O novo Kia Sportage obteve a classificação máxima de 5 estrelas do Euro NCAP, principal organismo europeu independente dedicado a testes de segurança, registando ao longo de todo o processo de ensaios um desempenho de elevado nível que demonstra as suas excelentes características em matéria de segurança ativa e passiva.
Agora na sua quinta geração, o Sportage foi avaliado em quatro categorias: proteção de ocupantes adultos, de ocupantes crianças, assistência à segurança e proteção de utilizadores vulneráveis da via pública. Na primeira, relativa à proteção de adultos, o Sportage obteve 87%, um valor bastante elevado e que mereceu elogios do Euro NCAP face à forma como o habitáculo se manteve estável no teste de colisão frontal descentrada. Foram ainda registados bons níveis de proteção dos joelhos e fémur, tanto do condutor como do passageiro dianteiro, independentemente da altura dos ocupantes ou da posição dos bancos. Nos testes de proteção de ocupantes crianças, o modelo obteve uma pontuação de 86%, revelando-se bastante eficaz na forma como consegue minimizar o impacto em todas as partes fundamentais do corpo dos manequins representativos de crianças, neste caso de seis e de dez anos.
Os sistemas de assistência à segurança obtiveram uma pontuação de 72%. O Euro NCAP destacou o desempenho da Assistência Inteligente à Limitação de Velocidade e da Assistência à Manutenção da Faixa de Rodagem, cujo funcionamento é baseado em câmaras. Já o sistema de Travagem Autónoma de Emergência contribuiu para uma pontuação de 66% na categoria de proteção de utilizadores vulneráveis da via pública, merecendo uma menção especial a eficácia do sistema no reconhecimento de ciclistas.
Os resultados obtidos decorrem em grande medida da nova arquitetura do Sportage, designada N3, cuja estrutura inclui vários caminhos destinados à absorção de impacto, por forma a minimizar os efeitos no habitáculo. Para a proteção dos ocupantes contribui ainda a elevada rigidez torsional da carroçaria, obtida a partir de uma estrutura reforçada e de baixo peso.
Outras das novidades do Sportage são o sistema de Travagem Multicolisão e o airbag dianteiro central, o que eleva o número total de airbags para sete.

O conjunto de Sistemas Avançados de Assistência à Condução da Kia, destinados a promover uma elevada segurança passiva e ativa, fazem do Sportage um dos SUV mais seguros da sua classe. Nota também para o sistema eCall, que em caso de colisão ou a pedido do utilizador alerta automaticamente os serviços de emergência, fornecendo-lhes a localização do veículo por forma a garantir uma assistência mais rápida.
O responsável da Kia Europe para a área de Preço e Produto, Alexandre Papapetropoulos, salienta que “o novo Sportage é a reinvenção moderna de um dos modelos mais emblemáticos da Kia e é já a geração de maior sucesso até à data. O objetivo da marca foi levar a um novo patamar as suas características de segurança, fator que esteve desde o início no centro do processo de desenvolvimento. A classificação de 5 estrelas agora obtida é uma prova clara que a sua estrutura robusta, aliada a um amplo conjunto de tecnologias de assistência avançadas, aumentam a segurança dos ocupantes e de outros utilizadores da via pública, seja em que circunstâncias for”.
Fruto de um design elegante, mas musculado, bem como da engenharia focada no mercado europeu, o Sportage de quinta geração atingiu já um volume de vendas muito significativo desde o seu lançamento, com mais de 60 mil unidades comercializadas no corrente ano. A versão híbrida plug-in representou 27% dessas vendas, por via da excecional combinação entre mobilidade elétrica, carácter prático e conveniência de utilização, virtudes que lhe permitem destacar-se no segmento dos SUV eletrificados.