A dinâmica de mercado nos ligeiros de passageiros continua negativa em maio (-14%) em relação ao mesmo mês de 2022, pois a oferta cresce (+14%) e mantém-se acima da procura. Importação de ligeiros de passageiros continua a bater records face aos anos anteriores.
- O mês de maio mantém uma dinâmica de mercadonegativa (-14%) comparativamente com o período homólogo de 2022, com a oferta a crescer cerca de +14% face ao período homólogo, mas a procura a manter-se estável em relação a maio do ano passado. A dinâmica de mercado é negativa, face a maio de 2022, sobretudo nos carros acima de 30 mil euros (-19%), apesar da procura e da oferta terem aumentado.
- A transferência de propriedade de ligeiros de passageiros teve um decréscimo de -6% em abril de 2023, face ao mês homólogo de 2022. Regista ainda um decréscimo -16% em comparação com abril de 2019.
- No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), há um crescimento de +47% em maio, face ao mesmo mês de 2019, e de +9% face a 2022.
- O preço médio praticado pelos vendedores profissionais mantém-se estabilizado desde novembro do ano passado até ao momento, fixando-se em cerca de 23.750€. Esta evolução representa, ainda assim, um aumento de cerca de + 8% do preço face a maio de 2022, quando o valor médio se fixava em 21.900€.
- De acordo com os dados fornecidos pela BCA, os preços mantêm-se estáveis no comércio e no retalho em maio, uma tendência que já se tem vindo a verificar desde o início do ano.
- Segundo dados da ACAP, em maio verifica-se um aumento de +51,2% no total do mercado automóvel face ao mesmo mês de 2022, mas ainda abaixo do pré-pandemia. No acumulado do ano 2023, há um crescimento de 40,4%. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representaram cerca de 47% do mercado total de ligeiros em maio de 2023.
Lisboa, 06 de junho de 2023 – O Standvirtual realizou um webinar para apresentar o barómetro do mercado automóvel, em parceria com a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP). O evento online contou com o contributo de Pedro Alves (Diretor de Marketing do Grupo Gocial) e Luís Soares (COO do Grupo Auto-Industrial), além de Maria Neffe (Departamento Estatístico da ACAP), Daniel Rocha (Diretor de Estudos e Planeamento do Standvirtual), Pedro Soares (Diretor Comercial do Standvirtual) e Marvin Tortas (PR & Communication Specialist do Standvirtual). O webinar teve como principal objetivo divulgar os números mais dinâmicos verificados em maio de 2023 e analisar os temas mais recentes do mercado.
Sobre os incentivos fiscais à compra de carros elétricos, recentemente anunciados, Luís Soares, COO do Grupo Auto-Industrial, explica que “nos países onde já acabaram este tipo de incentivos, o mercado de carros elétricos já é muito maior do que em Portugal. Aqui, os portugueses fazem ainda um esforço financeiro para adquirir um veículo não poluente”, de forma que ainda faz sentido existirem incentivos. “Quando estes clientes se deslocam aos pontos de venda, já vêm bem informados. Têm de estar, para perceberem os impactos que estes veículos vão ter no seu dia a dia, sobretudo no que diz respeito às autonomias das baterias e localização de postos de abastecimento, para planearem os seus percursos. São pessoas tecnologicamente evoluídas e que têm forma alternativa de carregamento do veículo”.
Pedro Alves, Diretor de Marketing do Grupo Gocial, acrescenta que as vantagens fiscais fazem sentido “enquanto não tivermos uma maior quota de mercado que justifique interromper os incentivos”, que estão a ajudar “a implementar a eletrificação no mercado nacional”. “São muitas empresas que recorrem a estes incentivos e que alimentam o segmento. O particular ainda não tem capacidade para o investimento que está associado a uma viatura elétrica”. No geral, e relativamente ao atual contexto económico, “não sentimos um decréscimo assim tão acentuado da procura, no primeiro nível de conversão, devido às nossas campanhas. A conversão para fecho do negócio, na fase do financiamento, tem sido mais difícil nos últimos meses”.
Para assistir a todo o evento, basta visitar Barómetro do Mercado Automóvel – Maio 2023 – YouTube.

