Pierre-Emmanuel Chartier
CEO MERCEDES-BENZ PORTUGAL
Das vendas e marketing a CEO da Mercedes-Benz Portugal “Conhecer o negócio é fundamental para ter uma melhor compreensão das expectativas dos clientes, bem como o conhecimento dos processos e desafios do retalho”.
DO it!: A MBP continuou a sua história de sucesso em 2018. Quais são os principais fatores para esse sucesso?
PEC: O sucesso da Mercedes-Benz em Portugal resulta da combinação de vários fatores que começam, naturalmente, com o nosso excelente portfólio de produtos, que se expande do smart fortwo para o Classe S, e que culmina em tecnologia de ponta e design altamente inspirado. Outro dos grandes contributos para este sucesso está relacionado com a nossa excelente rede de concessionários, que se esforça permanentemente por oferecer a melhor experiência a todos os nossos clientes. Por fim, a proximidade da marca com os seus clientes e os altos valores residuais contribuem fortemente para a satisfação dos clientes.
DO it!: Como CEO, quais os seus desafios e metas para o negócio?
PEC: Enquanto CEO da Mercedes-Benz Portugal, o meu principal foco é manter a Mercedes-Benz como a marca premium mais amada e atrativa, e a smart como a melhor solução para facilitar a vida dos condutores nas cidades. Para atingir estas metas, precisamos constantemente de oferecer a melhor experiência e, claro, de inovar permanentemente para respondermos antecipadamente às expectativas dos nossos clientes. É igualmente importante desenvolver uma experiência de marca física e online para permitir que os potenciais clientes descubram os nossos produtos, serviços e o que as nossas marcas representam. Por último, uma das minhas principais prioridades é, naturalmente, manter a melhor equipa e uma forte rede de concessionários.
DO it!: Sabemos que começou a sua carreira profissional num concessionário. Fale-nos dessa experiência e de como ela o ajudou a alcançar a sua atual posição de CEO.
PEC: A minha carreira profissional tem sido principalmente na área de vendas e marketing. Ainda jovem tive uma curta experiência como representante de vendas, tornando-me, muitos anos depois Diretor-Geral de 5 sucursais no sul de França. Todo este conhecimento do negócio foi fundamental para ter uma melhor compreensão das expectativas dos clientes, bem como o conhecimento dos processos e desafios do retalho. Atualmente, na minha função de CEO, todo este histórico é um recurso fundamental para tomar decisões, colocando o cliente em primeiro lugar e entendendo todas as consequências das minhas decisões ao nível do negócio.
DO it!: Trabalhou por esse mundo fora. Como a nossa revista é lida internacionalmente, pode partilhar connosco quais são os aspetos críticos para alguém que precisa de se adaptar constantemente a novos mercados e realidades?
PEC: Acho que é muito importante estar no terreno, conhecer muitos profissionais e escutar atentamente. Eu acredito que é preciso ser sinceramente curioso pela diversidade. Marcas internacionais como as nossas precisam de encontrar permanentemente o equilíbrio certo entre a oferta de uma experiência global padronizada e a adaptação às expectativas dos clientes locais.
DO it!: Qual foi a sua primeira impressão sobre Portugal? Como se está a adaptar? Existe algum aspeto particular que gostasse de destacar sobre o que cá encontrou?
PEC: Portugal faz parte da região Europa e, por esse motivo, em termos de práticas empresariais ou culturais, não noto qualquer diferença significativa com França, o meu país de origem. Pessoalmente, gosto muito de trabalhar e viver com a minha família em Portugal. O que mais aprecio é que as pessoas são extremamente acolhedoras e amigáveis, algo que eu já tinha ouvido falar, mas que agora posso realmente comprovar. Claro que também aprecio a boa comida local e o clima ensolarado durante todo o ano!

Pierre-Emmanuel Chartier
47 anos, iniciou a sua carreira na Daimler AG em 1995, tendo ocupado várias funções nas áreas de vendas, após-venda, retalho próprio, marketing e desenvolvimento de rede, quer na Sede da empresa em Estugarda, quer no mercado francês.
Em Junho de 2018 assumiu as funções de Administrador Executivo de Automóveis e CEO da Mercedes-Benz Portugal.