A empresa descreve a direção e a política de gestão de “quebrar limites e ir mais além” durante a conferência de imprensa em Las Vegas.
O CEO William Cho e os principais executivos da LG Electronics apresentaram as estratégias que a empresa está a implementar para atingir o seu objetivo de Future Vision 2030, durante uma conferência de imprensa com jornalistas e meios coreanos realizada em Las Vegas, nos EUA, no dia 10 de janeiro.
O CEO deu início com a identificação dos três principais pontos de inflexão – eletrificação, servitização e digitalização – que acabarão por moldar os negócios e a experiência do cliente. A empresa pretende superar desafios, como incertezas persistentes no mercado e na supply chain, e acelerar o crescimento através da construção de uma organização com uma performance de alto nível, orientada para os resultados e com um espírito vencedor.
“Se 2023 foi o ano em que definimos a direção para novos rumos, faremos de 2024 o ano em que realmente aceleramos essas mudanças”, disse o CEO Cho. “A Future Vision 2030 funciona como uma promessa que fazemos ao mercado e aos nossos clientes, e, enquanto empresa, vamo-nos esforçar para a cumprir.”
Anunciado pelo CEO no ano passado, o Future Vision 2030 é o objetivo de longo prazo da LG de se transformar numa Smart Life Solution Company, que seja capaz de conectar e expandir a experiência do cliente em vários espaços, incluindo o doméstico, comercial, mobilidade e virtual.
Reforçar a competitividade futura através do investimento
O CEO Cho definiu a “Break Through Limits” (que podemos traduzir como “quebrar os limites e ir mais além”) como a frase-chave e a filosofia subjacente da política de gestão da empresa em 2024. Tendo já estabelecido três áreas de foco para o crescimento futuro – um modelo de negócios sem hardware, expansão B2B e o desenvolvimento de novos negócios – a LG fará agora um esforço total para otimizar ainda mais o seu portefólio.
Para começar, a empresa maximizará o potencial dos seus motores de crescimento futuro, expandindo o investimento com base nas prioridades estratégicas do negócio. Este ano, a empresa mais do que duplicará o seu nível de investimento – prepara-se para avançar com o investimento de oito mil milhões de dólares em I&D e outras áreas críticas para reforçar a competitividade.
Os negócios core com elevados níveis de crescimento e lucro também serão alvo de maiores investimentos em 2024. Estes incluem os negócios B2B, como componentes para veículos, AVAC, eletrodomésticos integrados e sinalética digital, bem como o negócio da plataforma webOS. A LG continuará a investir em novos negócios, como o carregamento de veículos elétricos (EV) e robótica, e já anunciou planos para investir mais de 40 mil milhões de dólares* até 2030 para transformar o seu portefólio no sentido do crescimento qualitativo do negócio.
Além disso, a partir deste ano, a LG vai procurar ativamente oportunidades de crescimento não-orgânico, tais como fusões, aquisições e parcerias, além de adotar estratégias destinadas a revigorar os seus motores internos de crescimento. A empresa também se vai concentrar em áreas tecnológicas revolucionárias que agregam valor ao cliente, como IA e realidade mista (MR).
O CEO identificou a recentemente criada Overseas Sales and Marketing Company como um ativo valioso para ajudar a LG a “quebrar os limites e ir mais além”. Desempenhando um papel importante no sucesso global da LG, esta nova organização foi responsável por aproximadamente dois terços das vendas totais da empresa. A Overseas Sales and Marketing Company implementa estratégias especializadas que têm em consideração as características únicas de cada região e mercado. Os esforços maximizaram a performance do negócios em todo o mundo e desempenharam um papel significativo no fortalecimento das capacidades e no crescimento das subsidiárias internacionais da LG.
Atingir as metas do ‘Triplo Sete’ para crescimento, lucro e valor
Negócios de serviços baseados em plataforma, negócios B2B e novos negócios – são três dos principais motores de crescimento com os quais a empresa pretende atingir a sua meta ‘Triple Seven’: uma taxa média de crescimento e lucro operacional de 7% ou mais, bem como um valor empresarial que se traduz num índice de EBIDTA de sete.
No ano passado, apesar do declínio da procura do mercado, a empresa teve uma performance impressionante graças ao crescimento do seu negócio B2B. Nos últimos cinco anos, a taxa composta de crescimento anual dos negócios B2B da LG ultrapassou facilmente os dois dígitos, sendo que a taxa média de crescimento anual das vendas globais atingiu os cerca de 8%.
