Especialista em comunicação conta com 28 anos de experiência na área do jornalismo e 19 anos de experiência na cobertura da Área do Ambiente e alterações climáticas.
A Green Media, Agência de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas, anuncia a nova cara do Comité do Programa de Sustentabilidade, Carla Castelo, especialista em comunicação conta com mais de 28 anos de experiência na área do jornalismo, 19 dos quais a acompanhar o Ambiente e as Questões Climáticas.
Desde janeiro de 2020 até março de 2021 exerceu funções como Assessora de Comunicação no Ministério do Mar, XXII Governo português. Recentemente, Carla Castelo, que vive em Oeiras, anunciou a sua disponibilidade para concorrer à Câmara Municipal como Independente, tendo como missão defender um novo modelo de desenvolvimento para o concelho.
Carla Castelo formou-se em Comunicação Social, Ramo Jornalismo, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, iniciando o seu percurso como jornalista no Público, em 1991. Um ano mais tarde, mudou-se para a SIC, acompanhando temas sociais e ambientais.
Concluiu a Pós-graduação em Ciências e Tecnologias do Ambiente pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, coordenou programas de televisão como “Terra Alerta” e “Economia Verde”, e foi galardoada com o Prémio Nacional do Ambiente “Fernando Pereira” da Confederação Portuguesa das Organizações Não Governamentais do Ambiente em 2014.
Durante 19 anos, Carla Castelo foi enviada especial para várias Conferências das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e tem um papel relevante como moderadora de debates e comentários de apresentações em várias conferências e seminários sobre Meio Ambiente, Sustentabilidade e Conservação da Biodiversidade.
Atualmente é Doutoranda em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Lisboa.
Para Carla Castelo, “É cada vez mais importante comunicar, contar as histórias relevantes, e envolver os cidadãos, as associações e as empresas na transformação positiva que precisamos para enfrentar a crise global do ambiente”.
Isabel Augusto salienta com especial distinção “Será um orgulho enorme poder trabalhar com a Carla Castelo projetos de solução e alteração que vão ter um contributo direto enorme para o ambiente. O conhecimento e a experiência que tem será uma mais-valia na orientação prática dos programas de sustentabilidade em curso, assim como, o seu contributo aportará não só a realidade de anos de trabalho de campo, mas também uma visão atual da área e da transformação para a economia e cidadania verde.”
A sua carreira profissional reflete a sua preocupação com a atividade humana com impacto crescente no ambiente, realçando a importância da comunicação no relato de histórias que têm como intuito consciencializar as pessoas, os decisores políticos e os líderes empresariais para a crise global do ambiente, incluindo para a crise climática.
Com o intuito de chegar às empresas sob o mote da Sustentabilidade, adquirindo novas medidas de preservação e proteção do ambiente, o Programa tem como compromisso a renovação de estratégias e iniciativas “green” para as empresas.
Francisco Ferreira, Presidente da Associação ZERO, Ricardo Ramos, Xico Gaivota Artista Plástico, Luísa Ferreira Nunes, Bióloga e Ilustradora, Maria Amélia Martins, Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia, Pedro Norton de Matos, Organizador e Mentor do GreenFest, Luís Quinta, Realizador e fotógrafo da vida selvagem, Sandra Cóias, Atriz e defensora dos direitos dos animais e de causas ambientais, Ana Pêgo, Autora e Bióloga Marinha fazem parte do Comité do Programa de Sustentabilidade.
