A Panerai, uma marca mundial de alta-relojoaria que combina o savoir-faire da relojoaria suíça e a excelência do design italiano, e a Razer, a marca líder mundial no estilo de vida para gamers, anunciaram a sua associação à organização ambiental sem fins-lucrativos Conservation International para apoiar a investigação das espécies marinhas. Esta parceria terá como foco a monitorização das raias-manta para recolher dados, como a temperatura, a profundidade e a localização, que, em conjunto com os perigos conhecidos e outras informações, podem ser usados para a gestão da conservação dos animais e do seu habitat.
O programa da raia-manta é dirigido pelo Dr. Mark Erdmann, ecologista de recifes de coral e conservacionista marinho de renome mundial da Conservation International, que afirmou: «Os dados desta investigação em curso sobre as raias-manta levaram ao desenvolvimento de meios de vida sustentável para as comunidades locais, apoiando a criação de novas áreas protegidas e alteração de políticas que protejam estas espécies e o seu meio ambiente. Estamos entusiasmados por alargar este programa junto com a Panerai e a Razer.»

Em outubro, na RazerCon, o evento digital anual da Razer para celebrar tudo o que está relacionado com o mundo dos jogos, as empresas anunciaram o compromisso em melhorar a literacia dos oceanos, apoiando uma causa no âmbito da preservação do mar.
Esta iniciativa contribuirá também para a missão «Iniciativa de conservação dos oceanos da Panerai», desenvolvida em parceria com a IOC-UNESCO no âmbito do programa de educação marítima das Nações Unida, a Década das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável. A «Iniciativa de conservação dos oceanos da Panerai» é uma campanha lúdica desenvolvida em 100 universidades de todo o mundo para explicar aos estudantes como uma marca de luxo, como a Panerai, pode ser uma força para o bem do planeta, graças ao seu compromisso sério com a sustentabilidade e a formação de milhares de alunos sobre a importância dos oceanos. A Razer também partilha da paixão da Panerai pela sustentabilidade e lançou o seu programa de dez anos para proteger a natureza e preservar o meio ambiente, #GoGreenWithRazer em 2021. Desde então, a Razer tem por objetivo tornar a sustentabilidade endémica para o universo dos videojogos e continua a oferecer à sua comunidade de jogadores mais formas de se envolverem nas suas causas ecologistas.
«O objetivo da preservação do oceano é uma consideração indispensável em tudo o que fazemos, nas fábricas e mais além. A nossa associação com a Razer e a Conservation International não é uma exceção e demonstra a nossa abordagem de 360º graus para melhorar o meio ambiente marinho. O projeto demonstra de forma convincente que salvaguardar a vida selvagem nos oceanos não é um jogo de soma zero. Muito pelo contrário, proteger a raia-manta apoia um ecossistema sustentável, incluindo as pessoas que fazem parte dele», afirmou Jean Marc Pontroué, CEO da Panerai.
«A sustentabilidade tornou-se numa parte importante de tudo o que fazemos, entrelaçando-se em todos os sectores do nosso ecosistema», disse Patricia Liu, Chefe de Gabinete da Razer. «Com o incrível apoio na nossa fervorosa comunidade, já alcançámos grandes marcos, como salvar um milhão de árvores em parceria com a CI. Agora que unimos forças com a Panerai, estamos a direcionar os nossos esforços para a conservação dos oceanos e estamos felizes de nos associarmos à CI uma vez mais, desta vez com o apoio do seu programa de monitorização das raias-manta. Além disso, no próximo mês de dezembro, a Panerai apresentará uma série de edição limitada de um relógio icónico com a estética característica da Razer e fabricado com materiais reciclados.
Crédito de fotografia: Conservation International/MV Erdmann