A Accenture, a Microsoft e a Unilever completaram uma das maiores e mais complexas migrações de cloud na indústria de bens de consumo. A migração ajudou a Unilever – com mais de 400 marcas utilizadas diariamente por 3,4 mil milhões de pessoas – a tornar-se uma empresa cujas operações estão centradas na cloud.
A Accenture e a Microsoft, juntamente com a sua joint-venture, Avanade, trabalharam em estreita colaboração com a Unilever para concluir o processo de transformação digital em apenas 18 meses, com um mínimo de perturbação nas atividades comerciais. Esta migração ajuda não só a assegurar operações resilientes, seguras e otimizadas para a Unilever, como proporciona também uma plataforma de impulso à inovação e ao crescimento da marca.
Com o Azure como a sua principal plataforma de cloud, a Unilever é agora capaz de acelerar o lançamento de produtos, melhorar o serviço ao cliente e aumentar a eficiência operacional. Além disso, a mudança para o Azure alinha-se com o compromisso de sustentabilidade da Unilever, uma vez que este permite à empresa reduzir as emissões de carbono.
O investimento realizado possibilita uma maior agilidade digital e, por consequência, maior eficiência – o que proporciona à Unilever um maior poder computacional para explorar novas formas de trabalho. A adoção de uma abordagem centrada na cloud melhorará significativamente a resiliência empresarial da Unilever, reforçando a segurança e o controlo do panorama informático.
A Accenture, a Microsoft e a Unilever estabeleceram uma nova referência para a migração para a cloud na indústria de bens de consumo, a qual inclui:
- Desbloqueio de novas oportunidades de inovação, tais como a utilização de tecnologias industriais, nomeadamente no metaverso, utilizando dados, em tempo real, trabalhados por gémeos digitais para acelerar a visualização das fábricas do futuro, construindo-se sobre a plataforma de dados de cloud existentes para alimentar as perspetivas e previsões.
- Aceleração da capacidade de identificar tendências e tomar decisões. Ao potenciar o poder da cloud, a inteligência artificial e a sua forte base de dados, a Unilever pode prever e adaptar-se às necessidades do mercado de forma mais célere. Por exemplo, isto possibilita à Unilever alcançar avanços perpétuos na investigação e desenvolvimento, permitindo que novos produtos sejam desenvolvidos mais rapidamente e com maior eficiência.
- Inclusão da mais recente tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para conduzir melhores experiências. A aplicação do Azure OpenAI Service em todo o negócio da Unilever conduz a uma maior automatização, oferecendo melhores experiências aos clientes e empregados.
- Redução da pegada de carbono através da saída dos seus centros de dados e introdução do Green Cloud Advisor, o que facilita a transição da Unilever para um ambiente de cloud mais sustentável e eficiente.
Steve McCrystal, chief enterprise & technology officer da Unilever refere que “a Unilever é uma organização verdadeiramente movida por dados. Estamos a utilizar a tecnologia para tomar decisões mais informadas e de forma bem mais célere do que alguma vez tinha sido possível. Ao trabalharmos com a Accenture e com a Microsoft neste projeto de transformação global, podemos responder mais rapidamente às necessidades dos consumidores, alocar os nossos recursos de forma mais eficaz para nos concentrarmos no que impulsiona o crescimento, e trazer serviços e produtos para o mercado de forma mais rápida.”
Nicole van Det, senior managing director da Accenture e global account lead da Unilever, explica que “o caminho atual e futuro para a resiliência empresarial passa pela total reinvenção empresarial – que envolve a transformação de cada parte do negócio – tomando a cloud como ponto central. Com acesso às capacidades da cloud, incluindo a IA generativa, a Unilever tem a elasticidade para impulsionar a inovação mais rapidamente, acelerar o crescimento e continuar a marcar o ritmo como potência digital e líder na sua indústria“.
Judson Althoff, executive vice president and chief commercial officer da Microsoft mostra-se “orgulhoso de ter expandido, juntamente com a Accenture, a parceria de longa data com a Unilever. Com o Microsoft Azure a digitalização end to end da Unilever irá permitir uma rápida inovação em todo o seu negócio. Desde a utilização do metaverso na indústria, através das suas fábricas, até reimaginar como as suas linhas de negócio podem fazer mais com ferramentas como o Azure OpenAI Service, a abordagem digital-first da Unilever irá capacitá-la a crescer de modo mais resiliente e a ultrapassar o ritmo de inovação da indústria“.