Dois pilotos profissionais, a mais de 3.000 quilómetros de distância e o mesmo objetivo: garantir que o CUPRA Born seja pura emoção ao volante. “A inspiração para todos os CUPRA são os carros de corrida, e os pilotos são os que os conduzem melhor”, diz Marta Almuni, Diretora Técnica de Desenvolvimento do CUPRA Born. Foi assim que Jordi Gené e Mattias Ekström, pilotos de CUPRA Racing, contribuíram para o desenvolvimento do primeiro carro 100% elétrico da marca.
-Desempenho ao mais alto nível. “Queremos que os veículos da CUPRA sejam precisos, dinâmicos e transmitam muito bem as sensações da estrada”, explica Almuni. E acrescenta: “Isso é algo que os pilotos sabem identificar muito bem, por isso aproveitamos a sua experiência para nos aconselhar em que pontos temos de trabalhar para alcançar este sentimento”. Uma experiência que já começou com o desenvolvimento do CUPRA Formentor e com a qual a marca quis voltar a contar para aumentar o desempenho do seu primeiro 100% elétrico.
Segundo Ekström, a sua tarefa neste processo é “conduzir o carro até ao limite para ver como reage, testar o seu toque e transferir estes detalhes para os engenheiros“. Este é o trabalho de equipa que tem mais valor para Gené: “Os condutores vêm de um mundo em que não há impossíveis“, diz, “é por isso que podemos trazer outro tipo de mentalidade e identificar as sensações que vão tornar o carro mais interessante e vai levar a uma melhor experiência para os nossos clientes.”
-Entre um lago congelado e as pistas de corrida. Nas fases iniciais de desenvolvimento, os pilotos testaram o carro nos terrenos mais exigentes. “Asfalto seco e húmido, com gelo, cascalho, neve, estradas poeirentas ou escorregadias… temos assegurado que o carro funciona em todos os lugares”, explica Ekström. Por esta razão, o piloto viajou para a Lapónia para realizar alguns testes nos trilhos de um lago gelado. O objetivo era garantir que o carro transmitia todas as sensações ao condutor. “O CUPRA Born é tão versátil que pode ser usado pelo condutor mais cauteloso ou por uma pessoa que procura a diversão de conduzir ao máximo”, sublinha Ekström. Isto é possível graças ao Controlo Dinâmico de Chassis (DCC), que pode ser alterado instantaneamente de acordo com as necessidades do condutor, no modo Range, Confort, Performance, Individual ou CUPRA.
– Velocidade, potência e emoção. A ajuda dos pilotos no desenvolvimento do CUPRA Born permitiu criar um carro muito ousado. Por exemplo, “em condições de segurança, como num circuito fechado, o CUPRA Born permite desligar o ESC para experimentar a condução sem assistentes e dar-lhe um acréscimo de emoção“, explica Gené. Outro resultado do trabalho conjunto é o e-Boost, “um elemento de sobrepotência pontual que pode ser usado com o modo CUPRA“, diz Almuni. Esta opção oferece mais 27 cv no tempo desejado entre 80 e 120 km/h e estará disponível em 2022 na versão de 204 cv, resultando em 231 cv (170 kW). “Os carros elétricos também podem ser muito divertidos, e a prova disso é o CUPRA Born“, diz o piloto.
– Precisão acima de tudo. Outra das áreas em que se tem trabalhado é a direção. “O Born é o primeiro carro de tração traseira da CUPRA, tornando a precisão da direção um desafio adicional”, expõe Almuni. “A primeira vez que o apanhei tinha muita rotação e era difícil entrar na esquina, mas agora, com a direção progressiva, conseguimos adicionar à experiência de condução uma sensação 100% CUPRA”, acrescenta Gené. Para além da potência e da direção, os travões foram também submetidos ao escrutínio dos pilotos, que contribuíram para melhorar a sensação do pedal, graças ao aumento da sua dimensão e à otimização da dosagem da distância de travagem e da sua redução.
Potências:
150 CV (110 kW)
204 CV (150 kW) – Pacote disponível e-Boost – 231 CV (170kW)
Pacote e-Boost:
77kWh – Aceleração de 7,0s (0-100km/h) – Autonomia de cerca de 540 km
58kWh – Aceleração de 6,6s (0-100km/h) – Autonomia de cerca de 424 km