A FLOA, filial do grupo BNP Paribas e líder no mercado francês em pagamentos fracionados, anuncia as conclusões do estudo anual, realizado em conjunto com a Kantar. A pesquisa procura investigar o estado do consumo na Europa, o recurso a métodos de pagamento e, de uma forma mais aprofundada, o uso de novas modalidades de pagamento. No mercado português, 67% dos utilizadores de BNPL mudariam de loja ou marca caso exista esta modalidade de pagamento, um valor acima da média europeia (56%). Em Portugal, 42% dos consumidores recorrem ao BNPL pelo menos de vez em quando.
Para o consumidor português a diversidade da oferta de métodos de pagamento é essencial
No panorama nacional de consumo, 67% dos portugueses realizam compras online e existe uma preferência por produtos como férias (75%), entretenimento (62%) e tecnologia (35%). Por sua vez, num dos últimos passos da jornada de compra, o método de pagamento disponibilizado é o terceiro critério mais importante na escolha de uma marca em Portugal, enquanto que para a europa é o sexto. Para 1 em cada 3 portugueses (34%) este é um critério fundamental. É também uma etapa valorizada, na medida em que, no ponto físico, 46% dos portugueses abandonam a compra caso o seu método de pagamento não seja aceite – algo que incomoda 96% dos consumidores.
Portugueses valorizam a flexibilidade do BNPL, mas procuram uma experiência simplificada
O estudo revela que 42% dos portugueses utilizam BNPL pelo menos de vez em quando – um aumento de 5% face ao ano anterior – sendo que 46% já recorreram a esta modalidade em mais de oito compras ao ano. Apontado como o principal impulsionador do uso de soluções de BNPL, a nível nacional, está a flexibilidade que facilita a gestão de uma despesa inesperada (74%). Ao mesmo tempo, é valorizado como método de aquisição de bens de maior qualidade ou mais sustentáveis (57%).

Em relação às categorias de produtos, destacam-se a tecnologia (48%), os eletrodomésticos (47%), as férias (32%), a decoração de exterior (32%) e, por último, a mobilidade (27%).
Porém, a solução de BNPL deve ser simples, acessível e alinhada com a expectativa do consumidor português, uma vez que 88% dos inquiridos considera importuno o preenchimento de um formulário com informações pessoais excessivas , seja este online (85%) ou num ponto de venda físico (91%).
Alexandre Carrera Lejeune, Country Manager da FLOA em Portugal, refere que “o estudo realizado pela FLOA, em conjunto com a Kantar, foi indispensável para conhecer a opinião dos portugueses em relação ao BNPL. Os resultados demonstraram claramente que o BNPL é agora um método de pagamento indispensável. Deste modo, introduzimos a FLOA em Portugal alavancando a nossa experiência de mais de 20 anos de scoring, para proporcionar uma maior flexibilidade orçamental, mantendo o equilíbrio financeiro do consumidor.”

Enquadrado no cenário europeu, Portugal é o país com o menor número de utilizadores do e-commerce (67%), atrás de França (72%), Luxemburgo (75%) e Bélgica (75%). Por outro lado, a Alemanha e Itália apresentam a maior percentagem com 82%. Deste modo, ao entrar no mercado nacional, a FLOA vai fornecer um método de pagamento que vai apoiar e acelerar a digitalização do comércio local através de soluções de pagamento fracionado e diferido, no ponto de venda físico e online. A fintech está presente em mais cinco países e, atualmente, conta com cerca de 4 milhões de clientes. Assim, a FLOA, com mais de 20 anos de experiência no mercado francês, apresenta-se como uma solução 100% digital e segura. A empresa, que representa o segmento de BNPL do BNP Paribas, ambiciona estar, até ao final do ano, em 10 países.
O estudo realizado pela FLOA em parceria com a Kantar em 2022 contou com a participação de mais de 8.000 inquiridos distribuídos geograficamente em França, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica, Alemanha, Áustria, Países Baixos e Luxemburgo.

