Até 2026, o objetivo é desenvolver na totalidade produtos ecodesenhados
A Decathlon, marca fabricante em Portugal desde 1993, reforça a sua vertente de sustentabilidade e economia circular com a implementação de serviços como o Trocathlon, Serviço de Aluguer, projeto Segunda Vida e o aumento de produtos ecodesenhados, cujo objetivo é, até 2026, produzir na totalidade apenas este tipo de produtos.
As equipas de conceção de produto que se comprometem, diariamente, em oferecer produtos de elevado desempenho e máxima eficiência, sempre com o foco na qualidade e inovação de produtos desportivos técnicos, estão por isso cada vez mais empenhadas em contribuir para a redução do impacto ambiental no planeta e sensibilização da comunidade sobre como prolongar a vida útil dos produtos, tornando ao mesmo tempo o desporto acessível a um maior número de pessoas.
Com base nas avaliações e opiniões dos clientes, os criadores dos centros de produção têm a possibilidade de melhorar, de forma contínua, a qualidade dos produtos de marca exclusiva, exemplo disso é a possibilidade de retirar um produto de venda, se tiver uma avaliação média inferior a 3 estrelas sobre 5.
Em 2020, a Decathlon produziu em Portugal para a Europa cerca de 1 300 000 bicicletas, 66 000 mesas de ping-pong, 6 000 tabelas de basquetebol e 2,4 milhões pares de calçado desportivo. No ano corrente, destacam-se mais de 185 000 avaliações em produtos registados, com uma nota média de 4.35, o que evidencia a qualidade comprovada dos produtos e, acima de tudo, a relação de confiança dos clientes com a marca.
A par da aposta em produtos ecodesenhados, a Decathlon desenvolveu projetos que pretendem ir ao encontro da economia circular. Conta assim com o serviço Trocathlon, que dá oportunidade aos clientes venderem os seus artigos desportivos usados e trocarem por material desportivo novo para a sua prática desportiva ou mesmo para iniciarem um novo desporto.
A iniciativa Segunda Vida, assume-se, também, como um projeto inovador no combate ao desperdício e uma forma de reduzir o impacto ambiental. O objetivo é recuperar produtos danificados, devolvidos ou de exposição, e colocá-los, posteriormente, à venda a um preço competitivo e com a vantagem de terem garantia.
Com o serviço pós-venda da Decathlon (https://support.decathlon.pt/), cada cliente pode solicitar o contacto de um técnico especializado, ou obter mais informações no site, com o intuito de prolongar a vida útil do produto adquirido. A marca de artigos desportivos dispõe ainda do serviço de aluguer em que o cliente pode experimentar até 10 desportos, sem ter de adquirir o material no fim da sua utilização.
A marca Decathlon, com consciência do impacto e responsabilidade social que a atividade representa, continua focada em fazer a diferença, sendo o seu objetivo cuidar do planeta e construir uma relação de confiança com os clientes, através da oferta de produtos 100% sustentáveis e ecológicos e sempre com a garantia da qualidade.