O aumento do recurso ao digital nos últimos dois anos tem contribuído para uma valorização da promoção de marcas e conteúdos, ao mesmo tempo que acompanha as tendências de migração das empresas para plataformas digitais.
A Páginas Amarelas, agência de Marketing Digital, salienta como o investimento neste setor representa uma otimização de investimentos que, na realidade, permite às empresas poupar, ao tornar possível:
- Monitorar conversões: as conversões, isto é, uma ação que o utilizador pode fazer num website ou numa campanha e que pode ser medida, através de um click num botão ou de um preenchimento de formulário, por exemplo, são facilmente mensuráveis em plataformas digitais. Esta monitorização permite otimizar investimentos através da análise de resultados das campanhas de Marketing Digital;
- Otimizar o Customer Acquisition Cost (CAC): o CAC reflete o custo por aquisição de cliente, tendo em conta os recursos investidos em cada aquisição. Este é um dado que, em campanhas de Marketing Digital, é bastante reduzido. Meios como e-mail marketing, ou conteúdos em redes sociais têm custos de produção pequenos, logo vão refletir-se positivamente no CAC;
- Criar awareness: atingir o topo do funil de vendas nunca foi tão fácil. Ferramentas de Marketing Digital proporcionam que, a um custo reduzido, se gira conhecimento sobre uma marca ou produto, ou seja, awareness. A produção de conteúdo online e gestão de campanhas digitais está cada vez mais democratizada, por isso, acessível a todos por custos residuais;
- Segmentar públicos: uma das grandes vantagens do Marketing feito no digital é que a segmentação de públicos é uma ferramenta disponível em campanhas online. Se o investimento for corretamente direcionado existe rentabilização, pois as empresas acabam por chegar apenas às pessoas que efetivamente façam sentido para a sua marca ou produto;
- Atualizar estratégias digitais: a realidade online está em constante movimento e o mesmo pode ser dito sobre formatos e meios de Marketing no digital. Neste sentido, é fundamental não ficar para trás da concorrência ao não atualizar estratégias no digital. Ninguém compreende estas mudanças melhor do que uma agência de Marketing Digital, sendo estes os mais indicados para garantir que os negócios estão sempre um passo à frente. É um investimento facilmente otimizado, devido à expertise dos consultores.