HEINEKEN LANÇA COMPROMISSOS DO PROGRAMA BREW A BETTER WORLD 2030 – PRODUZIR UM MUNDO MELHOR
HEINEKEN eleva a fasquia, com definição de novos compromissos com o ambiente, com a sustentabilidade social e com o consumo responsável rumo a um mundo com emissões zero, mais justo e mais saudável
- Alcançar a neutralidade carbónica na produção até 2030 e ao longo de toda a cadeia de valor até 2040
- Zero desperdício lançado em aterro a nível global até 2025
- Impacto positivo no consumo de água em todas as zonas com escassez deste recurso até 2030
- 30% de mulheres em cargos de gestão de topo até 2025 e 40% até 2030 no caminho para a igualdade de géneros
- Implementação total do programa de igualdade salarial e salários justos até 2023
- Iniciativa de impacto social em 100% dos mercados, todos os anos
- Duas opções de bebidas com zero teor alcoólico na maioria dos mercados até 2023
- Promover parcerias em todos os mercados para combate aos efeitos nocivos de um consumo abusivo de bebidas alcoólicas.
- Alcançar um bilião de consumidores anualmente com mensagens relacionadas com o consumo responsável; 10% do orçamento de marketing da marca Heineken® dedicado à promoção de um consumo responsável.
Vídeo de apresentação: https://youtu.be/d0S9Qr-HVIc
Como parte importante da nova estratégia de crescimento equilibrado da empresa, intitulada EverGreen, as metas definidas para 2030 baseiam-se nos progressos alcançados desde o lançamento original, em 2009, do programa BREW A BETTER WORLD – Produzir um Mundo Melhor.
“Há mais de 150 anos que somos apaixonados por causar um impacto positivo no mundo que nos rodeia. Sabemos que só podemos prosperar se as nossas Pessoas, o Planeta e as Comunidades onde estamos inseridos também prosperarem”, disse o CEO e Presidente do Conselho de Administração da HEINEKEN, Dolf van den Brink. “Estamos a entrar numa década com desafios ainda mais complexos. A nossa visão BREW A BETTER WORLD – Produzir um Mundo Melhor até 2030 eleva a fasquia e permite um progresso mais rápido rumo a um mundo com emissões zero, mais justo e mais saudável. Os nossos novos compromissos estão profundamente integrados na nossa estratégia de crescimento equilibrado, a EverGreen, colocando a sustentabilidade e a responsabilidade na frente e no centro enquanto escrevemos o nosso próximo capítulo. Gostaria de agradecer a todos os nossos colaboradores pelo seu empenho e compromisso contínuo com este tópico. Juntos, faremos a nossa parte para Brew a Better World – Produzir um Mundo Melhor.”
- No caminho para emissões de carbono zero
- Neutralidade carbónica
A HEINEKEN anunciou recentemente a sua ambição reforçada de descarbonizar a sua produção até 2030 e a sua cadeia de valor total até 2040. A empresa pretende que todas as suas instalações de produção[1] se tornem neutras em carbono, maximizando a utilização de energia renovável e a eficiência energética. Como parte desse esforço, a empresa pretende reduzir as suas emissões globais[2] em 30% até 2030. Da cevada até ao bar e optando por uma abordagem baseada na ciência, a HEINEKEN definirá ações concretas para reduzir a sua pegada de carbono, trabalhando em estreita colaboração com os seus clientes, consumidores e fornecedores. Para reforçar os compromissos assumidos, a HEINEKEN tem vindo a estabelecer parcerias que impulsionem o esforço coletivo. Nesse sentido já se associou ao Business Ambition for 1.5C, Race to Zero, e Climate Pledge, assim como ao RE100.
- Desperdício Zero
Em termos de circularidade, a HEINEKEN compromete-se a eliminar o transporte de resíduos para aterros sanitários, das suas 166 instalações de produção, até 2025. Nesse sentido acelerará o processo de utilização de embalagens retornáveis, continuando a desenvolver materiais de embalagem inovadores. Exemplo destes é a sua mais recente embalagem reciclável, Green Grip, já em uso no Reino Unido, que substitui os anéis de plástico de utilização única existentes nos packs de latas, poupando a utilização de 500 toneladas de plástico anualmente.
- Impacto positivo no consumo de água
Essencial para a vida e fundamental para o processo de fabrico de cerveja, a água tem sido sempre um tema central no âmbito dos compromissos ambientais da HEINEKEN. Como parte das metas definidas até 2030, a HEINEKEN reduzirá ainda mais o seu consumo médio de água para 2.6 hectolitros por hectolitro (hl/hl) em zonas com escassez de água e para 2.9 hl/hl em todo o mundo. A empresa equilibrará também todo o seu consumo de água usada em produtos em áreas com recursos hídricos limitados, tal como tendo vindo a fazer no México, Espanha, Egito e Malásia. Maximizará igualmente o reaproveitamento e reciclagem da sua água em áreas com recursos hídricos limitados, continuando a colaborar com outros stakeholders através da criação de fundos da água e parcerias que visem apoiar a manutenção das bacias hidrográficas.
