A Vonzu, tecnológica do setor da logística e distribuição, apresenta três pontos essenciais para que as plataformas de comércio digital se preparem para a chegada do Natal
O Natal está a chegar e traz consigo as rabanadas, os sonhos, o Bolo Rei e, obviamente, o pinheirinho que só fica completo com presentes ao seu redor. A busca pela prenda ideal nem sempre é um processo fácil, mas é indiscutível que o comércio digital veio facilitar, em vários aspetos, esta tarefa.
Tendo em conta que se avizinha uma época caracterizada pelo elevado número de compras, é essencial que os negócios adaptem a sua operação atempadamente, por forma a serem capazes de corresponder ao que os consumidores exigem.
A pensar em todas as lojas online que se querem preparar da melhor forma para a avalanche de tráfego no Natal, a Vonzu partilha três dicas para dar razões para celebrar nesta época festiva:
1. Preparar o website da loja: é expectável que nesta altura do ano os negócios assistam a um maior tráfego online do que habitual, o que se traduz numa ótima oportunidade de aumentar o número de vendas – e de fidelização de clientes. Por isso, é essencial perceber, com antecedência, se a plataforma online será capaz de proporcionar a todos os consumidores a melhor experiência de compra possível, evitando situações desagradáveis que possam levar a desistências, como páginas indisponíveis ou demasiado lentas. É importante, ainda, confirmar se o website está a funcionar corretamente em diferentes dispositivos, desde computadores a telemóveis.
2. Entrar no espírito natalício: a falta de uma loja física não tem de ser uma desculpa para pôr de parte as decorações natalícias. De modo a corresponder ao espírito natalício, poderá ser uma boa ideia incluir no website da loja, e também nas próprias encomendas, imagens, animações e cores que remetam para esta época festiva. A venda de produtos especificamente pensados e desenhados para o Natal poderá ser também uma boa aposta. Por fim, a pensar em todos os amigos secretos, poderá ainda ser benéfico disponibilizar entregas customizadas que possibilitem ao cliente a escolha do local, da data e, até mesmo, do horário da entrega.
3. Agilizar o fim da compra: muitas vezes, a busca pelo presente perfeito é uma autêntica corrida contra o tempo e quanto menos impedimentos existirem, melhor será a experiência do consumidor. Sendo esta época festiva especialmente caracterizada pelo frenesim de compras, não só é importante agilizar este processo disponibilizando diferentes métodos de pagamento, mas também permitindo o seu parcelamento, por forma a garantir que o dinheiro não é um entrave. Além disso, de modo a evitar carrinhos de compras abandonados, é importante manter o processo de finalização o mais simples e imediato possível. Pedir ao comprador que crie uma conta ou que preencha uma longa página de informações poderão ser práticas dispensáveis nesta altura do ano.
É essencial tomar todas as medidas e precauções necessárias de modo a ser possível proporcionar uma boa experiência tanto aos clientes habituais quanto aos recém-chegados. Para ajudar no planeamento e organização ao nível da logística e distribuição, a Vonzu, tecnológica catalã, desenvolveu uma plataforma cujo principal objetivo é permitir aos negócios descomplicar várias tarefas nesta área. Só no presente ano, ajudou já a digitalizar cerca de 300 mil entregas em Portugal.