A SEAT mantém um forte compromisso com a formação e o emprego, e oferece aos seus colaboradores a oportunidade de aproveitar o descanso de verão e o tempo livre para continuarem a aprender o que mais querem. Através da plataforma Always Learning| Eu quero, a empresa oferece mais de 3.500 cursos de tópicos tão diferentes como mind mapping, truques e dicas para o Excel, ou idiomas.
Durante o seu primeiro ano de funcionamento, mais de 6.000 pessoas, cerca de 40% da força de trabalho, inscreveram-se para aprender voluntariamente e durante o tempo livre os cursos disponíveis, unicamente de acordo com os seus interesses. Nos pouco mais de 3 meses do estado de alarme por causa da pandemia, 800 pessoas inscreveram-se na plataforma. Neste período, foram concluídas 4.000 formações, das quase 10.500 que têm sido seguidas desde o lançamento da Always Learning|Eu quero.
Estes programas juntam-se às formações que a empresa oferece relacionadas com a melhoria das competências para o trabalho atual e para o seu desenvolvimento, bem como para formar os trabalhadores em competências que serão necessárias no futuro. Always Learning| Eu quero possibilita aos trabalhadores tomarem as rédeas da sua formação para que possam conhecer os temas que mais lhes interessam, mesmo que não estejam diretamente relacionados com o seu trabalho atual. Assim, a SEAT reafirma o seu compromisso com o emprego e oferece possibilidades adicionais de desenvolvimento profissional a cada um dos seus colaboradores.
“Em apenas um ano passámos de oferecer 150 cursos para mais de 3.500, e isso só responde à grande motivação e desejo de aprender que os nossos trabalhadores nos têm demonstrado, dedicando o seu tempo livre voluntariamente para continuar a formar-se em áreas que, sem dúvida, se revelarão úteis no futuro.”, explica Laura Carnicero, Responsável pela Formação e Desenvolvimento na SEAT.
Os cursos combinam aprendizagem online e sessões presenciais, que se tornaram aulas virtuais nos últimos meses. Estas formações foram desenvolvidas por empresas como a Coursera e duram entre 2,5 a 18 horas, com flexibilidade para cada um os adaptar ao seu ritmo. Entre os cursos mais populares estão todos os que estão relacionados com novas tecnologias, como blockchain, Big Data, Inteligência Artificial e Machine Learning, uma área que tem vindo a expandir-se ultimamente com cursos para aprofundar este conhecimento. As relacionadas com competências digitais, como o Creative thinking ou o Mind Mapping, também têm uma grande procura, o que permite que os trabalhadores apliquem conhecimentos no seu local de trabalho.
Outros cursos que são muito aceites são o Elevator pitch: como vender a sua ideia num minuto, e desenvolver a criatividade da sua equipa, bem como as relacionadas com a inovação para a gestão.
Compromisso com a formação
Há anos que a SEAT tem vindo a impulsionar um ambicioso programa de formação a nível da empresa que visa impulsionar o crescimento profissional dos seus mais de 15.000 trabalhadores e prepará-los para os desafios futuros que a indústria automóvel enfrenta. Em 2019, a SEAT investiu 23 milhões de euros em formação, ou seja, uma média superior a 1.500 euros por trabalhador, e deu mais de 350 mil horas de ensino aos seus trabalhadores.
A empresa estrutura os seus programas de formação sob o “Always Learning”, que além das formações voluntárias, inclui mais dois blocos: um focado nas necessidades de formação para o trabalho atual, e outro focado nas competências que a empresa prevê que serão necessárias no futuro, especialmente as relacionadas com a tecnologia e digitalização. Com estes programas, a SEAT reafirma o seu compromisso com o emprego e a formação como forma de oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional a todos os seus colaboradores.
Além disso, a SEAT aposta há mais de 60 anos no emprego de jovens através da Escola de Aprendizes, um centro que oferece dupla formação profissional, com programas de ciclo superior que duram de três anos. Da mesma forma, para reforçar o seu compromisso com as gerações do futuro, e para inspirar, capacitar e oferecer-lhes ferramentas para o seu desenvolvimento, a SEAT juntou-se recentemente a David Calle, o professor espanhol mais famoso na internet. Calle é embaixador da Educação e Youth Empowerment da SEAT, e ambos têm o objetivo comum de impulsionar a mudança educativa, para responder aos grandes desafios que as novas gerações vão encontrar no ambiente de trabalho e treiná-los para o futuro.
SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona) e vende veículos com as marcas SEAT e CUPRA, enquanto SEAT MÓ abrange produtos e soluções de mobilidade urbana, exportando 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 75 países. Em 2019, a SEAT vendeu 574.100 automóveis e alcançou um lucro após impostos de 346 milhões de euros e um volume de negócios recorde de mais de 11 mil milhões de euros.
A SEAT emprega mais de 15.000 profissionais e conta com três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Arona e o Leon. A empresa também produz o Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% elétrico da SEAT, na Eslováquia. A estas instalações juntam-se SEAT:CODE, o centro de desenvolvimento de software localizado em Barcelona.
A SEAT irá investir 5 mil milhões de euros até 2025 em projetos de I&D para desenvolver veículos, especialmente para eletrificar a gama, em equipamento e instalações. A empresa pretende fazer da Martorell uma fábrica de impressão com zero emissões de carbono até 2050.