A Fidelidade reforçou a sua estratégia de expansão internacional através da aquisição de 70% do capital da SIM-Seguradora Internacional Moçambique, que opera sob a marca “Ímpar”, com forte tradição e implantação no mercado, posicionando-se assim como uma das seguradoras de referência em Moçambique.
Para Rogério Campos Henriques, CEO da Fidelidade: “Com esta operação o Grupo Fidelidade passará a atuar no mercado Moçambicano com as marcas Fidelidade e Ímpar o que nos permitirá desenvolver diferentes canais e parcerias na distribuição de seguros, e, dessa forma, ir ao encontro das necessidades de um maior número de clientes Moçambicanos.Acreditamos que esta operação, que junta a raiz e tradição Moçambicana da Ímpar, com a capacidade e experiência do Grupo Fidelidade, será uma receita de sucesso para aproveitar o potencial de crescimento que Moçambique tem na área dos seguros.”
O Conselho de Administração da SIM continuará a ser presidido por Manuel Alfredo Gamito e a vice-presidência assegurada por Rui Oliveira e por Carlos Leitão, a quem caberá também a presidência executiva.
Após a conclusão desta transação, a participação de outros acionistas será a seguinte: Millennium BIM 22%; Outros Minoritários 8%. Para além da aquisição de 70% do capital da SIM, a Fidelidade tem uma opção que lhe permite adquirir, posteriormente, uma participação adicional de 12%.
Jorge Magalhães Correia, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Fidelidade, sublinhou “que o enorme profissionalismo demonstrado pelas várias entidades Moçambicanas envolvidas foi fundamental para a concretização desta parceria. A administração do Grupo Fidelidade, ao seu mais alto nível, terá oportunidade, no futuro próximo, logo que as circunstâncias sanitárias o permitam, de assinalar devidamente, perante as autoridades do País, a importância deste passo para o nosso compromisso de longo prazo para com o povo e a economia de Moçambique”.
Criada em 1992, em Moçambique, a SIM atua nos Ramos Vida e Não-Vida, através das marcas Ímpar, com a qual está presente nos canais tradicionais, e Millennium Seguros, que opera no canal bancário.
Desde 2019, que a SIM é classificada pela prestigiada empresa de rating norte-americana AM Best, com o Financial Strenght Rating “B” (Bom) e Long-Term Issuer Credit Rating “BB” com a perspetiva atribuída de ratings de crédito “Estável”, sendo a primeira seguradora moçambicana com um rating reconhecido internacionalmente. A SIM tem tido um crescimento transversal e sustentado no mercado Moçambicano e em 2020 viu as suas receitas aumentar em 30,5%.