A Kia, marca representada em Portugal pela Astara, vai participar oficialmente com dois carros e dois modelos diferentes, o Kia EV6 GT-Line e o Kia Niro EV no FIA Eco Rally Cup e no Campeonato de Portugal de Novas Energias (CPNE), duas competições exclusivamente dedicadas a modelos 100% elétricos, homologados para circulação em estrada e sem qualquer modificação.
Ao comando dos Kia estarão as experientes equipas Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo e Nuno Serrano/Alexandre Berardo. Nuno Serrano e Carpinteiro Albino, que contam agora com patrocínio oficial da Kia Portugal, obtiveram os títulos de campeões nacionais absolutos do CPNE, em 2021 e 2022, respetivamente.
No Eco Rally Cup, competição organizada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), a Kia irá participar em quatro provas, designadamente no Eco Rally da Comunidade Valenciana, de 4 a 6 de março; no Oeiras Eco Rally – Portugal, de 29 de abril a 1 de maio (que simultaneamente conta para o CPNE); no E-Rallye du Chablais – Suíça, de 18 a 20 de agosto e no III Eco Rally Bilbao, de 30 de setembro a 2 de outubro.
Para o diretor-geral da Kia Portugal, João Seabra, “a participação nestas provas representa um testemunho da abordagem da Kia à mobilidade sustentável, que combina a racionalidade com a emoção e o prazer de condução. Trata-se igualmente de uma excelente oportunidade para demonstrar a versatilidade e a eficiência destes dois nossos modelos 100% elétricos em condições especialmente exigentes. Em simultâneo, é para a Kia uma enorme satisfação poder contar com dois pilotos de sucesso”.
Para Eduardo Carpinteiro Albino, “este ano abraçamos um desafio mais ambicioso, com provas além-fronteiras, mantendo a nossa aposta em campeonatos descarbonizados e sustentáveis. Vai ser muito importante dispormos de veículos KIA, que são muito eficientes no consumo e nos permitem aspirar a bons resultados na vertente de eficiência energética. Temos de agradecer à KIA todo o empenho que tem demonstrado neste projeto, ao ACP, à PRIO e à FIDELIDADE, que mantêm o apoio a estas equipas, pois só com o contributo de todos conseguimos viabilizar este projeto.”
Nuno Serrano reforça os agradecimentos aos patrocinadores, nomeadamente “ao João Seabra e à KIA pelo entusiasmo no apoio à equipa, à PRIO por manter a sua confiança no nosso projeto desde 2020 e ao ACP e à FIDELIDADE que renovaram prontamente o seu apoio. Este ano, vamos participar pela primeira vez em provas internacionais no denominado Eco Rally Cup, promovido pela FIA no âmbito das novas energias, onde iremos tentar lutar pelos primeiros lugares com as equipas internacionais mais competitivas, bem como procurar revalidar os títulos de campeões de Portugal de novas energias. A equipa encontra-se empenhada na divulgação da mobilidade eléctrica e acredita que a competição automóvel descarbonizada é uma das melhores formas de lhe proporcionar notoriedade”.
EV6 e Niro: referências nos seus segmentos
O EV6, um dos automóveis mais premiados dos últimos anos em todo o mundo, e o novo Niro, que é já um sucesso de vendas em Portugal, são modelos fundamentais para acelerar a adesão aos modelos eletrificados. Ambos integram uma gama que, no âmbito do ambicioso plano de expansão que a marca tem em curso, será composta por 14 modelos elétricos até 2027, com uma cadência de, no mínimo, dois novos lançamentos por ano.
Galardoado com o título de “Carro do Ano” europeu em 2022, entre vários outros prémios nacionais e internacionais, o Kia EV6 é um crossover 100% elétrico que, na versão GT-Line, dispõe de um motor elétrico de 229 cv de potência, alimentado por uma bateria de 77,4 kWh. Os recursos de carregamento ultrarrápido de 800 V permitem realizar uma carga de 10 a 80% em apenas 18 minutos, enquanto a autonomia máxima apresenta um valor excecional de 740 km (em ciclo combinado, norma WLTP).
Quanto ao Niro, que acaba de chegar ao mercado com uma nova geração, representa uma proposta disruptiva de SUV compacto, cujo desenvolvimento teve como foco principal a resposta às crescentes exigências de consumidores com elevada consciência ambiental. O modelo dispõe de duas opções de propulsão à venda em Portugal, Híbrido (HEV) e 100% elétrico (EV). Com uma bateria de 64,8 kWh e um motor elétrico com 204 cv de potência, a versão EV oferece 604 km de autonomia (em ciclo urbano, norma WLTP) após um único carregamento.
Além do espaço referencial no habitáculo, que inclui materiais sustentáveis, o novo Niro destaca-se também por uma extensa lista de equipamento de série que proporciona um elevado conforto e segurança. Estão também disponíveis as mais recentes funcionalidades de informação e entretenimento e sistemas de conectividade de última geração.