Estudo europeu da Adsmovil revela que maioria (55%) dos inquiridos prefere fazer compras online e receber a encomenda em casa, mas 27% ainda valoriza mais fazer compras em lojas físicas.
Compras in-app e motivadas por recompensas, como descontos e ofertas, são as principais preferências dos mobile gamers europeus.
Um estudo realizado pela Adsmovil, em colaboração com a Digital Turbine, visou descodificar os principais comportamentos de compra dos jogadores em dispositivos móveis. Os resultados revelaram que, para estes mobile gamers europeus, os anúncios em televisão (20%) e em computador (15%) são considerados menos eficientes em termos de retenção do que anúncios em tablets (21%) ou smartphones, com estes últimos a vencer com 42%.
Quando se trata do método de compra, 58% dos mobile gamers europeus admite ter preferência por realizar as suas compras dentro de aplicações específicas, destacando a relevância de as marcas investirem nestas plataformas no contexto digital atual.
Ao desvendar as nuances das preferências de consumo dos mobile gamers, o estudo revela informações valiosas para as estratégias de marketing digital das marcas para 2024, como é também o caso do potencial iminente do Retail Media como estratégia capaz de fazer frente ao fim das third-party cookies, com 42% dos inquiridos a consideram mais provável prestar atenção aos anúncios nos seus smartphones durante o próprio momento de compra.
No cenário europeu, 55% dos inquiridos revela optar por encomendar as suas compras online para serem entregues em casa, enquanto, no extremo oposto, apenas 3% assume escolher a opção de encomendar online para recolher numa localização conveniente, como é o caso dos smart lockers. Outros 27% revela ainda preferir a experiência de compra em lojas físicas, uma percentagem ainda relevante que demonstra a importância, para as marcas, de garantirem uma experiência de compra fluída para os seus consumidores, onde a omnicanalidade é um fator determinante.
Quanto às motivações de compra, 74% dos mobile gamers são principalmente influenciados por recompensas, como descontos e ofertas de produtos. Outros 70% destacam ser influenciados pela relevância dos produtos para os seus interesses pessoais, 67% revelam-se motivados por um serviço ao cliente excecional por parte das marcas, 62% valorizam produtos de alta qualidade e 42% sentem-se mais inclinados a comprar algo quando mantêm uma relação pessoal com a marca.
Por fim, com a proximidade à Páscoa, 43% dos inquiridos revela ter planos para adquirir os típicos chocolates associados a esta época, com outros 51% de olho na compra de peças de vestuário e 74% mais focados nas compras de supermercado.