Criado em 2007 a partir de uma forte ambição – a de oferecer uma nova forma de fomentar a relação entre os restaurantes e os clientes –, o TheFork revolucionou a indústria com um novo modelo, único na Europa, que proporcionou o primeiro livro de reservas online para profissionais.
Numa altura em que a solução para descobrir os melhores restaurantes eram os guias em formato físico e o telefone a forma de reservar, o TheFork veio inovar no mercado ao facilitar a procura e reserva de restaurantes por parte dos utilizadores, que assim passaram a beneficiar de recomendações personalizadas graças a avaliações e opiniões de outros consumidores. Por outro lado, veio também simplificar a gestão das operações para os donos dos restaurantes, permitindo-lhes focar-se no core do seu negócio, na sua gastronomia e nos seus clientes.
“Tem sido uma jornada incrível e é com um enorme entusiasmo que olhamos para o futuro”, afirma Almir Ambeskovic, CEO do TheFork. “O TheFork evoluiu de uma pequena start-up para o principal player de reservas de restaurantes online, liderando o caminho rumo à digitalização da indústria e apoiando pequenas empresas. Vamos continuar a apoiar a indústria em todo o mundo no sentido de encher os restaurantes com uma comunidade global de clientes ansiosos por comer fora.”
15 anos de digitalização
Ao longo dos últimos 15 anos, a digitalização estendeu-se a todos os setores da economia. Muitas vezes, as pequenas empresas, as iniciativas de um único Chef que deseja partilhar a sua visão e os restaurantes não se encontram no mesmo patamar em relação à necessidade de operar de forma mais online para captar os seus clientes, tanto por falta de meios como por escassez de tempo.
As soluções oferecidas pelo TheFork, ferramentas simples e chave-na-mão mas também vetores de desempenho, são acessíveis a todos os tipos de restaurantes, desde aqueles com estrela Michelin ao restaurante mais pequeno de gestão familiar, e permitem otimizar a gestão das reservas, agilizar as operações, aumentar o tráfego e visibilidade e, em última análise, melhorar o serviço e fazer crescer a receita. Ao simplificar uma etapa fundamental – a reserva – e apoiar os restaurantes na sua transformação digital, o TheFork sentou mais de 420 milhões de clientes em restaurantes ao longo de 15 anos.
Atualmente, o TheFork é o líder europeu em reservas de restaurantes online, com 60 mil restaurantes parceiros em 12 países, 30 milhões de downloads da app, 20 milhões de avaliações publicadas pela sua comunidade ativa e mais de 20 milhões de acessos mensais1.
A evolução de uma indústria: crescimento e transformações
Além da digitalização, o setor passou por muitas mudanças, sendo que a pandemia de Covid-19 apenas acentuou algumas dessas transformações. O TheFork, em parceria com a Euromonitor, vem assim revelar as principais conclusões de um estudo2 que analisou o setor e a sua evolução nos últimos 15 anos.
Evolução económica (dados do Euromonitor2)
- O setor dos serviços de alimentação é um dos principais contribuidores para a economia da Europa, correspondendo a mais de 326.4 mil milhões de euros em volume de vendas em 2019, registando um crescimento de aproximadamente 7% no período 2013-19 e acrescendo aproximadamente 4% ao valor acrescentado bruto geral da Europa em 2019.
- Em 2020, a Covid-19 induziu bloqueios e restrições. Com proibições em relação a refeições fora, os serviços alimentares prestados aos consumidores na Europa viram o volume de vendas decrescerem aproximadamente 38% no período 2019-20. No entanto, durante o período 2020-21, à medida que os países da Europa aliviam as restrições e os consumidores regressam aos pontos de venda, o setor cresceu aproximadamente 23% para 250 mil milhões de euros em vendas em 2021 e empregou mais de 6.4 milhões de pessoas.
Visão geral da categoria (dados do Euromonitor2)
- Os restaurantes de serviço completo continuam a ser o formato de serviços alimentares dominante em toda a Europa, contribuindo, em 2021, com 97 mil milhões de euros em volume de vendas (aproximadamente 39% da quota do valor total), com mais de 326 mil pontos de venda.
- Os restaurantes de serviço limitado (fast food e 100% delivery/takeaway), o segundo maior canal de foodservice da Europa, ganharam aproximadamente 10 pontos percentuais de quota de valor em 2007-21, à medida que os consumidores mudaram para uma sociedade de ritmo acelerado com necessidade de alternativas mais rápidas e convenientes.
- Apesar do share de restaurantes independentes continuar a corresponder à maior fatia – de 91% face aos 9% dos restaurantes de redes –, os operadores de redes de toda a Europa superaram os operadores independentes graças à sua forte solidez financeira, o que os tornou resilientes perante as oscilações de volume, especialmente durante a pandemia de Covid-19. Além disso, os restaurantes de redes beneficiaram da sua exposição internacional, adaptando-se mais rapidamente às novas tendências e atraindo uma população mais jovem e rápida.
Era pós-digitalização, quais serão as próximas inovações?
Apesar de um contexto económico complexo e após dois anos de pandemia, as previsões mantêm-se positivas em relação ao crescimento da indústria: +7% em média anual até 2025, segundo dados do Euromonitor2. Com efeito, esta crise revelou a agilidade e criatividade da indústria, mas também a resiliência do consumidor europeu, que vê as refeições fora como parte integrante do seu quotidiano.
