O impacto do aumento dos preços de custo reduz a margem da empresa em 0,6 pontos e coloca a rentabilidade num dos valores mais baixos da sua história: 0,025€ de lucro por cada euro vendido, face aos 0,027€ de 2021.
- Após ter investido 140 milhões de euros em Portugal no ano passado, a empresa duplicará a aposta no país para 280 milhões de euros em 2023.
- A Mercadona alcançou um lucro líquido de 718 milhões de euros, mais 5% do que em 2021, e manteve a sua política de partilhar os lucros com os colaboradores, aumentando em 8% o valor distribuído, alcançando os 405 milhões de euros.
- A contribuição tributária da Mercadona para os cofres públicos de Portugal e Espanha foi histórica em 2022: cerca de 2.263 milhões de euros, mais 12% do que em 2021.
- No seu contributo para a criação de emprego estável e de qualidade, a empresa gerou 3.000 novos postos de trabalho com contrato efetivo, 1.000 dos quais em Portugal, e garantiu o poder de compra das 99.000 pessoas que integram a sua equipa com um aumento salarial em conformidade com o IPC de Portugal e Espanha.