A Vehicle Component Solutions (VS) Company também emergiu como um negócio-chave para a LG, alcançando vendas anuais de oito mil milhões de dólares* no seu 10º ano de existência. Espera-se que a transição global para EVs faça com que aumente também a procura de peças de alto valor, uma das principais áreas de especialização da VS Company.
Com base nos três pilares de infotainment para veículos (IVI), e-powertrains e faróis e luzes para veículos, a VS Company tem em projeção um crescimento rápido e contínuo. A partir de 2024, concentrar-se-á principalmente em garantir capacidades na área dos veículos definidos por software, expandindo a sua base de clientes de peças EV e fortalecendo a sua liderança em lâmpadas inteligentes. Para responder ao número crescente de novos pedidos, a empresa vai investir no aumento da capacidade de produção na América Central, América do Sul e Europa.
O negócio AVAC, outra parte importante do portefólio B2B da LG, está a crescer rapidamente em mercados emergentes, como a Ásia e as Américas Central e do Sul. Já nos mercados avançados, onde se inclui a Europa e a América do Norte – onde a procura por produtos mais ecológicos e de alta eficiência é cada vez forte –, continua a descobrir novas oportunidades.
O negócio de AVAC da LG pretende alavancar a competitividade dos seus componentes tecnologicamente avançados, como motores e compressores, para expandir a sua linha de produtos. Após estabelecer um consórcio para investigação avançada de bombas de calor no Alasca, nos EUA, em novembro, a LG planeia construir uma base de I&D na Europa este ano. A empresa pretende também ampliar o seu negócio com a introdução de produtos diferenciados de ar condicionado, como o Dedicated Outdoor Air System.
Reconhecendo que as empresas B2B têm menos impacto direto pela economia do que as empresas B2C, a LG está a reforçar ativamente o seu negócio B2B como forma de manter a estabilidade das vendas e dos lucros. A empresa anunciou planos para a expansão dos seus negócios B2B e pretende aumentar o volume de vendas para mais de 32 mil milhões de dólares* (o dobro do nível atual) até 2030 através do lançamento de uma variedade de novas solução de valor acrescentado.
A LG também vai acelerar a evolução do seu modelo de negócio global, entrando em áreas não relacionadas com hardware, como conteúdos, serviços e subscrições, para complementar as suas atuais empresas centradas em produtos, como Home Appliances e TV. Tirando partido das centenas de milhões de produtos LG já utilizados em todo o mundo como “plataformas”, a empresa espera gerar vendas e lucros contínuos.
Em linha com esta alteração no rumo dos negócios, a Home Entertainment (HE) Company pretende tornar-se numa empresa de plataforma de media e entretenimento e acelerar o crescimento do negócio da plataforma webOS. A HE Company está assim a reforçar rapidamente as bases do seu negócio de plataforma, expandindo o ecossistema webOS para incluir monitores inteligentes, sistemas IVI e outros fabricantes de TV. A LG espera que o negócio da plataforma webOS se torne num dos motores de crescimento com um maior potencial num futuro próximo.
A Home Appliance and Air Solution (H&A), cujo sucesso desempenha um papel proeminente no apoio à transformação de toda a organização da LG, também está a desenvolver um negócio de soluções para uma smart home que combina serviços e subscrições. O objetivo final da H&A Company passa por cumprir a sua visão “Zero Home Labor, Makes Quality Time”, que vai além dos eletrodomésticos para tornar a vida doméstica mais inteligente e conveniente do que nunca.
O negócio de subscrição, que abrange serviços “diários” que complementam os eletrodomésticos da LG, tem crescido a um ritmo acelerado na Coreia do Sul. A expansão internacional do negócio de subscrição está em curso, sendo que os mercados estratégicos da Ásia serão os primeiros, além da Coreia do Sul, a experimentar os seus muitos benefícios.
A percentagem das vendas totais da LG representada pelos seus negócios não relacionados com hardware – como o negócio de conteúdos e serviços baseados na plataforma webOS e o negócio de subscrição de eletrodomésticos – mais do que duplicou nos últimos cinco anos.
Além disso, a LG promoverá de forma intensiva a comercialização de ativos intangíveis, tais como as suas patentes essenciais standard em áreas críticas da tecnologia, incluindo comunicações, media, mobilidade e conectividade IoT. E, durante a sua recente reorganização, a empresa estabelecer novas entidades empresariais para comercializar o seu know-how na construção de fábricas inteligentes.
