Kingfisher plc (“empresa”, “grupo” ou Kingfisher’), proprietária da Brico Depôt Iberia, apresentou os resultados financeiros do terceiro trimestre 21/22.
Principais indicadores
- Resultados positivos das vendas em todas as divisões e categorias durante dois anos, tanto no canal de retalho como no profissional.
- Crescimento da quota de mercado, impulsionado pelo cumprimento das prioridades estratégicas da “Powered by Kingfisher“.
- Gestão eficaz de stock, logística e pressões inflacionárias.
- Início positivo do quarto trimestre.
- A execução estratégica e as novas tendências do setor oferecem a oportunidade de um crescimento sustentável a longo prazo.
- Iniciamos um programa de recompra de ações com um valor de 300 milhões de libras; até agora foram incluídas cerca de 67 milhões de libras.
Vendas não auditadas do terceiro trimestre 21/22 (três meses até 31 de outubro de 2021)
Vendas
2021/22 |
% Total
Variação |
% Total
Alteração |
% LFL
Variação |
% LFL
Variação a 2 anos |
|
£m | Reportado | Moeda constante | Moeda constante | Moeda constante | |
UK e Irlanda | 1,544 | (2.1)% | (1.9)% | (3.5)% | +15.7% |
– B&Q | 962 | (5.3)% | (5.2)% | (5.6)% | +17.1% |
– Screwfix | 582 | +3.9% | +4.0% | +0.2% | +13.0% |
França | 1,111 | (9.5)% | (4.1)% | (4.3)% | +14.1% |
– Castorama | 570 | (12.0)% | (6.8)% | (6.1)% | +15.7% |
– Brico Dépôt | 541 | (6.7)% | (1.0)% | (2.3)% | +12.4% |
Outras Internacionais (ex-Rússia) | 591 | +1.2% | +9.3% | +5.3% | +15.3% |
– Polónia | 420 | +1.4% | +10.0% | +4.9% | +12.7% |
– Península Ibérica | 89 | (7.3)% | (1.9)% | (1.9)% | +15.9% |
– Roménia | 78 | +6.4% | +14.6% | +17.2% | +29.2% |
– Outras | 4 | n/a | n/a | n/a | n/a |
Total Grupo (ex-Rússia) | 3,246 | (4.2)% | (0.8)% | (2.4)% | +15.0% |
– Rússia | – | (100.0)% | (100.0)% | n/a | n/a |
Total Grupo | 3,246 | (6.3)% | (3.0)% | (2.4)% | +15.0% |
- Resultados positivos com um crescimento de 15% em dois anos, com um aumento do tráfego e do valor médio das transações.
- Demanda resistente face à forte comparação do ano anterior; as vendas totais (sem a Rússia) caíram 0,8% em moeda constante (as vendas LFL caíram 2,4%).
- O compromisso omnicanal continua a ser alto, com um crescimento de 133% das vendas e-Commerce em dois anos, representando 16% das vendas do Grupo.
- O forte impulso continuou no quarto trimestre; as vendas LFL do quarto trimestre de 21/22 (até 13 de novembro) aumentaram 13,2% em dois anos (LFL aumentou 0,4%).
Perspetivas económicas para o segundo semestre
A seguinte orientação aplica-se no caso de não a ver mudanças adversas nas medidas relacionadas com a COVID-19 (por exemplo, novas restrições que resultem no encerramento de lojas ou showrooms, ou restrições de entrada nas lojas em função do estado de vacinação):
- Bom início do quarto trimestre, com um aumento de 13,2% das vendas LFL a dois anos (até 13 de novembro) e +0.4% LFL.
- Espera-se que as vendas LFL se situem no limite superior da faixa que projetámos anteriormente no segundo semestre (-7% a -3%; LFL correspondente a dois anos de +9% a +13%).
- Espera-se que o lucro anual ajustado antes dos impostos fique entre os 910 e os 950 milhões de libras.
Principais indicadores na Península Ibérica (em moeda constante)
A Brico Depôt Iberia registou uma redução das ventas LFL de 1,9% e um aumento de 15,9% das ventas LFL a 2 anos.
Mike Foulds, CEO da Brico Depôt Iberia, declarou que “estamos orgulhosos por registar mais um trimestre sólido, as nossas equipas continuam centradas em dar resposta às necessidades dos nossos clientes em Espanha e em Portugal em condições difíceis de mercado ao nível da cadeia de abastecimento e das matérias-primas. Continuamos a aumentar os nossos clientes, oferecendo-lhes um serviço de click & collect líder no mercado em menos de uma hora e a maioria das entregas ao domicílio em 24 horas”.
Destaque do terceiro trimestre
Alterações climáticas
Continuamos a cumprir os nossos objetivos de redução de carbono baseados na ciência até 2025, que são conscientes com as reduções necessárias para manter o aquecimento global em 1,5°C. Os nossos objetivos foram aprovados pela Iniciativa de Objetivos Baseados na Ciência (SBTi) em junho de 2021, o que coloca a Kingfisher entre um número muito reduzido de retalhistas de todo o mundo que têm este compromisso.
Através da nossa parceria com o programa “Race to Zero Retail Breakthroughs” das Nações Unidas, participamos na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26) em conjunto com outros retalhistas líderes, para partilhar boas práticas e apoiar mais retalhistas de todo o mundo para que tomem medidas.
Os nossos objetivos baseiam-se nos importantes avanços realizados para reduzir a pegada ambiental das nossas marcas e produtos de retalho. Os mais proeminentes são:
- B&Q, Screwfix, Castorama França, Brico Dépôt França e Brico Dépôt Iberia já compraram 100% da eletricidade com baixas emissões de carbono;
- Uma pontuação de ‘A-‘ na última iniciativa de divulgação de mudanças climáticas do CDP;
- Manutenção da nossa classificação “AAA” da MSCI;
- A B&Q, como o maior centro de jardinagem do Reino Unido, está a trabalhar para oferecer “100% livre de turfa” em todo o composto até 2023.
Além disso, em junho de 2020, assumimos um novo compromisso de ser positivos para as florestas, “criando mais florestas do que as que utilizamos”, até 2025. Além do nosso compromisso de garantir que toda a nossa madeira e o nosso papel sejam de origem responsável até 25/26, somos também membro fundador da iniciativa “Forest allies” da Rainforest Alliance, que investe em importantes projetos de reflorestação e florestas comunitárias na Indonésia, Peru, Colômbia, Guatemala e Camarões.
Situação operacional
A Kingfisher mantêm o seu compromisso de satisfazer as necessidades dos clientes de forma segura e de garantir a segurança e o bem-estar dos trabalhadores. As medidas de segurança relacionadas com a COVID-19 permanecem em vigor em todas as nossas lojas e locais.
Todas as lojas do Grupo permanecem abertas. Na Roménia, a 25 de outubro de 2021, foram impostas restrições nacionais para limitar o acesso às lojas de retalho (exceto as lojas de alimentação independentes, as farmácias e as gasolineiras) a clientes que podem demonstrar (através de certificados sanitários) o seu estado de dupla vacinação ou a sua recuperação do vírus. A partir de 16 de novembro de 2021, cerca de 35% da população romena foi vacinada. Espera-se que as restrições atuais se apliquem, pelo menos, até ao início de dezembro de 2021.
Para mais informações sobre a atualização financeira do 3.º trimestre da Kingfisher, consulte: www.kingfisher.com/investors.