Intitula-se de “velha gaiteira, nascida e criada no Minho e cheia de bom gosto” contudo, a Dona Madalena é muito mais que isso: é uma plataforma que dá voz aos artesãos Portugueses trazendo rasgos de esperança à arte em tempos de pandemia!
A Dona Madalena nasceu da paixão que um casal nutre pelo artesanato! Sofia Vaz e Paulo Oliveira Sousa são profissionais da comunicação apaixonados por peças talhadas à mão pelo amor de senhoras e senhores espalhados pelos cantos de Portugal. E foi entre romarias e visitas a estes recantos do nosso país que Sofia e Paulo foram “colecionando” contactos de artistas cheios de talento que, contudo, não tinham a projeção necessária devido às suas limitações tecnológicas.
Da paixão e da necessidade, nasceu o engenho e foi assim que Sofia e Paulo decidiram criar uma plataforma online que pudesse dar voz a estes artesãos, mostrando ao país (e quem sabe ao mundo) as suas obras de arte, fomentando o artesanato como parte estrutural da própria cultura Portuguesa.
Nasceu assim a Dona Madalena num ponto de partida que Sofia Vaz apelidou de “um já antigo amor pela arte”. E o que é um dia feliz para a Dona Madalena? É o dia em que consegue descobrir um novo artesão para juntar ao seu catálogo de artistas que unem a criatividade ao talento dos dedos criando peças únicas, extraordinárias e belas que merecem, sem dúvida, ser expostas e divulgadas!
Este é um trabalho em progresso que envolve muita pesquisa e visitas de atelier em atelier, através daquilo que Sofia e Paulo melhor sabem fazer: comunicar sempre com o fim de destacar as mãos de quem cria estas peças.
A Dona Madalena é nada mais nada menos do que o rosto, a motivação, a história de vida e o amor que estes artesãos entregam a cada peça. E é por isso mesmo que estas peças têm alma. Questionada sobre os próximos passos, Sofia Vaz afirma que o objetivo “é continuar a divulgar mais artistas e criar futuramente, também, uma linha própria, uma espécie de linha branca, com peças desenhadas por nós ou por convidados que se juntem a esta brincadeira de experimentação na qual a alma, a arte e o amor dão mãos por um resultado maior.”
Poderão visitar e adquirir as belas peças da Dona Madalena na sua página de Instagram – dona.madalena.artesanato – e na loja online – https://donamadalena.pt/
Sobre a Dona Madalena
A Dona Madalena é uma velha gaiteira, nascida e criada no Minho e cheia de bom gosto.
Gosta de artesanato e de tradições como ninguém. Acredita que o artesanato não é algo imutável e que, quando moldado por mãos sábias, pode ter novas e vibrantes formas e feitios. Adora viajar e descobrir formas alternativas de moldar e transformar os materiais. Trata a cerâmica, a madeira, a pedra, o vime e até o papel e os origamis por tu. O seu dia ideal é aquele em que descobre mais um dos melhores artesãos nacionais para o juntar à sua lista de favoritos.
Mas a Dona Madalena não é egoísta nem ciumenta: quer mostrá-los a toda a gente de modo a promover toda a sua arte.
Acompanhe-a através da página de Instagram – dona.madalena.artesanato – e na loja online – https://donamadalena.pt/


