A luta às alterações climáticas exige grandes compromissos empresariais, mas também ações diárias. É assim que muitos dos colaboradores da SEAT S.A. estão envolvidos nesta missão, para que o Dia da Terra, que se celebra a 22 de abril, não seja apenas um dia.
Energias renováveis. Raúl Montesinos faz parte da equipa de produção da SEAT S.A. Para ele, a chave é a utilização de energias renováveis e ele faz a sua parte por este compromisso em muitos aspetos da sua vida. “Tenho um contrato de fornecimento de energia a partir de fontes renováveis em casa. Além disso, não viajo de avião, porque tem um impacto significativo na minha pegada de carbono”, diz Raúl Montesinos. Para o futuro, definiu um objetivo: “Vivo perto da empresa e a partir de agora vou deslocar-me de scooter elétrica”.
Adeus papel. Uma das coisas positivas para Eva Santamaría, colaboradora da SEAT S.A. no departamento de processos de produção, foi descobrir quão pouco precisamos de papel. “Passámos muitos meses de confinamento a trabalhar em casa sem utilizar impressoras e nada aconteceu. Provámos que esta mudança é possível”. Ela já tinha passado vários anos sem utilizar o papel no seu dia-a-dia. “Há cinco anos atrás reduzi o meu consumo de papel e decidi trabalhar em suportes digitais tais como um tablet ou um computador. Não tenho papel ou impressora em casa e a verdade é que não sinto falta”.
Cada gota conta. Outra das ações com mais embaixadores é a redução do consumo de água engarrafada para evitar a utilização de plásticos. Gonçal Alvira, do departamento de produção da SEAT S.A. desejava eliminar a água engarrafada da sua vida para reduzir o uso de plástico. “Foi tão fácil como instalar um sistema de osmose inversa em casa”, diz Gonçal Alvira. Outros departamentos da empresa têm seguido esta iniciativa. Este é o caso de I&D, onde María Moratinos trabalha. “No nosso departamento iniciámos ações como a utilização de garrafas reutilizáveis para evitar o uso excessivo de plástico”. Além disso, María Moratinos utiliza uma aplicação a nível pessoal, com a qual pode comprar alimentos excedentários em estabelecimentos locais. “Desta forma evito o desperdício de alimentos”.
Educar na reciclagem. Reciclar. É o principal motor para reduzir a pegada que deixamos na Terra, de acordo com Israel Pouza, do departamento de componentes da SEAT. “No meu dia a dia, faço reciclagem seletiva com a minha filha de oito anos, que também trabalha este ponto na escola”. Tal como no caso do seu colega Raúl, o seu próximo objetivo é utilizar mais frequentemente soluções de mobilidade sustentável.

