Beko, a marca líder em eletrodomésticos na Europa, realizou um inquérito a nível europeu* sobre as atitudes e as preocupações da população em termos de sustentabilidade e a sua consciência em relação ao seu impacto individual no meio ambiente, que evidenciou uma forte crença na diferença que cada indivíduo pode ter no futuro do nosso planeta.
Com a crescente tomada de consciência dos níveis de poluição dos nossos mares e a destruição da natureza, seria natural sentirem-se impotentes, mas a grande maioria** dos inquiridos nos seis países questionados, afirmaram sentir que é da sua responsabilidade pessoal fazer a diferença, minimizando o desperdício e a utilização de água e de energia no seu dia a dia. O número de pessoas que acredita que isso está dependente de outros, como governo ou empresas, ou que pensa que não pode fazer a diferença, não é representativo.
O estudo, que foi revelado durante a apresentação virtual de sete eletrodomésticos amigos do ambiente da Beko, revelou que os danos ambientais provocados por humanos são vistos pela maioria dos entrevistados como a ameaça mais critica a um planeta sustentável, seguida da questão do plástico e depois pelas doenças infeciosas – que poderiam nem sequer figurar na lista se estas perguntas tivessem sido feitas há dois anos, pré-pandemia. Seguem-se o tempo extremo, as catástrofes naturais, a crise de recursos naturais, a perda de biodiversidade, o desperdício alimentar e, por último, o stress hídrico.
A reciclagem revelou-se a forma mais popular das pessoas praticarem a sustentabilidade em casa. Curiosamente, esta atividade é significativamente mais alta no mercado do Reino Unido, com 84%, em comparação com todos os outros, com a Itália perto dos 78% e a Alemanha com 66%.
Quando questionados sobre o que mais poderiam fazer para proteger o planeta, os inquiridos listam, por ordem de eficácia, a compra de produtos sustentáveis, o combate ao desperdício alimentar, a redução das viagens aéreas e a diminuição do consumo de carne. Recursos energéticos e alimentação são as duas principais categorias em que o uso de produtos ecológicos é mais importante, seguido pelos eletrodomésticos, que precedem as categorias de roupa e viagens.
Apesar da maioria dos inquiridos*** concordarem relativamente à importância de adquirirem eletrodomésticos sustentáveis, que tenham impacto positivo significativo no nosso planeta. No entanto, a falta de conhecimento, vontade ou crença em ser capaz de fazer a diferença está novamente numa posição muito em baixo na lista de razões para não viver de forma sustentável em casa.
“O nosso estudo mostrou-nos que os nossos objetivos de sustentabilidade estão absolutamente alinhados com os nossos consumidores. É encorajador verificar que as pessoas querem fazer a coisa certa pelo ambiente e que acreditam que as suas ações podem ter impacto. O preço em si tem um impacto significativo no comportamento de compra. Na Beko, somos apaixonados pela democratização da tecnologia, tornando-a economicamente mais acessível e garantindo que um maior número de pessoas possa ter acesso a ela. Ao tornar a sustentabilidade um modelo de negócio e ao integrá-la em tudo o que fazemos, esforçamo-nos para reduzir os danos ambientais humanos através do desenvolvimento de eletrodomésticos de alto desempenho, duráveis e acessíveis, que são também amigos do ambiente. O objetivo da marca Beko é capacitar as gerações futuras para que vivam de uma forma mais saudável – o que só será possível vivendo de uma forma mais sustentável e trabalhando para um planeta mais saudável. Todas as nossas ações e todos os produtos que utilizamos têm impacto na natureza. Portanto, para além destes sete produtos, estamos ansiosos por adaptar as nossas tecnologias existentes de forma a tornar todos os nossos eletrodomésticos mais amigos do ambiente. Para a Beko, este é apenas o começo”, refere Cem Başaral, Country Manager da Beko Portugal.
* O inquérito foi realizado numa amostra de 1.800 pessoas em seis países: Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Polónia e Espanha.
** Reino Unido 88%, Itália 88%, Espanha 87%, Alemanha 84%, França 78%, Polónia 74%
*** Itália 88%, Espanha 86%, França 85%, Polónia 84%, Reino Unido 77%, Alemanha 75%
Sobre a Beko
A Beko é a marca internacional de eletrodomésticos do Grupo Arçelik e um dos principais patrocinadores do FC Barcelona. A Beko é líder na Europa no setor de produtos de linha branca e tem sido a marca que mais cresce no mercado global europeu nos últimos sete anos, oferecendo linhas de produtos que incluem pequenos e grandes eletrodomésticos e ar condicionado. Opera em 140 países, é líder de mercado em grandes eletrodomésticos no Reino Unido e em Espanha é a terceira maior marca de eletrodomésticos em unidades vendidas. A missão da marca é ‘uma vida saudável só é possível num planeta saudável’, e para tal está empenhada em proteger o meio ambiente desenvolvendo e fabricando produtos mais eficientes e de acordo necessidades e estilos de vida das pessoas. A empresa oferece uma gama de soluções inteligentes com o objetivo de tornar possível e mais conveniente uma vida mais saudável dos seus consumidores; os seus produtos são energeticamente eficientes e combinam tecnologias inteligentes e ótimo design.