Plataforma bracarense Lympid destaca estratégias para ajudar os portugueses a começar a investir em 2024
O ano de 2023 foi financeiramente desafiante para muitos portugueses, marcado pela forte pressão inflacionista nos preços de bens alimentares, bens de consumo básico e serviços em geral. Embora o cenário de inflação tenha vindo a verificar uma melhoria notável, a verdade é que a subida considerável das taxas de juro de créditos aos bancos, trouxe um novo encargo para a generalidade das famílias. Este é um cenário que não deverá sofrer alterações na primeira metade de 2024, pelo que procurar novas formas de aumentar os rendimentos deve ser cada vez mais uma prioridade.
A pensar em todos os que querem dar novos propósitos às suas poupanças, a Lympid, plataforma portuguesa que simplifica o acesso a produtos financeiros na blockchain, destaca os cinco pilares fundamentais para começar o novo ano a iniciar-se no mundo dos investimentos.
- Investir em literacia financeira:Só ao compreender os principais conceitos associados a esta área será possível tomar decisões orientadas para o sucesso. Existem vários meios de comunicação especializados, blogs e fóruns dedicados que podem esclarecer possíveis dúvidas. Apesar de no início a diversidade de termos e temas próprios da área poder parecer desafiante, não se deve subestimar os resultados que trazem pequenos progressos diários durante longos períodos de tempo.
- Definir o nível de risco: Antes de iniciar qualquer investimento, definir o tipo de risco que se está disposto a assumir, será talvez o mais importante dos fatores de decisão. Dados europeus comprovam que em Portugal se nota, ainda, algum receio no que toca a investimentos, facto que impediu os portugueses de beneficiarem de algumas valorizações dos últimos anos do mercado das ações. Não investir também comporta um risco de perdas, pelo que estabelecer-se um montante regular que se está disposto a investir e que não coloca em causa a subsistência pessoal e familiar é um passo a ponderar.
- Acompanhar o mercado:É fundamental estar a par e informado sobre os desenvolvimentos económicos e políticos que possam ter impacto nos investimentos – existem já várias plataformas que permitem uma visão desde a mais geral à mais detalhada do progresso dos mercados. Isto pode ajudar a tomar decisões informadas e a ajustar a carteira de investimentos conforme necessário. Manter-se atualizado é a chave.
- Diversificar a carteira: Distribuir os investimentos por uma variedade de ativos pode ser uma estratégia a ter em conta. Desde os ativos mais voláteis aos que permitem assegurar boas rentabilidades passivas, é assim possível reduzir o risco e até aumentar as possibilidades de maior sucesso a longo prazo, dado que uma fase atribulada numa área pode ser equilibrada pelo desempenho mais sólido noutra.
- Escolher a plataforma certa:Na era digital em que vivemos, priorizar a segurança e a transparência são passos importantes para começar qualquer investimento. Por isso, é fundamental escolher uma plataforma de investimento regulada e de confiança, por forma a garantir que todos os dados pessoais e financeiros estão devidamente protegidos.
A Lympid oferece a qualquer pessoa a possibilidade de aceder diretamente a produtos financeiros assentes em tecnologia descentralizada na blockchain, permitindo fazer transações de forma intuitiva e num processo 100% transparente, onde todas as decisões de gestão ficam do lado do utilizador.