outros) vender os excedentes alimentares d
e cada turno ou do dia a potenciais clientes. Os utilizadores e estabelecimentos parceiros têm nas suas mãos o poder de “salvar” comida com qualidade, e com apenas alguns cliques ajudarem a preservar o meio ambiente, reduzindo o desperdício alimentar e as emissões de CO2.
Actualmente, a Too Good To Go num universo de 15 países, já conta com uma comunidade de 27 Milhões de utilizadores, mais de 57 Mil estabelecimentos que juntos já salvaram cerca de 48 Milhões de refeições o que equivale a mais de 120 Mil toneladas de CO2e.
Em Portugal a aplicação, que chegou ao mercado no final de Outubro de 2019, já conta com 400 Mil utilizadores e mais de 1.600 parceiros. Mantenha-se a par de todos os dados relevantes em https://toogoodtogo.org/en
Como funciona a Aplicação
Na aplicação os utilizadores podem comprar Magic Boxes de forma simples e fácil. Escolhem o estabelecimento que mais gostam, reservam a sua Magic Box na aplicação, e dirigem-se ao espaço para fazer a recolha, no horário estabelecido. Aí são surpreendidos com uma selecção de produtos, tendo em conta a natureza de cada estabelecimento. O facto de estas Magic Boxes serem surpresa — pois é impossível prever o desperdício de forma tão detalhada — cria uma dinâmica especial e uma experiência única. Contudo, antes de pedir a sua Magic Box, o utilizador pode filtrar as suas escolhas na aplicação e descobrir qual o estabelecimento que mais lhe interessa, com base no habitual de cada espaço, sendo que as opções são diversas e variam entre comida chinesa, japonesa, italiana, portuguesa, vegetariana, vegan, pastelaria, entre muitas outros produtos alimentares.
A aplicação é gratuita e está disponível para iOS e Android
Acompanhe a Too Good To Go: Facebook; Instagram; Youtube; LinkedIn
A Too Good To Go (http://www.toogoodtogo.pt/) é uma empresa de impacto social que tem como missão o combate ao desperdício alimentar, motivando e incentivando a uma nova forma de consumo. Em 2016 esta missão materializa-se numa aplicação que permite a estabelecimentos (restaurantes, hotéis, supermercados, mercearias, pastelarias, entre outros) vender os excedentes alimentares d
e cada turno ou do dia a potenciais clientes. Os utilizadores e estabelecimentos parceiros têm nas suas mãos o poder de “salvar” comida com qualidade, e com apenas alguns cliques ajudarem a preservar o meio ambiente, reduzindo o desperdício alimentar e as emissões de CO2.
Actualmente, a Too Good To Go num universo de 15 países, já conta com uma comunidade de 27 Milhões de utilizadores, mais de 57 Mil estabelecimentos que juntos já salvaram cerca de 48 Milhões de refeições o que equivale a mais de 120 Mil toneladas de CO2e.
Em Portugal a aplicação, que chegou ao mercado no final de Outubro de 2019, já conta com 400 Mil utilizadores e mais de 1.600 parceiros. Mantenha-se a par de todos os dados relevantes em https://toogoodtogo.org/en
Como funciona a Aplicação
Na aplicação os utilizadores podem comprar Magic Boxes de forma simples e fácil. Escolhem o estabelecimento que mais gostam, reservam a sua Magic Box na aplicação, e dirigem-se ao espaço para fazer a recolha, no horário estabelecido. Aí são surpreendidos com uma selecção de produtos, tendo em conta a natureza de cada estabelecimento. O facto de estas Magic Boxes serem surpresa — pois é impossível prever o desperdício de forma tão detalhada — cria uma dinâmica especial e uma experiência única. Contudo, antes de pedir a sua Magic Box, o utilizador pode filtrar as suas escolhas na aplicação e descobrir qual o estabelecimento que mais lhe interessa, com base no habitual de cada espaço, sendo que as opções são diversas e variam entre comida chinesa, japonesa, italiana, portuguesa, vegetariana, vegan, pastelaria, entre muitas outros produtos alimentares.
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