A HEINEKEN já repôs seis biliões de litros de água através de vários projetos, contando atualmente com cerca de 12 instalações em zonas com escassez hídrica, as quais já se encontram totalmente equilibradas a nível de água. Recentemente juntou-se ao lançamento da Coligação da Resiliência Hídrica do Pacto Global da ONU, uma iniciativa orientada pelo setor para reduzir o stress hídrico até 2050.
- No caminho para uma empresa e para um mundo inclusivo, justo e equitativo
- Abraçar a inclusão e a diversidade
Os compromissos da HEINEKEN para 2030 elevam as metas de sustentabilidade social da empresa, incluindo um enfoque contínuo na inclusão e na diversidade. Embora a percentagem de mulheres hoje representadas nos cargos de gestão de topo da HEINEKEN tenha duplicado em relação à última década, existem ainda muitas oportunidades. A HEINEKEN está pela primeira vez a assumir um compromisso externo, relacionado com a igualdade de género, de forma a aumentar o número de mulheres com posições nos quadros de gestão para 30% até 2025 e 40% até 2030.
Tendo em vista a promoção da diversidade cultural e liderança desempenhada por colaboradores locais, até 2023 pelo menos 65% das equipas de liderança em cada região dos diversos países serão compostas por cidadãos dessas regiões. Também até 2023, todos os managers, em todo o mundo, receberão formação em práticas de liderança inclusiva, baseada em ações desenvolvidas até à data. Com o objetivo de garantir que todos os seus mais de 80.000 colaboradores a nível global sintam um profundo sentimento de pertença, a HEINEKEN promove uma comunidade de mais de 100 embaixadores para a inclusão e diversidade. Estes embaixadores, em estreita colaboração com as suas equipas de liderança local, ajudam a desenvolver planos de ação que abordam desafios relevantes a nível local, de forma a garantir o progresso contínuo a nível da cultura, raça, género e outros.
Para manifestar o seu apoio aos seus compromissos com a inclusão, a HEINEKEN assinou recentemente a carta de inclusão mais respeitada em França LGBT+. Além disso, a maior organização Americana de direitos civis LGBT + distinguiu a equipa da HEINEKEN no México com a classificação máxima no âmbito das suas políticas e práticas para a inclusão.
- Local de trabalho justo e seguro
Além disso e tendo como referência novas análises de entidades terceiras, cada colaborador receberá não apenas um salário mínimo legal, mas um salário justo[3] até 2023, com especial enfoque nas comunidades mais carenciadas.
Para além dos seus colaboradores diretos, a HEINEKEN continuará a trabalhar para garantir padrões de vida e trabalho justos a colaboradores externos e promotores das marcas em linha com o compromisso assumido no âmbito do Fórum Bens de Consumo e Direitos Humanos e ações realizadas até à data.
Tal como no passado, a HEINEKEN continuará fortemente comprometida com a segurança, os direitos humanos e o código de conduta empresarial.
- Impacto nas comunidades
- No caminho para um consumo moderado e fim do consumo abusivo de bebidas alcoólicas
- Haver sempre uma escolha
Para a HEINEKEN, BREW A BETTER WORLD – Produzir um Mundo Melhor significa também capacitar os consumidores, oferecendo-lhes escolha, transparência e com tolerância zero para o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.
Com base no sucesso da Heineken® 0.0, desde 2020 a HEINEKEN passou a ter mais de 130 variedades das marcas na opção não alcoólica. A empresa continuará a investir em inovação no seu portefólio de bebidas com baixo teor de álcool e sem álcool de forma a facilitar as escolhas do consumidor, dependendo da sua preferência e ocasião de consumo. Até 2023, a empresa compromete-se em disponibilizar duas opções de bebidas sem álcool na maioria dos seus mercados.
- Combater o consumo abusivo de Bebidas alcoólicas
Para além do acima referido, a HEINEKEN continua fortemente comprometida com o combate ao consumo abusivo de bebidas alcoólicas. A HEINEKEN continuará a fomentar parcerias locais nos mercados onde opera, de forma a juntos combaterem o consumo abusivo, incluindo temas como a prevenção do consumo por menores de idade, condução sob o efeito do álcool e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
- Promover a moderação
A HEINEKEN utilizará a força e alcance da sua marca principal, alocando 10% do orçamento de marketing da Heineken® para campanhas que promovam o consumo responsável, de forma a realizar a ambição de fazer chegar a sua mensagem de consumo moderado a um bilião de pessoas todos os anos.
Para mais informações sobre o objetivo e compromissos para 2030 da HEINEKEN no âmbito do programa BREW A BETTER WORLD – Produzir um Mundo Melhor veja aqui.
A empresa continuará a divulgar os progressos anualmente alcançados em relação aos seus compromissos.
[1] Inclui cervejeiras, fábricas de refrigerantes e de produção de malte
[2] Relativamente às secções 1, 2 e 3 deste documento
[3] Um salário justo é normalmente superior ao salário mínimo e deve ser suficiente para garantir um nível de vida digno, que cubra as necessidades básicas do colaborador e da sua família, desde a alimentação, habitação e educação até à saúde, transportes e algum rendimento variável e poupança.