A Superbrands, inaugura este mês de março, uma Exposição itinerante, onde as capas das Marcas das últimas quinze edições do livro Superbrands são as obras de arte.
A Exposição, desenvolvida em conjunto com a FNAC, intitulada “Olha para Mim”, dá foco ao design editorial e visa destacar as diferentes formas visuais das Marcas darem a cara por aquilo que querem representar perante o mercado. São exemplos de execuções criativas de várias marcas que influenciaram e continuam a marcar a vida de milhões de consumidores portugueses. Nalguns casos a expressão é minimalista, noutros resulta da exploração da memória e das emoções que são constantemente associadas às vivências do consumidor.
A exposição estará patente de forma itinerante até final do mês de maio, em lojas ao longo do País – FNAC Colombo, FNAC Matosinhos e FNAC Chiado são para já os locais definidos.
Esta exposição tem como principal desafio, não só aliar as Marcas àquela que é a cultura visual presente no nosso País, mas também expressar, de uma forma eficaz, a ideia da presença das marcas no nosso dia-a-dia, bem como aquilo que são os seus valores e a sua história. A exposição estará patente a partir de dia 10 de março, na loja FNAC do Colombo.
Pedro Diogo Vaz, Senior Partner das Superbrands, explica que “Nesta seleção de capas, que abrange uma década e meia de projecto em Portugal, o desafio criativo lançado a todas as Marcas que têm feito parte deste processo é claro: dar a cara a uma ideia assente naquilo que não só é o valor da marca, como a sua história ou promessa de vida para os consumidores”.
Tal como o palco que é dado às marcas todos os anos, na altura de atribuição do prémio, também esta exposição está pensada para ser o palco da criatividades por de trás de cada um dos nomes. É uma homenagem prestada a todo o processo de criação pelo qual as organizações têm de passar para expressar todos aqueles que são os seus valores e história para algo que seja tangível ao consumidor. Processo este que, por vezes, termina tendo como resultado final verdadeiras obras de arte, agora expostas de Norte a Sul do País.
José Soveral, Diretor Criativo da BUS Agency, é o responsável pelo conceito e pela curadoria desta exposição, sendo também a mente criativa por detrás deste projeto . “Faz parte da natureza das Marcas darem a cara e falarem connosco – Vê como eu sou, usa-me, experimenta-me. Vou fazer parte do teu dia-a-dia. Quero estar no teu coração. A utilização de elementos do branding é uma constante e, constante também, é o orgulho próprio com que todas estas parecem apelar ao consumidor. Por isso chegamos ao “Olha para mim”!”, explica José Soveral.
A capa do livro da Edição Superbrands 2020 foi da autoria de Tiago Galo, um ilustrador português que se tem de dedicado desde sempre à animação e ao cartoon. Em 2011 ganhou o seu primeiro prémio relacionado com esta área, na concurso de BD da Amadora. Em 2014 terminou o seu curso em Direção de Arte na EDIT Creative School e, só após alguns anos de criação de portfólio enquanto arquiteto, começou o seu trabalho enquanto ilustrador. Atualmente freelancer, tem trabalhado com clientes como a Time Out, o Financial Times, a Vogue, a BBC Focus, a Casa da Música e até a Associação Condé Nast Traveler.
A Superbrands é uma organização internacional independente, que se dedica à identificação e promoção de Marcas de Excelência em 89 países. Todos os anos, a Superbrands faz dezenas de estudos junto dos consumidores de todo o mundo para determinar as marcas de excelência que estes escolheram para a sua vida em cada mercado. Esta seleção é depois transposta para um livro, que conta a história desta marca, o que tem sido o seu posicionamento no mercado e a maneira como esta é percecionada pelo público.