O AM Experience Group, empresa especializada em criar experiências de entretenimento familiares, está a comemorar 20 anos e a efeméride coincide com o reposionamento do grupo que, não só redefiniu o seu propósito, como lançou as bases para o crescimento e a expansão internacional da empresa. Após uma quebra no volume de negócios de 60%, resultante da pandemia Covid-19, o AM Experience Group prevê recuperar já este ano a faturação de quatro milhões de euros registada em 2019.
“2020 foi um ano muito difícil para a indústria criativa e do entretenimento, na qual nos inserimos. Vimos eventos e instalações que tínhamos contratualizados serem adiados ou cancelados face às restrições. Vimos os orçamentos de marketing alocados a projetos de iluminação serem cortados e, no geral, sentimos que estávamos a entrar numa nova fase. Contudo, não baixámos os braços. Aproveitámos esse ‘tempo’ para refletir sobre onde nos queríamos posicionar e planear o futuro”, explica Nuno Barbot. O CEO do AM Experience Group acredita que, com o atenuar das restrições, abre-se um período em que as pessoas urgirão em envolver-se em novas experiências após meses confinadas. Antecipando essa fase, o grupo reestruturou-se, reforçou as equipas com o objetivo de aumentar a oferta de serviços e, assim, ir ao encontro das tendências do mercado.
Focados na sustentabilidade social, ambiental e financeira, e recorrendo ao digital como alavanca, o AM Experience Group tem vindo a reiventar-se nos últimos 20 anos, desejando agora reforçar a sua presença em Portugal e Espanha e conquistar novos mercados internacionais como o francês.
O AM Experience Group espera ainda que, uma vez ultrapassada a crise sanitária, o grupo retome o crescimento que, entre 2015 e 2019, foi anualmente de 13,4%, em média.
“A estrutura organizacional ágil do grupo de empresas, aliada ao know-how de 20 anos e à vontade que todos nós temos em voltar a usufruir de bons momentos, permitem inferir que o AM Experience Group voltará ao crescimento em 2022”, afirma Nuno Barbot.
Estrutura reorganizada
A empresa reorganizou-se em quatro marcas, cada uma com diferentes seviços, já não apenas destinados ao Natal, mas a qualquer época do ano. AM Live é, porventura, a mais conhecida pelo público geral, por famílias e crianças, pois é responsável pela conceção de espetáculos teatrais musicais no gelo, como “O Peter Pan no Gelo”, “O Feiticeiro de Oz no Gelo” ou “Alice e o País das Maravilhas no Gelo” (guião de Nuno Markl). É ainda sob esta marca que o AM Experience Group oferece outro tipo de experiências de entretenimento a famílias. AM Illumination & Arts é responsável por projetos de iluminação e de decoração de Natal em centros comerciais e municípios de países como Portugal, Espanha, França, Inglaterra, etc. As outras duas marcas são a AM Fun Play & Ice – experiências em pistas de gelo, parques de diversão temáticos e experiências de aventura– e a AM Immersive & Digital – instalações de arte multimédia, exposições expandidas e experiências imersivas.
O AM Experience Group nasceu em Braga, onde mantém a sede e o armazém da empresa. Quando tudo começou, em 2001, com pouco mais de 20 anos, o fundador Pedro Martins trabalhava na Telepizza e fazia truques de magia, enquanto estudava num seminário. O jovem agarrou-se aos seus sonhos e à confiança inabalável de que conseguiria vencer, trabalhando em vários tipos de eventos. Não demorou até que o seu carisma e simpatia conquistassem a confiança de muitos clientes, sobretudo na área dos Centros Comerciais. Em 2002, já necessitava de um armazém e, em 2004, a empresa instalava a primeira pista de gelo no Fórum Algarve.
A área de iluminação e decoração de Natal arrancou em 2008 com a montagem da primeira ilha de animação no Alegro Montijo. Cinco anos depois, o AM Experience Group criou em exclusivo e estreia absoluta para o MAR Shopping Matosinhos o espetáculo musical “O Quebra Nozes no Gelo”, que contou com Pedro e Ricardo Guedes, Sónia Araújo e Jorge Gabriel como cabeças de cartaz, dando início a uma longa parceria retomada todos os anos. Passados dois anos, os musicais criados pela produtora do grupo, a AM Live, começaram a ser apresentados ao público Lisboeta, no Alegro Alfragide. Em 2016, a “Árvore de Abraços” criada pelo AM Illumination & Arts para os Armazéns do Chiado conquistou o troféu Solal Marketing Award – Silver Campaign, atribuído pelo International Council of Shopping Centers.