Num contexto em que a Covid-19 acelerou a digitalização da indústria, os desafios futuros do TheFork estão relacionados com o apoio ao tecido económico local dos restaurantes, prestando ajuda no momento de escalar os seus negócios. Para suportar as suas ambições, a empresa apostará na melhoria constante do seu software de gestão para oferecer soluções tecnológicas de ponta ao nível da gestão de reservas e Yield Management, e também para dar aos consumidores uma experiência cada vez mais personalizada, maximizando a sua satisfação e fidelização. O TheFork também está a acelerar a sua abordagem ao pagamento digital e à sustentabilidade, dois tópicos-chave para o futuro da indústria.
Pagamento digital
Com o crescimento da digitalização e à adoção dos pagamentos mobile e contactless, especialmente entre a geração mais jovem, os pagamentos através de mobile wallet aumentaram aproximadamente 33% no período 2014-19 (taxa média de crescimento anual)2. Além disso, com a Covid-19 a obrigar as pessoas a ficar em casa e a minimizar o contacto físico, os consumidores passaram dos meios de pagamento em dinheiro para os digitais. Esta tendência refletiu-se no aumento dos pagamentos por mobile wallet, crescendo quase 43% entre 2019 e 2021, um comportamento que se vai manter no futuro perante a crescente necessidade de conveniência dos consumidores. Veja-se que se prevê que os pagamentos por mobile wallet cresçam aproximadamente 16% entre 2021 e 2025 (taxa média de crescimento anual).
O TheFork antecipou essa tendência e acelerou o desenvolvimento de opções de pagamento digital com o lançamento do TheFork Pay em 2020. Esta solução de pagamento contactless através da app, que permite segurança, rapidez, simplicidade e limitação do contacto humano, acabou por se tornar numa opção amplamente popular, utilizada por mais de 25 mil restaurantes em França, Itália e Espanha.
De forma a continuar a oferecer aos restaurantes uma solução cada vez melhor e resolver o problema relacionado com o pagamento, o TheFork aumentará o investimento em especialistas e equipas de produto dedicados ao TheFork Pay e planeia lançar de forma massiva o pagamento por QR code na mesa até ao final do ano – em 200 restaurantes no segundo trimestre e mais de mil no final do ano.
Além das inovações levadas a cabo no TheFork Pay, a empresa também está a potenciar o desenvolvimento do seu Gift Card, o primeiro cartão-presente que permite que os utilizadores desfrutem de uma experiência de restauração em mais de 25 mil parceiros, incluindo os MICHELIN. Este produto foi pensado, desde a sua génese, para apoiar a indústria.
Lançado durante a pandemia, 100% do valor do Gift Card destina-se ao restaurante. A ambição do TheFork passa assim por injetar dinheiro no setor e gerar fontes adicionais de receita para os donos de restaurantes, além de alcançar novos clientes e fidelizá-los. Tendo em conta que o valor gerado pelo vale-presente é muito relevante para apoiar pequenos negócios locais, o TheFork, para reforçar os seus efeitos positivos, ofereceu também este produto às empresas. O Gift Card permite assim que as chefias agradeçam aos seus clientes e colaboradores com um presente em formato de experiência única ao mesmo tempo que apoiam os restaurantes.
Projetos de sustentabilidade para um crescimento responsável
O interesse pelo desenvolvimento sustentável e pela procura de alimentos locais, com um impacto reduzido no meio ambiente, também cresceu nos últimos anos. De facto, de acordo com os dados do Euromonitor3, em 2021, aproximadamente 26% dos inquiridos na Europa indicaram que procuravam produtos de origem sustentável no momento da compra de produtos alimentícios, sendo que cerca de 13% afirmaram estar dispostos a pagar mais por produtos de origem sustentável.
Tendo em conta que a procura global por alimentos gera entre 22% e 37% das emissões de gases com efeito de estufa4, os hábitos alimentares e de produção devem mudar para uma abordagem mais positiva, e todos os participantes do setor têm um papel a cumprir. O TheFork implementou assim um plano de ação baseado em dois pilares.
Abordagem mais ampla à sustentabilidade:
Pensar em sustentabilidade vai muito além das alterações climáticas, considerando embarcar na certificação B-corp para contribuir positivamente junto dos colaboradores, comunidades, meio ambiente, etc.
Sobre o combate às alterações climáticas:
- Minimizar a pegada de carbono, posicionando a empresa no caminho da neutralidade carbónica num curto espaço de tempo;
- Influenciar o ecossistema do TheFork de utilizadores e restaurantes e apoiar a mudança da indústria para comportamentos mais sustentáveis;
- Envolver e educar os funcionários através de workshops com ativistas e agentes de mudança capazes de ampliar a capacidade da empresa de impactar o seu ecossistema.
1 Dados internos do TheFork.
2 Dados do Euromonitor em países europeus (França, Itália, Espanha, Suiça, Reino Unido, Portugal e Países Baixos).
3 Estudo do Euromonitor com 5.024 inquiridos (França, Itália, Espanha, Suiça, Reino Unido, Portugal e Países Baixos).
4 Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), 2013