A SGS, líder mundial em inspeção, verificação, ensaios laboratoriais, formação e certificação, acaba de apresentar os resultados financeiros referentes a 2019, registando resultados sólidos e progressos estratégicos significativos. A positiva performance financeira reforça a posição de liderança de mercado do Grupo SGS e sustenta as apostas estratégicas para 2020.
- A receita total cresceu 1,2% em moeda constante para 6,6 mil milhões de CHF.
- Foi alcançado um crescimento orgânico de 2,6% em toda a carteira de negócios.
- Os proveitos operacionais ajustados aumentaram 4,6% em moeda constante, para 1,063 milhões de CHF.
- A margem de rendimento operacional ajustada aumentou de 15,6% para 16,1% em moeda constante.
Em Portugal, a SGS registou em 2019, um volume de negócios de 28,3 milhões de euros. O valor atingido traduziu-se num crescimento de 3% – relativamente ao período homólogo – e num EBITDA de 14,5% (4,1 milhões de euros).
A nível de estratégia, o ano de 2020 será marcado pelo desenvolvimento de um centro de competências que resultará na potenciação e centralização dos laboratórios das áreas Food, NGS (Next-Generation Sequencing) e OGC (Oil, Gas and Chemicals) a operar nas novas instalações da Sede SGS em Portugal, no Pólo Tecnológico de Lisboa, cuja inauguração ocorrerá no primeiro trimestre de 2021.
Em Portugal, estão em curso projetos estratégicos na área da Agricultura e Florestas (Smart Farming – agricultura de precisão, smart warehouses, automatização com inteligência). No domínio da Certificação, a apresentação do projeto SGS Leansis (desenvolvimento de estudos lean que promovam a implementação de medidas de eficiência nas organizações); novas certificações alimentares (Gluten Free e FSMA) e a implementação do Programa Internacional – SGS HX Hospitality Experience – que fornece uma avaliação objetiva dos serviços, edifícios, padrões de segurança, registo ambiental e responsabilidade social. Também ao nível da Inovação a SGS Portugal pretende trazer expertise no próximo triénio, através da apresentação de diversas soluções diferenciadoras e de suporte, às áreas de negócio onde atua.
De uma forma global, o Grupo SGS continua a investir organicamente em novos motores de crescimento, em áreas como a conectividade, nutrição, saúde e bem-estar, mobilidade, cibersegurança, sustentabilidade e clima.
O investimento continuado na evolução estratégica do Grupo SGS assegurará a posição de liderança nos mercados em que atua, assim como em novos mercados, criando um valor sustentável a longo prazo para colaboradores, clientes, acionistas e para a sociedade.