Por João Alberto Catalão
Respirar é fundamental para viver. Inspirar é um processo repetitivo, vital para se sobreviver. Inspiração é uma atitude estratégica, vital para se motivar e mobilizar para novas e diferentes possibilidades.
Se por um lado todos reconhecemos que sem ar não vivemos e que a rotina, para além de aborrecida, tem enormes custos, por outro lado sabemos que a maioria dos profissionais escolhe esta altura do ano para pensar e para se inspirar para novas ações.
Somos, assumidamente, caçadores de padrões e, por muito que se deseje fazer evoluir algo em nós, e nas nossas empresas, somos confrontados com muitos sanas» e muitos «se». Por isso, precisamos de encontrar estímulos internos e externos que nos permitam passar do simples desejo ou da intenção de fazer para a concretização.
A boa notícia é que todos lidamos muito mal com o não acontecimentos». Daí apreciarmos as empresas e os profissionais que se destacam para além da norma. São eles que nos inspiram, com as suas ideias e com as suas ações, ou seja, com as suas inspira-ações.
O futuro está nas suas mãos. Tome-se a si próprio, e à sua empresa, fonte de inspiração, e por inerência fonte de diferenciação. Surpreenda-se agarrando sinais, transformando-os e devolvendo-os ao mercado num novo mix de atitudes e de ações. Como? Inspirando, transformando e expirando.
Passo a explicar:
Inspire: Para isso, ative e oriente a sua atenção para aquilo que é realmente importante. E o que é realmente importante para qualquer profissional? O contexto. Quanto mais observar tudo o que o rodeia, a montante e a jusante, mais inputs e conexões encontrará que lhe permitirão transformar no presente para criar o futuro.
Transforme: Esta é a verdadeira etapa da criatividade. O momento em que fará a digestão criativa dos inputs que recolheu no contexto. Grande parte da criatividade passa pela capacidade de recomposição de elementos que fomos inspirando (absorvendo) ao longo da vida. É aqui que se distinguem os profissionais capazes de conectar o não conectado. Aqueles que têm coragem para não se conformar com uma simples evolução adaptativa, ou com a replicação de soluções dejá vu.
Expire: Este é o momento da ação. É aqui que reside a inovação, ou seja, aquilo que conseguiu transformar e que irá concretizar na prática, de forma diferenciada. É aqui que surpreenderá o mercado. Recorde que o seu sucesso dependerá da revelação e da consistência do seu talento criativo. Em contínuo. Assuma um compromisso com o seu destino. São as suas inspira-ações que o irão conduzir aos territórios que quer conquistar.