Paralelamente, a LG garantirá oportunidades de crescimento que oferecem um elevado potencial e um elevado grau de sinergia empresarial. Um excelente exemplo, a LG NOVA aumentará o seu fundo de promoção de start-ups para mais de 100 milhões de dólares até ao final de 2024, permitindo à empresa ajudar a descobrir novas tecnologias e soluções para impulsionar a inovação futura e liderar novos segmentos de negócios.
O negócio de carregamento de veículos elétricos recentemente criado pela LG está a emergir como um fornecedor abrangente de soluções de carregamento avançadas e soluções de controlo, diagnóstico remoto e capacidades de manutenção, bem como diagnóstico de baterias de veículos e uma infraestrutura robusta de produção e vendas. Com a entrada no mercado norte-americano, a empresa concluiu a construção de uma linha de produção de carregadores em Fort Worth, no Texas, nos EUA.
No segmento da saúde digital, a empresa está a expandir o seu negócio de telemedicina em cooperação com a Amwell, e também vai rever a viabilidade de oferecer serviços em áreas como prevenção, diagnóstico, pós-gestão e recuperação. Na realidade virtual, outra área de negócios promissora, a LG prepara-se para a comercialização de dispositivos RM. No final de 2023, a empresa estabeleceu uma unidade de negócios de realidade estendida (eXtended Reality) dentro da HE Company e continua a colaborar em soluções de realidade aumentada com vários parceiros tecnológicos.
Adicionalmente, o Chief Technology Office (CTO) da empresa, que lidera o desenvolvimento de tecnologias futuras, está a realizar programas intensivos de I&D para fortalecer a competitividade empresarial e descobrir novas tecnologias essenciais. Em particular, o CTO está concentrado em oito áreas da tecnologia: software, system-on-chip (SoC), IA, robótica, materiais e peças, standards, computação de próxima geração e cloud/data.
Acelerar a DX através de práticas baseadas em data e investimento em ERP de última geração
Através da transformação digital (DX), a LG vai proporcionar aos clientes experiências F.U.N. – First, Unique e New – e melhorar ainda mais o seu sistema de gestão centrado no cliente.
A empresa está a fazer investimentos de larga escala em IT para estabelecer uma DX efetiva em toda a organização. Além disso, a LG está a construir o N-ERP, ou Next-Generation Enterprise Resource Planning, para integrar e ligar perfeitamente os processos e sistemas de negócio da empresa. O Intellytics Customer 360, uma plataforma de dados de clientes que permite a gestão integrada de dados reunidos a partir de diversos pontos de contacto com clientes, será lançado globalmente a partir deste ano.
Os esforços de DX da LG vão além da inovação da experiência do cliente para a melhoria da eficiência da cadeia de valor, desde a compra e produção até à distribuição e vendas. No ano passado, ao aplicar DX a cada cadeia de valor, a LG aumentou a produtividade e a eficiência para um valor superior a 240 milhões de dólares*.
Transformação numa organização de alta performance e divulgação dos valores e filosofia “Life’s Good”
Ao falar com os colaboradores, o CEO Cho tem o hábito de citar o famoso estudioso americano da área da gestão, Peter Drucker: “A cultura come a estratégia ao pequeno-almoço”. O CEO acredita verdadeiramente que uma cultura organizacional forte é essencial para transformar uma estratégia numa boa performance.
Durante a sua CEO F.U.N. Talk com os colaboradores em dezembro, Cho descreveu a visão da empresa para 2024, que passa pela LG se tornar numa organização de alta performance, tendo afirmado que “para o conseguirmos, precisamos de conectar de forma intrínseca a nossa missão, visão e objetivos, e ter um foco incansável na execução.”
Unidos sob a promessa da marca – Life’s Good –, uma seleção de atividades integradas da marca, abrangendo marketing, ESG e CSR, terão início este ano. A empresa vai difundir os valores e a filosofia que sustentam o Life’s Good com o espírito de um corajoso otimista, ao mesmo tempo que potencia na marca um dinamismo jovem. Uma autoproclamada “corajosa otimista”, a LG é uma inovadora que enfrenta os desafios com ousadia, acredita na procura de oportunidades de crescimento, mesmo em tempos difíceis, e encontra soluções ao ouvir e prestar atenção aos seus clientes e aos mercados.
Os visitantes da CES poderão experimentar as mais recentes inovações da LG no seu stand na feira (#16008, Las Vegas Convention Center) de 9 a 12 de janeiro. Para mais informações sobre os produtos LG revelados na CES 2024, basta consultar o CES 2024 Press Kit.
* Taxa de câmbio: 1,250 wons coreanos por dólar