Ÿ Desempenho impulsionado pelas divisões da DHL: As receitas do Grupo atingem 94,4 mil milhões de euros e o EBIT aumenta 6% para 8,4 mil milhões de euros
Ÿ O fluxo de caixa livre (excluindo fusões e aquisições) excede as expectativas em 4,6 mil milhões de euros
Ÿ Aumento dos dividendos propostos para 1,85 euros por ação; programa de recompra de ações aumentou em 1,0 mil milhões de euros
Ÿ A orientação EBIT 2023 abrange três cenários e varia de 6,0 mil milhões de euros a 7,0 mil milhões de euros, objetivo EBIT 2025 de mais de 8,0 mil milhões de euros
Ÿ Sustentabilidade: O Grupo atinge todos os objetivos não financeiros
Ÿ CEO Frank Appel: “Mais uma vez demonstrámos a capacidade que o nosso Grupo tem de superar cenários desafiantes e de olhar para o futuro na melhor forma de sempre”.
Lisboa, 14 de março 2023: O Grupo Deutsche Post DHL, a empresa líder mundial em logística, voltou a crescer de forma rentável no último ano financeiro. Com receitas de 94,4 mil milhões de euros, o Grupo excedeu o seu recorde do ano anterior em 15,5%. O salto nas receitas resultou inteiramente dos negócios internacionais das divisões da DHL, apesar de o comércio global e o comércio eletrónico terem sido normalizados em 2022, como se esperava, tendo-se verificado uma desaceleração no último trimestre. Consequentemente, os volumes de expedição foram ligeiramente inferiores ao máximo histórico de 2021. Graças a estruturas flexíveis, o Grupo conseguiu, no entanto, continuar a utilizar as suas redes globais de forma eficiente ao longo do ano. A empresa também beneficiou da crescente procura de cadeias de abastecimento resilientes na logística de contratos e, particularmente no primeiro semestre do ano, das elevadas taxas de frete no negócio de carga. Globalmente, o Grupo Deutsche Post DHL alcançou um novo recorde com lucros operacionais (EBIT) de 8,4 mil milhões de euros (2021: 8,0 mil milhões de euros). O principal impulsionador foi a evolução positiva dos lucros nas divisões DHL que operam internacionalmente e que geraram um EBIT de cerca de 7,6 mil milhões de euros (2021: 6,6 mil milhões de euros). A margem EBIT do Grupo foi de 8,9 por cento (2021: 9,8%).
“Demonstrámos resiliência e capacidade de inovação num ambiente desafiante. A nossa trajetória e a nossa estratégia continuam no bom caminho. Mais uma vez, os nossos agradecimentos aos nossos colaboradores pelo seu extraordinário empenho num ano desafiante”, disse Frank Appel, CEO do Grupo Deutsche Post DHL.
O grupo investe mais do que nunca e excede a orientação do fluxo de caixa livre
No ano passado, o Grupo Deutsche Post DHL investiu uma soma recorde de 4,1 mil milhões de euros (2021: 3,9 mil milhões de euros) no seu negócio operacional, bem como na digitalização e sustentabilidade. O Grupo fez progressos na expansão da sua frota de veículos elétricos, que cresceu em 7.000 para mais de 29.000 e-veículos em todo o mundo. Foram feitos mais investimentos para modernizar a frota de aeronaves da divisão Express e para construir novas bases de distribuição neutras em termos de CO2, na Alemanha. Foram feitos investimentos em termos de capacidades de triagem e soluções de e-fulfillment ao nível do comércio eletrónico. Houve também um aumento na eficiência devido a investimentos em soluções de automatização adicionais.
Excluindo aquisições, o fluxo de caixa livre atingiu um novo máximo histórico de 4,6 mil milhões de euros (2021: 4,1 mil milhões de euros). O fluxo de caixa livre ficou, assim, acima da expectativa mais recente de 4,2 mil milhões de euros e excedeu as orientações inicialmente fornecidas em março de 2022, em cerca de 1,0 mil milhões de euros. O fluxo de caixa livre incluindo aquisições e desinvestimentos ascendeu a 3,1 mil milhões de euros. Os pagamentos por aquisições e desinvestimentos, num total de 1,5 mil milhões de euros (2021: EUR 0,0 mil milhões), concentraram-se principalmente na aquisição da especialista em frete marítimo Hillebrand, cujas filiais foram perfeitamente integradas na divisão de Global Forwarding, Freight da DHL.
O resultado excecionalmente bom reflete-se também em rendimentos líquidos mais elevados. O Grupo Deutsche Post DHL aumentou o seu lucro líquido após participações não controladoras para 5,4 mil milhões de euros (2021: 5,1 mil milhões de euros). Os lucros básicos por ação ascenderam assim a 4,41 euros (2021: EUR 4,10).
Proposta de dividendos aumentou; programa de recompra de ações foi expandido
No contexto da evolução positiva dos lucros, o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal vão propor aos acionistas, na Assembleia Geral Anual de 4 de maio de 2023, um aumento dos dividendos para 1,85 euros por ação (2022: 1,80 euros por ação). Sujeito à aprovação dos acionistas, o Grupo pagaria assim um montante total de 2,2 mil milhões de euros. Com base na proposta de dividendos, o rácio de pagamento seria de 41% e dentro do corredor alvo de 40 a 60%.
O programa existente de recompra de ações 2022-24 será aumentado em 1,0 mil milhões de euros. O volume total ascende agora a 3,0 mil milhões de euros. Não há qualquer alteração na intenção de concluir o programa até ao final de 2024.
“Com a melhoria substancial dos ganhos, nos últimos anos, elevámos a nossa força financeira a um nível muito mais elevado. Este ponto de partida reforçado cria a margem de manobra financeira para continuar a investir no nosso negócio principal e para posicionar a nossa empresa como um investimento atrativo”, disse a CFO, Melanie Kreis.
Orientação: O Grupo espera um maior crescimento a médio prazo
À luz da incerteza contínua sobre o rumo de uma recuperação económica, a orientação do EBIT do Grupo 2023 contém três cenários e varia entre 6,0 mil milhões de euros e 7,0 mil milhões de euros:
- No caso favorável de uma recuperação que comece a meio do ano (recuperação em “V”), o Grupo espera um EBIT de cerca de 7,0 mil milhões de euros.
- No caso de uma recuperação que comece mais perto do final do ano (recuperação “em U”), o Grupo prevê um EBIT de cerca de 6,5 mil milhões de euros.
- No caso menos favorável de não haver uma recuperação significativa em 2023 (recuperação em “L”), o Grupo prevê um EBIT de pelo menos 6,0 mil milhões de euros.
Ÿ Ambiente: Com base em medidas específicas, o Grupo realizou uma poupança de cerca de 1 milhão de toneladas métricas de CO2e, conforme planeado. Para o próximo exercício financeiro, a empresa estabeleceu o objetivo de poupar cerca de 1,3 milhões de toneladas métricas de CO2e, com base em medidas ativas de descarbonização.
Ÿ Social: Com 83% (2021: 84%), o envolvimento dos colaboradores foi quase igual ao do ano anterior e excedeu o valor-alvo de mais de 80%. O objetivo para 2023 fiscal permanece inalterado com mais de 80%.
Ÿ Governance: A percentagem de certificados de formação válidos relevantes para a conformidade na gestão intermédia e superior atingiu 98% (2021: 96%) e ficou acima do objetivo para 2022 (97%).