- Iberdrola e bp chegam a um acordo estratégico para contribuir para a descarbonização dos transportes e da indústria.
- As empresas planeiam um investimento conjunto de 1.000 milhões de euros em 11.000 pontos de carregamento rápido, expandindo as infraestruturas necessárias para o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Portugal e Espanha.
As empresas incluem no seu plano o desenvolvimento conjunto de projetos de hidrogénio verde em larga escala em Portugal, Espanha e Reino Unido, aberto a outras geografias, com o objetivo de alcançar uma capacidade de produção de 600.000 toneladas por ano, integrada no desenvolvimento de novas capacidades renováveis.
Acelerando o carregamento rápido de veículos elétricos
A Iberdrola e a bp pretendem criar uma joint venture com um plano de investimento até 1.000 milhões de euros para implantar uma rede de 11.000 pontos de carregamento público rápidos e ultrarrápidos em locais de grande procura em Portugal e Espanha, expandindo significativamente o acesso à recarga tanto para veículos ligeiros de passageiros como para frotas de veículos pesados e carrinhas, acelerando assim a mobilidade elétrica.
O plano prevê a instalação e operação de 5.000 pontos de carregamento rápido até 2025 e atingir a meta de 11.000 até 2030. Para isso, a bp e a Iberdrola propõem incluir nesta joint venture os seus atuais e futuros centros de carregamento rápido.
As duas empresas colaboram para desenvolver soluções conjuntas para o carregamento público e doméstico no Reino Unido.
A Iberdrola oferece serviços de mobilidade abrangentes para cobrir todas as necessidades dos utilizadores de veículos elétricos: carregamento residencial, empresarial e público, incluindo soluções para transportes urbanos e pesados (eletrificação de autocarros e camiões).
A Iberdrola lidera a infraestrutura de carregamento público na Península Ibérica com mais de 2.500 pontos operacionais e muitos outros em desenvolvimento, com energia renovável para descarbonizar os transportes do início ao fim. Através da sua App, qualquer utilizador pode aceder a mais de 100.000 pontos de carregamento em toda a Europa com uma experiência totalmente digital. Tem ainda um vasto portfólio de clientes (34 milhões em todo o mundo).
O objectivo da bp é expandir rapidamente os seus pontos de carregamento de veículos elétricos a nível mundial e continuar a investir em infraestrutura de carregamento rápido e ultrarrápido. Os condutores de veículos elétricos já podem aceder à rede europeia da bp, com mais de 10.000 pontos de carregamento, especialmente no Reino Unido e na Alemanha.
A bp prevê utilizar parte da sua extensa rede, com 1.300 estações de serviço, como hubs de carregamento, para a joint venture em Portugal e Espanha. Desta forma, os condutores de veículos elétricos poderão carregar em estações seguras, com acesso a serviços de conveniência adicionais.
Produção de hidrogénio verde integrado em larga escala
As empresas planeiam constituir uma joint venture para a produção integrada em grande escala de hidrogénio verde em Portugal, Espanha e Reino Unido, bem como a produção dos seus derivados, como o amoníaco verde e metanol, com potencial de exportação para o noroeste da Europa.
Esta colaboração estratégica combinará a experiência reconhecida globalmente pela Iberdrola como líder no desenvolvimento de energias renováveis e na sua base global de clientes, com a experiência da bp em sistemas e processos de gás e sua base de clientes global.
O objetivo das empresas é desenvolver em conjunto centros de produção de hidrogénio em Portugal, Espanha e Reino Unido, com capacidade até 600.000 toneladas por ano, integrando uma nova capacidade em energias renováveis.
O projeto verde de hidrogénio da refinaria de Castellón da bp fará parte do acordo.
As duas empresas, juntamente com o Instituto Tecnológico de Energia, apresentaram o projeto Castellón à convocatória do PERTE da Cadeia de Valor do Hidrogénio do governo espanhol.
Do mesmo modo, os projetos industriais da Iberdrola em desenvolvimento, bem como novos projetos, farão parte do acordo.
A produção de hidrogénio verde apoiará a descarbonização da indústria e dos sectores de difícil descarbonização, com o potencial de exportar este hidrogénio para o noroeste da Europa.
Com base nesta colaboração em Portugal, Espanha e Reino Unido, a Iberdrola e a bp pretendem explorar potenciais oportunidades futuras de produção de hidrogénio verde noutras geografias.
O objetivo é concluir a constituição de ambas as joint ventures até ao final de 2022, sob reserva das necessárias autorizações regulamentares.