Os cidadãos europeus estão a diminuir os seus gastos financeiros devido à perda generalizada de empregos causada pela pandemia COVID-19 e passam também menos tempo em lojas físicas para cumprir com as medidas de distanciamento social. De acordo com a nova investigação da Kaspersky, os consumidores estão também dispostos a assumir maiores riscos no que toca à partilha de informações pessoais, com o objetivo de poupar dinheiro neste Natal. O estudo revela que 84% dos consumidores não se importam de partilhar dados pessoais com retalhistas, como endereços de email e números de telefone, de forma a obterem um grande desconto nas suas compras festivas.
Com o Natal a aproximar-se, muitos consumidores estão agora a preparar-se para gastar o que podem, tentando, ao mesmo tempo, poupar ao máximo. Mas isto levou a que muitos se preparassem para correr riscos de forma a conseguir aproveitar as promoções. Apenas um quarto (25%) dos inquiridos está consciente dos esquemas que costumam acontecer com maior frequência durante as férias de Natal ou em períodos de saldos e não está disposto a correr riscos para obter grandes descontos. Inclusive, menos de um quinto (17%) afirma que só fará compras em grandes marcas para evitar comprometer a sua segurança.
As descobertas da Kaspersky revelam também que apenas uma pequena parte dos consumidores está ciente dos problemas que podem surgir se não forem cautelosos enquanto fazem compras online – especialmente tendo em conta que o período festivo é um cenário favorável para ataques de phishing. Por exemplo, apenas um terço (33%) dos inquiridos afirma que não está disposto a fazer compras através de um website que parece ilegítimo e 29% acredita conhecer os potenciais riscos de segurança que podem advir de marcas desconhecidas que oferecem grandes descontos.
“As compras online são uma forma tentadora e fácil de gastarmos o nosso dinheiro. Emails com ofertas estão sempre a surgir na nossa caixa de entrada e com apenas alguns cliques, os artigos podem ser encaminhados para as nossas casas. Mas, na maior parte das vezes, este pode ser um negócio arriscado. À medida que as marcas vão lançando as suas promoções sazonais, os cibercriminosos estão atentos a qualquer deslize para tirar partido dos consumidores. Tendo em conta o período de crise que atravessamos, quaisquer descontos serão muito tentadores“, comenta David Emm, Investigador Principal de Segurança da Kaspersky.
E acrescenta: “recomendamos a todos que estejam atentos e a questionarem se vale a pena partilhar dados em troca de uma promoção. Se não valer, então será apenas um truque para o fazer divulgar os seus dados. Para além disso, os consumidores devem garantir que as transações são genuínas antes de fazer qualquer compra, pois só assim conseguem diminuir o risco de potenciais armadilhas e desfrutar ao máximo do seu Natal.”
Enquanto fazem as suas compras online, os consumidores interessados em promoções devem permanecer atentos a potenciais esquemas de venda, que permanecerão durante toda a época festiva. Se algo parecer demasiado bom para ser verdade, então é porque provavelmente o é.
Para comprar com confiança neste Natal e evitar cair em fraudes, a Kaspersky recomenda:
- Comprar apenas em lojas online legítimas. É sempre mais seguro escrever o endereço do site ou selecioná-lo a partir dos marcadores, em vez de clicar num link. Além disso, deve usar a barra de endereços do navegador para verificar se o website que está a visitar é genuíno e seguro.
- Realizar as compras através de métodos de pagamento seguros. Pagar com cartões de crédito ou serviços de pagamento mais complexos, de modo a que as transações permaneçam protegidas.
- Verificar os descontos. Se receber um desconto por email ou mensagem, verifique se o remetente e quaisquer ligações web são legítimas antes de clicar nelas.
- Manter o seu software e as aplicações dos dispositivos atualizadas, e proteger todos os seus dispositivos com uma solução de segurança de confiança. As soluções de segurança informática com tecnologias anti-phishing baseadas no comportamento, tais como o Kaspersky Total Security, podem enviar notificações se estiver a tentar visitar uma página que contenha
- Gerir as suas palavras-passe. Os gestores de palavras-passe podem ajudá-lo a fazer compras em várias lojas, armazenando em segurança as suas credenciais.