Por: Ana Teresa Penim
Lugar de Insólitos e Mistérios, Guerreiros e Boémios, Arquitetura e Natureza, História e Tradição, ninguém fica indiferente à cidade em que os homens andam de kilt, o castelo se impõe do alto dos rochedos, os menus de whisky têm várias páginas e o ambiente convida à intimidade e evasão.
Julga que conhece Edimburgo? Então faça o teste.
Sabia que…
… Edimburgo foi eleito Património da Humanidade em 1995?
… Em 2004 foi a primeira Cidade da Literatura, nomeada pela UNESCO, possuindo frases de poetas famosos em vários locais da cidade?
… Tocar no dedo do pé da estátua do filósofo David Hume, na Royal Mile, dá sorte?
… O One O’Clock Gun, que é diariamente é disparado às 13h (exceto Domingo) do Castelo de Edimburgo foi usado como um sinal horário para os veleiros no estuário do rio Forth?
… O relógio na torre do Hotel Balmoral, por cima da estação de comboios de Warverley, está dois minutos adiantado para que os viajantes apressados tenham tempo de apanhar o comboio? A única altura em que o relógio está certo é na passagem do ano (Hogmanay ) , em que serve para assinalar a contagem decrescente para as pessoas em festa na Princes Street.
… Muitos museus e galerias em Edimburgo são grátis?
… A região de East Lothian em que Edimburgo se situa possui o maior número de campos de golfe mais próximos uns dos outros, que existem no mundo?
… O Jenners é o department store mais antigo de Edimburgo e foi inaugurado em 1838?
… Existe um autocarro galeria grátis, que viaja diariamente de 45 em 45 minutos, entre o The Mound e a Galeria Nacional de Arte Moderna?
… O primeiro jogo internacional de rugby foi jogado em Edimburgo em 1871 e a Escócia ganhou a Inglaterra?
… A Capela de Santa Margarida situada no Castelo de Edimburgo construído em 1090 é o monumento mais antigo da cidade?
… Edimburgo é a única cidade a ter na lista de cidadãos um cão, chamado Greyfriars Bobby, ao qual foi concedido o prestigiado galardão Freedom of the City?
TOP 5 – ÁREAS DA CIDADE
1. New Town: com uma elegante arquitetura Georgiana, a cidade nova oferece um conjunto atraente de lojas com estilo, bares e restaurantes.
2. Old Town: com uma história fascinante e impossível de ignorar, cada um dos edifícios da teia antiga da cidade, ganhou por mérito próprio o seu lugar na história.
3. Leith: zona junto ao mar. Um lugar excelente para tomar uma refeição, beber um copo e shopping.
4. West End: lugar perfeito para descobrir boutiques de autor, recheado de opções gastronómicas.
5. Grassmarket: antigo mercado medieval e outrora Praça de execuções públicas, alberga agora um conjunto diversificado de pubs, restaurantes e boutiques, aconchegados sob a sombra do castelo.
Roteiro Comercial
Como qualquer outra cidade turística, Edimburgo está recheada de lojas de souvenirs, especialmente na Royal Mile. Em muitas delas predomina quinquilharia a baixo preço. Prefira algo de qualidade já que os artesãos escoceses fazem trabalhos fantásticos em tecido e em lã, especialmente em cashmere.
Se pretende mais do que uma memória visual, um bom whisky é uma excelente opção. Na Royal Mile Whiskies, na Royal Mile encontrará não só um leque enorme de whiskies vintage, como também uma parafernália de acessórios, livros, etc. Um verdadeiro tesouro para os amantes do whisky.
Não sendo prático visitar todas as lojas de sobremesas escocesas e de queijo, opte pelo típico Farmer’s Market, que decorre todos os sábados no Castelo das 9h às 14h, onde as principais lojas gourmet e produtores especializados têm stands.
Se procura pechinchas, visite as Charity Shops, nas zonas de Stockbridge, Morningside, Dalry e Gorgie.
Na Cockburn Street (que vai desde a Waverley Station e Princes Street Gardens, até High Street) encontrará pequenas lojas de discos (vinis) e de presentes peculiares.
Se quer ter a certeza de que compra o look da estação, vá ao Jane Davidson (moda senhora) e ao Pam Jenkis (sapatos), os quais figuram no top 50 dos retalhistas do Reino Unido escolhidos pela Vogue.






